TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teria Comportamental

Por:   •  17/10/2018  •  Resenha  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

TEORIA COMPORTAMENTAL

        Foi no final da década de 1940 que surgiu a teoria comportamental, a qual redefiniu totalmente os conceitos administrativos, criticando as teorias anteriores e buscando através de uma reflexão, o reescalonamento e a ampliação do conteúdo das abordagens, reformulando os métodos e diversificando sua natureza, tendo por base o comportamento individual de cada pessoa e como foco principal a motivação humana, que é algo individual tendo sua motivação no ambiente. Ao trazer essa nova concepção e um novo enfoque sobre as teorias administrativas, ampliou ainda mais os estudos da administração de empresas.

        A crítica de Hebert A. Simon em relação ao Escola Clássica, marcou o início da Teoria Comportamental com a publicação, em 1947 do livro O Comportamento Administrativo.

        As organizações geralmente são administradas através dos estilos com que os administradores dirigem, dentro delas, o comportamento das pessoas, assim, a interpretação dos administradores em relação ao comportamento humano na organização, definem o estilo de administração, direcionando a maneira de conduzir as pessoas e a divisão do trabalho, planejamento, organização e controle das atividades.

        As organizações são projetadas e administradas de acordo com certas teorias administrativas. Cada teoria administrativa baseia-se em convicções sobre a maneira pela qual as pessoas se comportam dentro das organizações.

“Comportamento é a maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age ou reage em suas interações com o seu meio ambiente e em resposta aos estímulos que dele recebe”. (Chiavenato, 2004)

        As relações humanas e empresariais nas organizações foram influenciadas e modificadas através da teoria comportamental, tendo como destaque a adoção de novos termos, bem como novas perspectivas diante de uma relação pessoal ou profissional, tendo auxiliado na alteração de posicionamentos normativos e prescritivos a respeito das teorias anteriores, posicionamento de maneira significativa o estudo das ciências do comportamento e apresentando a influência do fator humano e de seu comportamento em relação à organização.

        Ao ingressarem nas organizações, as pessoas passam a fazer parte dela e buscam, nessa participação, satisfazerem suas necessidades pessoais, estando dispostas a um investimentos pessoal ou até mesmo a incorrer em certos custos, criando suas expectativas da mesma forma que a organização quanto às suas atividades, talentos e potencial de desenvolvimento em relação a esses participantes, surgindo, assim, a interação entre pessoas e organização, a que se dá o nome de processo de reciprocidade: a organização espera que as pessoas realizem suas tarefas e oferece-lhes incentivos e recompensas, enquanto as pessoas oferecem suas atividades e trabalho esperando obter certas satisfações pessoais. As pessoas estão dispostas a cooperar desde que suas atividades na organização contribuam diretamente para o alcance de seus próprios objetivos pessoais.

        Obter a compreensão do sistema social da empresa, a forma como ele influencia a organização e o seu desenvolvimento é a principal finalidade da teoria comportamental, essa compreensão se dá através do estudo sobre os grupos e indivíduos e o modo como eles interagem entre si e com a organização. Na análise da ciência do comportamento, um trabalhador não conseguiria ser eficiente pelo simples fato de estar satisfeito ao desempenhar sua atividade, assim, era necessário a análise dos aspectos comportamentais e interdisciplinares envolvidos. Como já evidenciado, o comportamento nada mais é do que a forma que um indivíduo interage com o ambiente do qual faz parte e é justamente disso que a teoria comportamental trata. Além disso, essa teoria foca, principalmente, em que todo indivíduo é um tomador de decisão, onde se baseia nas informações que recebe em seu devido ambiente, processando essas informações de acordo com suas convicções e assumindo a adequada atitude, opinião e ponto de vista diante de todas as circunstancias.

        O estudo do comportamento humano e as ideias surgidas da psicologia organizacional tiveram vital importância para a mudança de paradigma em relação a visão do trabalhador como um ser motivacional, psíquico e dotado de necessidades, voltado ao aprendizado, desenvolvimento e transformação de atitudes, levando o administrador, na busca de uma gestão de pessoas e de desenvolvimento organizacional mais eficientes, a busca do conhecimento das necessidades humanas e o entendimento de que o resultado de determinados comportamentos está diretamente relacionado a satisfação ou não dessas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com