TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esboço - Psicologia Institucional

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3
  • Por que o índice de faltas a atestados dos professores tem crescido nessa instituição?

        O cenário que se encontram os professores é no mínimo estressante, tendo em vista as relações que o profissional encontra no seu contexto laboral: Relações desiguais de poder, privação da liberdade de expressão, assujeitamento aos alunos e pais destes, desvalorização da profissão (salarial e social) e acúmulo de tarefas. Uma das profissões mais importantes para o desenvolvimento da sociedade, em meio a um desajustamento institucional, passa por uma violenta turbulência.

        Para criar uma possível intervenção, se faz necessária uma busca pela observação de todo o contexto universitário, desde a estrutura física até os relacionamentos com os próprios membros da instituição.

        É interessante refletir sobre o que motiva esses profissionais a continuarem na instituição mesmo com todo o mal estar biopsicossocial que enfrentam, como se mobilizam formas de enfrentamento à essas adversidades cotidianas. O conceito de saúde para Canguilhem (2000), não é apenas a capacidade de adaptação do sujeito ao ambiente, mas também a capacidade que os indivíduos têm de instituir outras normas de vida e de interação com o ambiente, dessa forma, a saúde não é a ausência da doença.

        As estratégias de enfrentamento – atestados, faltas e outras – são mecanismos encontrados pelo indivíduo para aliviar as tensões encontradas na instituição escola, isto é, formas de se manter de forma “menos dolorosa” ao contexto. A permanência do sujeito no uso de estratégias patogênicas pode levá-lo ao adoecimento psicossomático e esse campo de negociações é forjado nas malhas da organização do trabalho ou no campo da divisão das tarefas e do modo como as relações são produzidas (DEJOURS, 1996).

  • Quais são as possíveis estratégias para reduzir o índice de atestados e faltas dos professores?

        Uma vez identificados os estressores que levam a essa problemática, julga-se importante uma intervenção, porém, para que mudanças ocorram é imprescindível que exista uma abertura por parte de todos os envolvidos, visto que sem esta abertura o processo não se desenvolverá. Dessa forma, as propostas de enfrentamento estão direcionadas para a relação professor-instituição, contribuindo na forma de apresentação das demandas que antes não eram percebidas ou eram interpretadas como normal pelos estudantes, direção, coordenação e corpo estudantil em geral.

        Criar políticas que visem adaptar a instituição  aos profissionais e estudantes, ou seja, ao invés de construir regras institucionais que promovam igualdade, deve-se criar estratégias que possibilitem uma equidade, haja vista que muitas das vezes a falta de adaptação parte dos alunos, estes que não conseguem suprir suas necessidades com as demandas institucionais postas. Um sistema que não deixa o professor livre para criar e intervir é um sistema falho.

        

Tabela: Comportamentos que reduzem ou aumentam a fuga dos professores

Propiciam a redução

Aumentam

Abertura por parte da instituição.

Condições para aperfeiçoamento do professor.

Rede de apoio psicossocial.

Liderança não reducionista.

Ambiente físico agradável.

Satisfação com o trabalho.

Equilíbrio entre demanda, competência e condições de trabalho.

Motivação.

Gestão de conflitos.

Liberdade técnica e metodológica.

Agressividade, autoritarismo e punição.

Método institucional baseado na opressão e ameaça.

Falta de comunicação.

Ambiente físico restrito de recursos.

Falta de reconhecimento social.

Demanda desproporcional as condições técnicas e humanas do professor.

Pressão de tempo.

Falta de realização profissional.

Restrição ao desenvolvimento criativo e profissional.

Fonte: adaptado de WITTER, 2006, p. 130

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com