TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Institucional

Por:   •  26/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 01: As "instituições são árvores de decisões lógicas que regulam as atividades humanas, são determinadas como sendo entidades abstratas, por composições lógicas, com conjunto de leis e princípios que conduzem ou anulam comportamentos e valores, ou seja, propõem o indicando O que é proibido, o que é permitido e o que é indiferente. As instituições são instâncias de saber que permitem a todo tempo recompor as relações sociais, organizar espaços e recortar limites. A despeito de sua forma virtual, imaginária e simbólica, não estão desvinculadas da prática social. Cada sociedade, segundo o modelo infraestrutural a que obedece, cria um tipo de instituição, que será mantida e sustentada em todos os níveis, do Estado à família, Igreja, escola, relações de trabalho, sistema jurídico.

Questão 02: O Instituído são formas e o instituinte são processos, eles analisam as situações de institucionalização quando chamados para intervir nas organizações e grupos. O instituinte por sua vez, se define como aquilo que vai contra o que é instituído, criticando-o, para mostrar a forma mais eficaz e atual de ensinar. Quando há uma prevalência do instituído, as instituições e seus estabelecimentos capturam os processos de subjetivação singulares, impondo-lhes seu próprio modelo através da centralidade do poder, do saber, do dinheiro, do prestígio, da disseminação da culpa. Por outro lado, quando as forças instituintes emergem, tem-se a possibilidade da produção de novos agenciamentos, novas composições e arranjos próprios de subjetividades livres e desejantes. Exemplo de Instituinte: Fazer crítica ao método de ensino de uma escola, mostrando à mesma uma forma mais eficaz e atual de ensinar.

Questão 03: O Corpo Dócil é o primeiro personagem de Foucault, ele é um produto que está em todas as prateleiras de nossa sociedade, vem nas mais diversas embalagens e pode ser encontrado em praticamente todas as instituições. Ele é o corpo que foi trabalhado arduamente. Trata-se, enfim, do efeito esperado pelo poder disciplinar. É dócil um corpo que pode ser submetido, que pode ser utilizado, que pode ser transformado e aperfeiçoado. Michel Foucault chamou de disciplina o controle minucioso das operações de corpos, que impõem uma relação de docilidade-utilidade, como pode ser visto em Foucault (2012, p. 133). O corpo dócil se faz na junção destas duas características: utilidade em termos econômicos e docilidade em termos de obediência política. A fórmula é simples: o corpo dócil é tão obediente quanto produtivo. O soldado mais mortal e que obedece ordens mais prontamente; o aluno mais quieto e que tira notas mais altas; o trabalhador mais produtivo e menos preguiçoso; o doente mais criterioso na hora de tomar seus remédios e menos queixoso às dores do tratamento.

Questão 3-1 Michel Foucault relaciona as instituições (Hospital Psiquiátrica, Presídios e entre outros) como se fossem “instituições de seqüestro” (“instituições capazes de capturar nossos corpos por tempos variáveis e submetê-los a variadas tecnologias de poder” Veiga-Neto, 2003:91), afirmando ser a “continuação da guerra por outros meios” no qual a forma de poder e disciplina internalizavam corpos dóceis, maleáveis e moldáveis, fazendo a distribuição no espaço e gerando uma sociedade disciplinar. O autor analisa essas instituições a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com