TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Construtivista

Por:   •  18/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

CAMPUS BRASÍLIA

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA

PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA:

Aplicação do Exercício do Desenho para identificação das Fases do Grafismo no Desenvolvimento Infantil para Luquet e Lowenfeld

Brasília – maio

DADOS GERAIS

Aluno: Warley silva lima

RA:D07AGG-0                         Turma:PS3P30

Identificação da criança:C.L.S.

Idade:7 anos e  07 meses

Local de aplicação:Residência da criança  Data:28/05/2017                  

Tempo de duração da aplicação:21h15-21h40

ABORDAGEM AOS RESPONSÁVEIS PELA CRIANÇA

             O encontro com os pais aconteceu de forma harmônica,mas com a premissa de que ouve o apontamento do objetivo prático da atividade para a criança.Nesse sentido foi destacado que criança,através do desenho,surgere os símbolos, essa passagem é possível pela interação da criança com o ato de desenhar.Dessa forma demonstrando assim,sua percepção infantil da realidade.Portanto por meio do esclarecimento do termo de consentimento os responsáveis permitiram e assinaram o termo da atividade proposta

ABORDAGEM COM A CRIANÇA NO INÍCIO DA ATIVIDADE (RAPPOT)

             O encontro com a criança se deu logo após a  sua chegada da igreja considerando também a disposição da mesma em fazer o desenho.Já de inicio a impressão que deu foi o interesse da criança de retratar uma passagem ou um retrato simbólico da realidade vivenciada. Sugere-se então, a importância da atividade de desenhar para a elaboração conceitual dos objetos e eventos.

APLICAÇÃO DO DESENHO

          C; 7 anos respondeu que, desenhou sua família, sol e nuvem. Quando indagada Por que ,ela respondeu:’’porque gosta de piscina’’
             Está no estágio pré-operatório de desenvolvimento, proposto por Piaget(1964). Já em relação ao grafismo, esta na fase pré-esquemática segundo Lowenfeld(1976), de acordo com Luquet(1969), no realismo intelectual a criança quer desenhar algo com aspecto mais concreto, buscando um certo realismo, as crianças nesta faixa etária começam a vincular os seus desenhos com o mundo exterior, começando a desenhar pessoas e coisas,outro aspecto importante que se evidencia é a questão da proporção, a criança desenha de acordo com a sua percepção e não com o tamanho real das coisas,suas figuras humanas já dispõem de novos detalhes, como ter cabelos, pés e mãos, e a distribuição dos desenhos no papel obedecem a uma lógica, do tipo céu no alto da folha.

TEORIZAÇÃO A CERCA DO GRAFISMO INFANTIL DE LUQUET E LOWENFELD

             O desenho foi feito por uma criança do sexo feminino. C, 07 anos, está no final do estágio pré-operatório, segundo a teoria cognitiva de Piaget(1964). O desenho apresenta algumas características próprias deste estágio. Podemos observar, por exemplo, que ela dá nome às pessoas que desenhou representando pessoas que conhece; uma clara indicação da capacidade de criar uma imagem mental e representar a realidade. O animismo, com relação ao sol, também é próprio desta fase do desenvolvimento cognitivo.
Quanto às fases do desenvolvimento do grafismo, definidas por Lowenfeld(1976), o desenho apresenta características do final do estágio pré-esquemático e início do esquemático; fases que Luquet(1969),chamou de realismo falhado e realismo intelectual. Aqui a criança apresenta um grafismo bem organizado, como podemos observar: A posição das pessoas com os pés apoiados no chão, respeitando a linha de base, do sol e das nuvens no alto da folha.
Outra característica fortemente representada, no desenho em questão, é a noção de esquemas corporais. Os membros superiores e inferiores das pessoas estão posicionados corretamente, as mãos possuem cinco dedos,. Quanto ao uso das cores, a criança já o faz de forma lógica e não como fazia no início do estágio em questão (Baseada no interesse emocional).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (458.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com