TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Construtivista

Por:   •  30/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

ANNY STEFANY SOUSA – D4652B7

JULIANA COELHO BRANCO BEUNO - RA: N2269C-4

KAREN MARIANA M. BRANDINI - RA: D2749B-8

LAUANE GONÇALVES BATISTA - N225GH-0

TAINÁ RAFAELE DOS SANTOS - RA: N22594-7

TRABALHO DE PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA

SOROCABA

2018

ANNY STEFANY SOUSA – D4652B7

JULIANA COELHO BRANCO BEUNO - RA: N2269C-4

KAREN MARIANA M. BRANDINI - RA: D2749B-8

LAUANE GONÇALVES BATISTA - N225GH-0

TAINÁ RAFAELE DOS SANTOS - RA: N22594-7

TRABALHO DE PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA

Trabalho do 2° bimestre apresentado á

disciplina Psicologia Construtivista

Segundo a teoria Piagetiana.

Profª Orientadora Alexandra Rodrigues

SOROCABA

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. METODOLOGIA        4

3. DESENVOLVIMENTO        5

3.1 Dados dos Participantes        5

3.2 Fase Pré-Operatório        6

3.3 Fase Operatório Concreto        7

REFERÊCIAS        8


1. INTRODUÇÃO

Nesse trabalho iremos utilizar o método clinico de Piaget, para aplicação de uma prova operatória, e a escolhida para a realização foi a de conservação de quantidades. De acordo com a prova aplicada em duas crianças de diferentes idades deveríamos então analisar de acordo com Piaget em qual nível essas crianças se encontram e o que as levaram a chegar à resposta no final da aplicação da prova.

E com base nas respostas obtidas iremos então analisar em quais níveis de desenvolvimento elas se encontram. Para o desenvolvimento desse trabalho iremos levar em consideração qual estágio que a criança se encontra de acordo com sua idade, sendo eles: pré-operatório e operatório concreto; e o que esses 2 estágios diz a respeito ao desenvolvimento das crianças observadas.

Ao realizar as provas operatórias com cada criança devemos então observar quais possíveis reações ela terão de acordo com a classificação do método clinico de Piaget, sendo classificadas em cinco reações são elas: Não Importismo, Crença Sugerida, Crença Desencadeada e Crença Espontânea.

2. METODOLOGIA

A Metodologia usada para a construção deste trabalho é composta por entrevistas informais, utilizando a análise clínica e técnicas de observações com menores de idade. Foi selecionando duas crianças nas fases segundo Piaget, pré-operatório e operatório concreto, com a autorização de seus responsáveis. Usando como bases os livros “O Juízo Moral da Criança-Piaget e Experiência Básica para Utilização pelo Professor”. Onde foi retirada as provas aplicada em cada criança.

A prova selecionada para as crianças foi de operações lógicas com líquidos. Onde os instrumentos utilizados foram três copos sendo dois de formatos iguais e um diferenciado com comprimento maior, e água o liquido escolhido para a aplicação. A criança será auxiliada a se sentar-se à mesa e analisar os copos com água e a troca dos líquidos entre os copos, onde assim darão seus pareceres sobre o que foi observado, respondendo às perguntas do entrevistador a seu modo.

Essa avaliação ajudará na análise das percepções de cada criança em determinadas faixas etárias, mostrando como ao longo da idade vão se modificando os modos e os métodos de entendimento de tamanho e espaços vão se aprimorando, e os desenvolvimentos para a explicação ficam mais lógicos.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 Dados dos Participantes

Nome: E.P

Idade: 07 Anos  

Local da Entrevista: Na residência da criança

Nome: T.P

Idade: 11 Anos  

Local da Entrevista: Na residência da criança

3.2 Fase Pré-Operatório

A criança entrevistada E.P se encontra no estagio pré-operatório, foi feita uma prova operatória, onde a mesma tinha que responder em qual copo havia mais água, ou se havia o mesmo tanto em ambos os copos, ao ser questionado ficou pensativo, no primeiro momento responde que no copo mais comprido havia mais agua, mais rapidamente mudou de opinião dizendo que nos dois teria a mesma quantidade de agua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com