TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Psicologia

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade

  1. De fora clara e objetiva discorra sobre o conceito de individuo biopsicossocial.

De acordo com a organização da OMS, a definição do individuo se da em três dimensões: saúde física, saúde psicológica e saúde social.

  • Saúde Física: corpo vigoroso e livre de doenças. O individuo com hábitos e estilo de vida saudável.
  • Saúde Psicológica: ter boa autoestima. Ser capaz de pensar de forma clara. Estabilidade emocional.
  • Saúde Social: boas habilidades interpessoais. Relacionamentos significativos (familiares, amigos, sociais, amorosos e etc..).

O modelo biomédico tem como vertente, explicar a saúde e a doença, já os fatores psicológicos combinas com os fatores de risco para gerar doenças.

  1. Discorra sobre a importância da tríade do paciente- família e equipe de saúde para o processo de adoecimento e hospitalização.

A família junto com a equipe de saúde passa pelo processo de diagnosticar o paciente diante da situação e humaniza-lo. Diante dessa situação, o papel do profissional é não esquecer trazer as crenças, seus significados do paciente que está passando por uma limitação, ter consciência que ele é um sujeito e não rotulá-lo diante da sua enfermidade.

Quando o individuo encontrar-se acamado, ele se sente inútil, pois não tem responsabilidade e fica dependendo dos outros, a partir desse momento, pode criar mecanismo de defesa e mudanças de comportamentos. A família tem como fator relevante a conscientizar o sujeito que tem potencialidades, resinificar o seu papel e seus projetos de vida. Os profissionais capacitados e quando trabalha em humanização, o paciente passa por um bem-estar, o ambiente harmonioso... Enfim trazendo benefícios para todos.

Referências:

MOTA, Roberta Araújo; MARTINS, CG de M.; VÉRAS, Renata Meira. Papel dos profissionais de saúde na política de humanização hospitalar. Psicologia em Estudo, v. 11, n. 2, p. 323-330, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com