TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Por:   •  24/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Prof.ª: DRª. ROSANA MARQUES DA SILVA

PERÍODO: 7º período

M2a - ANÁLISE DO FILME RECÉM-CHEGADA – peso 2

Carla Bulow Isabela Brasil Correia

Natália de Oliveira

Responda as questões abaixo, considerando os textos sobre cultura organizacional.

4.0 pontos

  1. Quais aspectos da cultura objetiva (artefatos visíveis e audíveis) podem ser verificados no filme? Cite, quatro aspectos e indique os valores e/ou crenças da comunidade que representam.

Cultura é um fenômeno dinâmico que nos cerca em todas as horas, sendo constantemente desempenhada e criada por nossas interações com outros e moldada por comportamento de liderança, em um conjunto de estruturas, rotinas, regras e normas. Quando alguém introduz a cultura no plano que orientam e restringem o comportamento da organização e de seus grupos internos, pode-se ver claramente como a cultura é criada, inserida, envolvida e, finalmente, manipulada e, ao mesmo tempo, como restringe, estabiliza e fornece estrutura e significado aos membros do grupo. Esses processos dinâmicos da criação e do gerenciamento da cultura são a essência da liderança e fazem-nos perceber que a liderança e cultura constituem lados da mesma moeda. (SCHEIN, 2009, p. 1).

Na camada mais exposta estão os artefatos, características facilmente percebidas e visíveis, ele é considerado o primeiro nível da cultura organizacional. Temos como

exemplo o organograma e a hierarquia, o grau de formalidade, os produtos, os símbolos e os padrões que indicam como é a cultura da organização. Os artefatos são as primeiras visualizações das características peculiares de um grupo. Schein (2009, p. 24) os define como: “Estruturas e processos organizacionais visíveis”. Pode-se exemplificar por artefatos culturais a arquitetura e linguagem de um ambiente organizacional. Segundo o autor, os artefatos traduzem a expressão da cultura organizacional de uma empresa, porém, à primeira vista, não explicam por si os fatores mais complexos e intrínsecos da cultura de uma organização. São fatores visíveis na organização, mas geralmente indecifráveis.

No filme Recém Chegada podemos avaliar os seguintes artefatos:

- Ao chegar na cidade a Lucy é convidada para um jantar de boas-vindas na casa da secretária da fábrica. Neste jantar de boas-vindas também foi convidado o Ted, o representante do sindicato dos trabalhadores, o qual teria um papel importante no decorrer da trama do filme, sendo ele um objeto de oposição na administração da recém chegada. Fica evidente que com este convite reforça a crença local de que oferecendo a ela um jantar, uma reunião informal, seria uma oportunidade apresentá-la, de se conhecerem, se ambientar, fora do local de trabalho, e assim poder iniciar uma relação amistosa. Porém para Lucy que tinha outras crenças, entendeu que ali seria um encontro com cunho amoroso, ou segundas intenções.

  • O grupo de funcionários da fábrica eram extremamente unidos, já tinham entre si uma cumplicidade notória, pois haviam passado por circunstâncias anteriores as quais os obrigaram a estarem atentos a qualquer nova diretriz. Já tinham para si a crença de todo novo líder, gerente, diretor que chegasse para comandar a fábrica teria como primeiro passo a ser dado seria demitir integrantes da equipe. Diante desta crença já fizeram a pergunta a Lucy no seu primeiro momento na fábrica, diga logo, quantos de nós irá mandar embora?

  • Quando Lucy visualiza os quadros na parede, com todas as pessoas que ali passaram para comandar a empresa, entende a importância desta figura do líder para o contexto geral dos funcionários daquela fábrica.. Quando ela demite Stuart descobre a união e a cumplicidade entre eles ao paralisarem a produção sob forma de protesto. Com a crença

de que se demonstrasse que havia no grupo a união, amizade e uma relação além do trabalho não poderiam ser demitidos, ou iriam ter que chamá-lo de volta ao trabalho.

  • Ao ser convidada pelo Ted para participar do dia da caça, para que ela pudesse de alguma forma ser inserida no ambiente masculino, e assim que tivesse a oportunidade de conhecer melhor a cultura local, conhecer o Stuart, e ele conhecer ela, havia nesse encontro proposto uma crença de que através das relações de amizade, de informalidade ajudaria ela na reconstrução das relações de trabalho na organização. Ao acertar acidentalmente o Ted com um tiro de espingarda, Lucy entendeu que um pedido de desculpas simplesmente não seria suficiente, diante da forma como todos se tratavam naquela cidade, entendeu que era necessário a confecção de um bolo para que este bolo simbolizasse um pedido de desculpas, com algo feito pelas próprias mãos, como forma de demonstração do quanto ela se importava com ele. Seguindo a crença de que tudo que era feito por eles, os cartões, o porta-retratos manual, tinha outro significado. Presentes recebidos como um envelope de dinheiro, não tinham significado, a eles importava o tradicional, que era as pessoas se dedicar a fazer um presente para o outro.

2.0 pontos

  1. Quem são os heróis apontados no filme? Que valores representam?

Os heróis presentes no filme são: Ted, o representante do sindicato, e Stuart, o supervisor, pois ambos representam os valores de solidariedade e amizade. Ted se destaca por sempre estar disposto a auxiliar as pessoas, sendo sempre solidário e humilde, como na cena em que resgata Lucy de um acidente, mesmo após desentendimentos. Já Stuart se destaca por suas amabilidades, dentro e fora da empresa.

Ambos são considerados ídolos pois representam de modo material os valores e crenças da organização em que estão presentes, de modo que os funcionários utiliza-os como espelhos, pois representam a forma do pensar de sua comunidade. Os heróis não necessariamente respeitam a escala hierárquica da organização, podendo até estar presentes nas lideranças informais, e comumente são eles os responsáveis pela motivação de todo clima organizacional, fazendo que todos os colaboradores acreditem que todos podem alcançar suas metas. De acordo com o conceito de endoculturação, a cultura da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com