TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Institucional

Por:   •  13/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.090 Palavras (13 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 13

Centro Universitário do Vale do Ribeira[pic 1][pic 2]

UNISEPE – UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA

Rua Oscar Yoshiaki Magário, 185 - Jardim das Palmeiras – CEP 11.900-000

REGISTRO –São Paulo -  (13)3828-2840

e-mail: scelisul@scelisul.com.br – site: www.unisepe.edu.br

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO BÁSICO EM PSICOLOGIA INSTITUCIONAL

ANDREZA PEREIRA PARDIM -   0367219

REGISTRO-SP

JUN – 2022

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO BÁSICO EM PSICOLOGIA INSTITUCIONAL

 

 

 

 ANDREZA PEREIRA PARDIM -   0367219

 

 

 

 

 

Relatório de Estágio elaborado como requisito para avaliação do estágio supervisionado em Psicologia Institucional, do 7º período do Curso de Psicologia da UNIVR, sob a orientação da professora Victoria Luzia Antunes Grothe.

REGISTRO-SP

JUN – 2022

Resumo

O presente relato de experiência ocorreu a partir da prática de uma estagiária sobre uma instituição de longa permanência voltada para o campo psicossocial, localizada no município de Pariquera-Açu, a partir da proposta de Estágio Básico de Observação Institucional supervisionado, previsto nas configurações do curso de psicologia do Centro Universitário do Vale do Ribeira, no sétimo semestre do curso de graduação, do ano de 2022. Tal prática é relevante em termos de aprendizados, crescimento e aprimoramento profissional, uma vez que foi atravessada por aspectos que permeiam a atuação do(a) psicólogo(a), como a passagem dos aprendizados teóricos para a prática, a interferência dos vínculos nas relações profissionais, o aprimoramento de um olhar e escuta sensíveis para a percepção do profissional de psicologia a respeito do que acontece no espaço adentrado e nas relações estabelecidas, a noção de ética profissional, e o posicionamento profissional acerca de concordâncias e discordâncias da instituição sobre o trabalho exercido por este. Também foi essencial para o desenvolvimento das competências profissionais enquanto aluna e estagiária, devido à importância da vivência prática e dos diálogos efetivados durante a supervisão. E foi enriquecedora especialmente nessa proposta de estágio, em decorrência da atuação do psicólogo na instituição de modo que analise tanto esse espaço, quanto a si próprio durante o processo intervenção. A análise dessa experiência de estágio básico se deu a partir de um levantamento bibliográfico, ressaltando os autores considerados mais importantes para a análise institucional e a atuação no campo de longa permanência para idosos.  

 

Palavras-chave: Estágio Básico; Observação; Instituição; Longa Permanência.


SUMÁRIO

1.        APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO:        5

2.        INTRODUÇÃO        6

3.        DESENVOLVIMENTO        7

4.        ATIVIDADES REALIZADAS        9

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

6.        REFERENCIAS        12

Anexos...............................................................................................................................13

  1. Declaração de conclusão de estágio;
  2. Relatório de frequência e atividades realizadas;
  3. Ficha de avaliação qualitativa da(o) estagiária(o);
  4. Check-list dos documentos

  1. APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO:

Nome: Clínica de Longa Permanência – Lar Doce Lar Care  

Ramo de atividade: Psicologia Institucional

Histórico: A Lar Doce Lar Care iniciou suas atividades em 2020 oferecendo o conforto de um ambiente caseiro com a ajuda de uma equipe atenciosa e dedicada aos cuidados da Terceira Idade.

Missão: Torna-se sua parceira, conciliando a proximidade e o carinho da família com o acompanhamento dos nossos profissionais. Nós estamos aqui para ajudar!

Importância da empresa/Instituição para a sociedade: Atualmente há duas unidades diferenciadas pelo grau de dependência do idoso, tornando assim nossos serviços mais especializados para cada etapa da sua vida ou do seu ente querido. Muito mais do que um lugar para ficar, um lugar para viver bem.

Endereço: Angêlo Ponsoni, n°615, Jardim das Acácias.

Número de funcionários: 8 Funcionários.

Detalhes do setor: A Clínica conta com uma estrutura sendo ela composta por 01 sala de Estar, 01 Cozinha, 01 sala onde para uso restrito onde ficam armazenados os prontuários dos idosos, 4 Dormitórios, 2 Áreas Externas, estrutura possuem sanitários e acesso a pessoa com deficiência. 

Departamento onde foi realizado o estágio: Clínica de Longa Permanência para Idosos- Lar Doce Lar Care.

  1. INTRODUÇÃO

Os Estágios Básicos nas graduações propiciam aos alunos graduandos os primeiros aprendizados relacionados com a prática de cada área. Tal experiência torna-se fundamental para a capacitação dos futuros profissionais para suas entradas no mercado de trabalho.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (188.6 Kb)   docx (345.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com