TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens: Pinóquio Às Avessas

Por:   •  28/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.812 Palavras (8 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos discorrer sobre o livro Pinóquio às Avessas de Rubem Alves, que conta a estória de Felipe, um menino curioso que tem diversas dúvidas sobre o mundo e busca conhecimento sobre o mesmo. O livro narra então, sua jornada escolar, e suas descobertas.

Usaremos dos textos abordados em sala de aula, desenvolvendo as três abordagens estudadas, sendo elas: Abordagem Humanista, Comportamental e a Tradicional.

DESENVOLVIMENTO

Abordagem Humanista

Na abordagem humanista baseada no trabalho de C. Rogers, acredita-se que o ensino deva estar centrado no aluno. Dando ênfase nas relações interpessoais e seus desenvolvimentos. O professor, seria conhecido como tutor, pois não estaria em sala para ensinar e sim instigar a curiosidade, e assim proporcionar uma busca pelo saber ao aluno. Pode-se observar este comportamento no livro com a curiosidade demonstrada inicialmente por Felipe, com suas constantes perguntas em busca de respostas que segundo seus pais deveriam ser sanadas na escola, por seus professores.

Nesta abordagem, cada indivíduo é diferente do outro, e aprende de maneiras diferentes, podendo se focar no assunto em que mais se sente à vontade. No caso de Felipe, o mesmo se interessava por pássaros, pesquisando e fazendo perguntas sobre os mesmos aos pais, e ao entrar na escola e levar sua dúvida para a professora, ela o repreende e diz que “não é hora de pensar em pássaros”, demonstrando para o garoto que não podia pensar em coisas que não estivessem relacionadas ao conteúdo ensinado por ela, sendo este conteúdo já definido por homens inteligentes que estavam no poder. Este pensamento vai contra o pressuposto de que podemos nos desenvolver e crescer, estando sempre nos atualizando, pois existe um conhecimento pré-estabelecido e conteúdos que devem ser seguidos à risca.

Devemos frisar que não existe um modelo de regras e coisas que devam ser ensinadas, e sim uma busca por aquilo que proporcionasse mais prazer ao aluno durante sua busca pelo conhecimento, fazendo com que o mesmo chegasse de forma mais agradável e menos dificultosa ao conhecimento total de sua capacidade. Podemos deixar claro que esta característica foi sendo suprimida por Felipe no decorrer do livro através de respostas dadas por seus pais e professores.

A ênfase no sujeito (pela abordagem humanista) vai sendo deixada de lado por Felipe, pois o meio em que o mesmo vive não o permite um ambiente com as condições necessárias para seu desenvolvimento pessoal. Havia uma pressão para que o garoto seguisse as regras, que segundo os pais tinha total intenção de tornar as pessoas mais felizes, e assim trabalharem e terem uma resposta para a pergunta “o que você é?”, sendo assim, a escola o meio para aprender o que se era necessário para aprender o que se era preciso para crescer e ganhar dinheiro, tendo uma visão extremamente capitalista e social, ao invés de individual.

Quanto a avaliação, percebemos que a autoavaliação característica do humanismo não é seguida pelo método de ensino de aprendizado aplicado à Felipe. Não se permite que o mesmo se avalie com base em seus conhecimentos (assim como seus coleguinhas), e sim que todos sigam um mesmo modelo de prova, baseado e desenvolvido com base em conteúdos aplicados por seus professores em suas respectivas aulas/matérias.

Podemos perceber em uma passagem do livro, uma alusão à abordagem humanista, sendo ela a parte em que Felipe sonha com Alice no País das maravilhas e conversa com um corvo sobre corrida (sendo uma possível metáfora para a escola). O corvo lhe explica que não há importância em como a corrida se desenvolve, que sua forma exata não tem importância, mas sim que eles correm e param quando querem, com todos podendo ser ganhadores, ou seja, todos podemos aprender de formas diferentes e ainda sermos tão inteligentes e espertos quanto os outros, não precisando nos preocupar com um caminho certo e definido para todos para obtermos conhecimento.

Abordagem Tradicional

Esta abordagem tem como enfoque o conhecimento passado de geração em geração. Com o ensino focado no professor que tudo sabe, transmitindo seus conhecimentos para os alunos. No livro Pinóquio às avessas, de Rubem Alves, podemos perceber que gira estritamente neste tipo de ensino. Felipe desde cedo é incentivado pelos pais a fazer suas perguntas ao professor, que seria o detentor do conhecimento, e lhe proporcionaria as respostas para suas indagações, sendo então enfocado que o aluno era uma simples tabula rasa, que formaria sua identidade com referências a este adulto (homem acabado). Pode-se identificar aqui o desprezo pelos conhecimentos pessoais de cada indivíduo e um certo determinismo do que se precisa ser estudado na escola, um exemplo sendo seu primeiro dia de aula e a recusa da professora em responder sua pergunta sobre o pássaro azul, e o cortando de pensar sobre isso dizendo que não era hora; nota-se que Felipe então percebeu que a escola não era o que ele sonhava e esperava;  ali ele teria de cumprir horários e estudar conteúdos específicos, criados por pessoas que estavam no poder (segundo a explicação de sua professora).

No livro, as crianças são divididas em turmas por seu tamanho/idade, e ali Felipe começa a notar que como seu pai havia lhe explicado, a escola tem hierarquias e no decorrer da estória ele vai aprendendo o conteúdo e fazendo as provas que mediam o conhecimento do que lhe foi ensinado, ele iria passando de fases ou anos, seguindo assim até que se formasse e fosse alguém na vida (tivesse uma profissão como adulto), esta é uma educação voltada exclusivamente para o mercado de trabalho.

É preciso enfatizar que o conteúdo ensinado/aprendido não dependia do interesse dele ou de quaisquer outros alunos, e sim nas decisões de superiores. Tornado o aprendizado um tanto quanto mecânico, com todos devendo aprender da mesma forma e com uma velocidade semelhante, com o conhecimento não sendo obtido, e sim copiado para que fosse decorado e repetido para as provas e vestibulares; que tinham como intuito somente a obtenção de notas para um futuro diploma e uma entrada no mercado de trabalho.

A relação professor-aluno é vertical, ou seja, o professor manda e o aluno obedece e aprende seus ensinamentos. O professor deve tratar seus alunos de forma igual, e todos devem seguir o mesmo ritmo. Pode-se constatar esta afirmativa nos métodos padrões de ensino na escola onde o garoto estudava, com sua professora ensinando o mesmo conteúdo para todos e aplicando as mesmas atividades e provas avaliativas para medir a “inteligência” o conhecimento obtido sobre o que foi ensinado por ela.

Nota-se em vários momentos a forte presença da abordagem tradicional no sistema de ensino, com Felipe sendo desde o início sendo incentivado nela por seus pais, que diziam que o ensino da escola faria com que ele não tivesse orelhas de burro, e que na escola ele teria de ter boas notas para passar no vestibular e um dia ser um profissional de sucesso. Resultado este obtido quando ao final do livro, o mesmo “esquece” seu amor por pássaros e se torna um especialista em frangos (mortos), mesmo que este sucesso não o torne feliz, ele cumpriu seu “papel" na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com