TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Teorias da Aprendizagem

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

                       Atividade de Teorias da Aprendizagem

  1. O texto traz como exemplo a sala de aula no modelo da pedagogia diretiva o professor é uma figura de autoridade onde ele ensina e o aluno aprende sem questionar o que o professor está ensinando. A pedagogia diretiva tem como epistemologia sujeito e objeto, o sujeito é o ser onde origina o conhecimento, conhecedor e ativo, já o objeto não sabe de nada como uma tabua rasa, logo através da transmissão do conhecimento fornecida pelo professor o aluno aprendi sem questionamentos.

Na pedagogia não diretiva o professor é auxiliador, um facilitador do aluno, e deve interferir o mínimo possível, pois o aluno já tem em sua consciência o conteúdo, o professor só precisar ajudar a florescer e organizar. A epistemologia dessa pedagogia é da bagagem hereditária, do genoma acreditando que o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética, sendo A-P o aluno com suas condições prévias determina a ação do professor. Nesse modelo houve uma crítica da autora ocorre a omissão de uma das características mais importantes da ação do docente intervir no processo de aprendizagem.

Na pedagogia relacional o professor traz conteúdos que faça o aluno querer explorar com questionamentos, palpites e analises, o professor pergunta aos alunos os pontos que precisam melhorar em suas aulas para fazer modificações, o professor sabe que para ter o interesse do aluno precisa ser desafiador, ser feito sozinho ou em grupo e precisa problematizar, as respostas. A epistemologia é de superar a figura de autoridade do professor e trazer de uma forma dinâmica o conteúdo fazendo com que o aluno se interesse na aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (23.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com