TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicopatologia Consciência e Suas Alterações

Por:   •  9/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]                       PSICOPATOLOGIA         [pic 2]

Consciência e suas alterações

Definições

Neuropsicologia: estado vigil, nível de consciência (estar acordado, lúcido, desperto).

Psicológica: soma total das experiências conscientes de um indivíduo em determinado momento. Capacidade do indivíduo entrar em contato com a realidade, perceber e conhecer os objetos ao seu redor.

Alterações Normais

Alerta ou vigil – estado normal da consciência(o indivíduo está acordado)

Sono – Não é inconsciente! É um estado especial que ocorre de forma recorrente e cíclica, necessário para fisiologia do organismo.

Sonho – É um fenômeno associado ao sono e uma alteração normal da consciência. São vivências predominantemente visuais; pessoas com deficiência visual apresntam sensações corporais e de movimento.

Alterações Patológicas Quantitativas 

Obnubilação – rebaixamento de grau leve e moderado, geralmente o sujeito está sonolento. Diminuição do grau de clareza do sensório, lentidão de compreensão, dificuldade de concentraçao.

Estupor – estado de turvação na consciência, marcado por sonolência. Paciente só pode ser despertado com estímulo enérgico (dor, movimento forte). Evidentemente sonolento. Psicomotricidade mais inibida que no estado de obnubilação.

Coma – grau mais profundo de rebaixamento. Ausência de qualquer indício de consciência, não é possível nenhuma atividade voluntária consciente; nenhum estímulo, por mais forte que seja, é capaz de evocar uma resposta.

Qualitativas:

Estados crepusculares – estado transitório, no qual uma obnulação da consciência é acompanhada de relativa conservação da atividade motora coordenada. Permite a ocorrência atos automáticos. Geralmente ocorre amnésia lacunar para o episódio inteiro. Associados à epilepsia, intoxicação por substâncias psicoativas, traumas quadros dissociativos histéricos, após estresse emocional intenso.

Estado segundo – semelhante ao crepuscular,  porém a atividade psicomotora permanece estranha a personalidade do sujeito acometido. Em geral, natureza primordiamente psicogênica(choques emocionais intensos).

Dissociação da consciência – fragmentação/divisão do campo da consciência, com perda da unidade psíquica comum do ser humano. Em geral ocorre nos quadros histéricos. Vista como uma estratégia defensiva inconsciente para lidar com a ansiedade. O indivíduo se desliga para não sofrer

Transe- se assemelha a sonhar acordado, porém há atividade motora automatica e estereotipada acompanhada de suspenção parcial dos movimentos voluntários.

Possessão – a substituição da sua identidade por outra. Fora de um contexto religioso pode-se considerar um fenômeno patológico.

Estado hipnótico – estado de consciência reduzida de concentração, que pode ser induzido por outra pessoa. Semelhante ao transe, no qual a sugestionabilidade do indivíduo está aumentada, e sua atenção voltada ao hipnotizador. Podem ser lembrados cenas e fatos esquecidos e podem ser induzidos fenômenos como anestesia, amnésia e paralisia.

Experiência de quase morte– em situções de grave ameaça à vida(parada cardio respiratória, isquemia, acidentes) ocorrem experiências muito rápidas em que um estado de consciencia particular é vivenciado e registrado por essas pessoas(sensação de paz e tranquilidade, presença de um espírito e ver um luz em túnel).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com