TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Afetividade e Cognição

Por:   •  24/6/2020  •  Resenha  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

O artigo mostra as possíveis relações entre o pensar e sentir. Para Wallon, a emoção estaria relacionada ao componente biológico do comportamento humano, referindo-se a uma reação de ordem física. Já a afetividade teria um significado mais amplo, na qual se inserem várias manifestações - das basicamente orgânicas e sociais, ele rompe com uma visão importante das emoções, buscando compreende-las a partir da apreensão de suas funções, e atribuindo-lhes um papel central na evolução da consciência de si. Wallon considera como fator mais importante na formação da personalidade o meio social, pois é através dele e das interações com o outro que a criança desde o início da vida vai construindo seu “eu”. Para ele, é na infância que se forma a maior parte dos processos psíquicos, em que a emoção em seu aspecto positivo torna-se importante no desenvolvimento infantil e na constituição do caráter da criança.

A afetividade poder ser conceituada como todo o domínio das emoções, dos sentimentos, das experiências sensíveis e, principalmente, da capacidade de entrar em contato com sensações, referindo-se às vivências dos indivíduos e às formas de expressão mais complexas e humanas. A afetividade e a cognição são elementos essenciais na vida de todos nós, sendo assim o seu desenvolvimento também está relacionado com as bases biológicas e suas constantes interações com o meio.

É importante destacar que a afetividade não acontece somente por contato físico; discutir a capacidade do aluno, elogia-lo, reconhecer seu esforço e motivá-lo sempre, constituem formas cognitivas de ligação afetiva. Esse vínculo entre professor e aluno contribui para o melhor rendimento escolar do mesmo.

De acordo com Piaget, não existem estados afetivos sem elementos cognitivos, assim como não existem comportamentos puramente cognitivos. Quando discute os papéis da assimilação e da acomodação cognitiva, afirma que esses processos da adaptação também possuem um lado afetivo: na assimilação, o aspecto afetivo é o interesse em assimilar o objeto ao self (o aspecto cognitivo é a compreensão); enquanto na acomodação a afetividade está presente no interesse pelo objeto novo (o aspecto cognitivo está no ajuste dos esquemas de pensamento ao fenômeno).

Então pode-se dizer que o desenvolvimento da afetividade e da cognição acontece ao mesmo tempo, já que não são elementos separados nem opostos. Na prática educativa o professor deverá agir junto aos seus alunos dando suporte para que eles desenvolvam a integração entre esses dois fatores.

A relação entre afetividade e cognição no desenvolvimento do aluno e no contexto educacional está diretamente relacionada com o bom desempenho escolar. A criança que se sente amada, valorizada e respeitada adquire autonomia e confiança, desenvolve uma autoestima positiva acerca de si mesma, o que significa que ela terá mais condições de aprender e desenvolver a sua personalidade. Nesse sentido, essas questões nos despertam a necessidade de uma maior reflexão e compreensão acerca da relação que a afetividade estabelece com a aprendizagem, assim como sua importância e suas contribuições no processo educativo. A construção do conhecimento deve se dar com a mediação do educador e a participação do aluno, da família, partindo da sua realidade e trabalhando com temas significativos para conhecer e entender o meio em que vive, buscando a aprendizagem de fatos, conceitos, procedimentos, atitudes e valores de forma contextualizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com