TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pulsão e Freud

Por:   •  22/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.378 Palavras (10 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 10

Pulsão

1- INTRODUÇÃO 3

2- CONCEITOS CENTRAIS 5

2.1- PULSÃO 5

2.2- SADISMO ( E MASOQUISMO) 5

2.3- SUBLIMAÇÃO 6

2.4 Mal-estar 6

2.5 Recalque 6

3- ANÁLISE 7

3.1- PULSÃO DE MORTE 7

3.2- Sadismo na Segunda Guerra Mundial 8

3.2.1- Sadismo e Hitler 9

3.4 Recalque 10

4- CONCLUSÃO 11

BIBLIOGRAFIA 12

1 INTRODUÇÃO

Segundo Chasin (2013), o conceito de totalitarismo se traduz na ideia de monopólio de poder. Assim, os regimes políticos nos quais um único indivíduo domina o Estado, como ocorreu com o nazismo, na Alemanha, e o fascismo, na Itália, se encaixam nesta classificação. Entre as características de tais governos autoritários, tem-se o uso da força, a existência de um partido único, o culto ao líder e o nacionalismo exacerbado. Neste cenário, o presente trabalho visa analisar, sob a ótica da psicanálise, o fenômeno do líder totalitário, com enfoque na ascensão de Hitler ao poder.

Fenômeno frequente no século XX, o totalitarismo ganhou força nas mãos de Francisco Franco, Josef Stalin, Antônio Salazar, entre outras personalidades. No entanto, com a segunda guerra mundial, os estudos se concentraram, majoritariamente, no nazismo. No contexto de uma alemanha quebrada economicamente e humilhada pelas imposições do Tratado de Versalhes, o surgimento de um partido e fuhrer que fizesse o país forte como já fora, fez com que surgissem milhares de seguidores (CORNELSEN, 2009).

Atualmente, a "onda da extrema direita" no mundo, com as eleições, por exemplo, de Donald Trump, nos Estados Unidos, e de Jair Bolsonaro, no Brasil, retomou a atenção para os governos mais conservadores e "nativistas", termo usado pelo professor Carlos Gustavo Poggio (2017), doutor em estudos internacionais, para definir a priorização dos interesses dos nativos de uma região sobre os dos imigrantes.

Posto isso, este estudo busca compreender parte do fenômeno atual exposto acima, a partir da análise psicanalítica do passado, no contexto da ascensão nazista. Isto é, com base nos conceitos provenientes das teorias de Sigmund Freud, melhores explorados no tópico a seguir, serão buscadas explicações para questões comportamentais de Adolf Hitler, como o anti-semitismo e sua popularização repentina.

2 CONCEITOS CENTRAIS

2.1 PULSÃO

De acordo com Sigmund Freud, “a pulsão tem origem no corpo, considerada como um estímulo para o psíquico, algo que, de fora, exige um trabalho do aparelho psíquico levando-o a funcionar” (FREUD, 1996, p.129). Ademais, de acordo com Hans (1996), a pulsão surge no corpo, e é “percebida” como fenômeno psíquico quando se faz presente no psiquismo.

Ainda, segundo Freud (1996), a pulsão situa-se entre o mental e o físico e pode ser classificada em: pulsão de vida (libido) e pulsão de morte. Independe de seu caráter, a pulsão é direcionada a um objeto de prazer, o que acarreta em uma meta, a qual, quando não alcançada, gera desconforto, quando alcançada, gera prazer. Enquanto a pulsão de vida representa ligações amorosas com o mundo e impulsos sexuais, a pulsão de morte representa a agressividade com si mesmo e com outros. Esta segunda pulsão, além de se manifestar em forma de violência, também leva à compulsão pela repetição. Para a manutenção do ser humano, ambas as pulsões trabalham juntas.

2.2 SADISMO ( E MASOQUISMO)

O Sadismo é um impulso sexual. É o ato de sentir prazer ao provocar sofrimento tanto físico quanto mental de outras pessoas seja por meio de fantasias ou do próprio ato de causar sofrimento. Já o masoquismo é o contrário. A pessoa sente prazer ao sofrer, ela pede para ser humilhada e gosta disso e de sentir-se inferior. No entanto, esses dois impulsos não são considerados patologias num primeiro momento, somente se esses comportamentos durarem meses e levarem o indivíduo a enfrentar problemas em decorrência a esses interesses sexuais.

O sadismo está ligado com a fase anal. O indivíduo que possui um trauma nessa fase pode desenvolvê-lo e ele pode ser recalcado ou aliviado através de outros atos, não somente por meio de ações sádicas.

2.3 SUBLIMAÇÃO

Segundo o psicanalista francês, Jean Laplanche “A sublimação é um processo em que se muda o objetivo da libido (pulsão sexual) ao afastá-lo dos seus objetos originais e aproximá-lo de atitudes de cunho não-sexual (dessexualizado) e que proporcione uma realização social “. Na sociedade, diversas ações são feitas com um cunho não sexual e aceitas ou parcialmente aceitas, mesmo tendo impulsos como sadismo por trás.

2.4 MAL-ESTAR

O Mal-estar na civilização é um texto de Freud, lançado em 1930, que trata sobre as restrições da civilização sobre as exigências de pulsão. A tese freudiana mostra o sacrifício do indivíduo pelo desenvolvimento do todo, renunciando a satisfação pulsional e se limitando em suas atitudes (LIMA, 2007).

Sendo assim, a repressão da energia pulsional agressiva é necessária para que haja civilização, fazendo com que o indivíduo não consiga uma satisfação plena (LIMA, 2010). Tal pulsão pode ter limites no narcisismo das pequenas diferenças, onde um grupo se une e manifesta sua agressividade para fora dele.

2.5 RECALQUE

De acordo com Bergeret (2006), o recalque trata-se de “organizações neuróticas” ou sistemas defensivos de “modo neurótico”. O recalque surge quando há a presença de uma pulsão que “fere” o supereu (parte moral da psique que representa os valores da sociedade), causando assim, uma resistência contra aquele impulso. A condição para sua existência se dá quando através de algum processo ou força maior, a pulsão torna-se fonte de desprazer ao invés de prazer, como seria inicialmente.

3 ANÁLISE

3.1 PULSÃO DE MORTE

Freud

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com