TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de Desempenho

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.115 Palavras (25 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 25

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado por ocasião da conclusão do curso Certification Business Administration (CBA) em Recursos Humanos, como requisito necessário à obtenção do Diploma.[pic 1]

                                                                        

   AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA EMPRESA Z (rever este título)

Luna Pontes

        

Resumo:         O presente trabalho visa entender como a avaliação de desempenho pode embasar ações de melhorias a Empresa Z. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para entender como o tema é abordado por alguns autores, acompanhado das informações elaboradas em um trabalho que teve como proposta o desenho e implantação de uma estrutura de Recursos Humanos para a mesma empresa. Trata-se do aprofundamento de um dos processos proposto na estruturação do Recursos Humanos na Empresa Z.
A avaliação de desempenho pode ser uma ferramenta estratégica para as organizações, dependendo dos critérios utilizados para definir a metodologia mais adequada, assim como das ações decorrentes dos resultados da avaliação.

Palavras-chave:         recursos humanos estruturado, avaliação de desempenho, desempenho, cultura, feedback, gestão.

Rio de Janeiro, 24 de Outubro de 2015


SUMÁRIO

1) DESCRIÇÃO DO PROJETO        3

2) CONSTRUÇÃO DO PROJETO....................................................................................5

3) RESULTADOS ESPERADOS E/OU ALCANÇADOS DO PROJETO        6

4) NARRATIVA DE SUA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO        7

5) EMBASAMENTO TEÓRICO        9

6) REFLEXÕES E SUGESTÕES DE MELHORIA OU IMPLEMENTAÇÃO         15

7) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16

8) ANEXOS        16


1) DESCRIÇÃODO PROJETO

As pessoas são fontes importantes para que as organizações possuam vantagem competitiva no mercado em que atuam. Para que sejam fontes decisivas de excelência e possam funcionar como um poderoso recurso para o sucesso organizacional, elas precisam estar engajadas com seu trabalho no que se refere, por exemplo, à motivação, ao estabelecimento de metas alcançáveis e ao sistema de recompensas (benefícios e remuneração). Além disso, os gestores também devem estar engajados e centrados nos fatores que afetam o desempenho das pessoas em suas atividades laborais. O objetivo do presente trabalho é propor a metodologia mais adequada de Avaliação de Desempenho  a Empresa Z,(essa parte em fundo amarelo é uma boa ideia para o título) através da correlação do que foi proposto como estrutura de Recursos Humanos (RH) para a organização com a literatura.

As organizações que estão cada vez mais globalizadas e em busca de diferencial competitivo precisam de respostas rápidas e ousadas. Cada vez mais, enfrenta-se o aumento das expectativas de performance, que nem sempre são alcançadas. Considerando que se trata de um processo contínuo, a Avaliação de Desempenho mensura periodicamente o desempenho que agrega valor ao negócio, através de feedbacks que podem proporcionar ações de melhoria e desenvolvimento. Com isso, faz-se necessário alinhar o desempenho humano ao desempenho organizacional, avaliando a discrepância entre o desempenho real e o esperado, de forma a intervir para eliminar as lacunas encontradas.

A Avaliação de Desempenho é, portanto, um processo cíclico que, se trabalhada adequadamente, pode ser uma grande aliada ao alcance dos objetivos organizacionais. Através dela, é possível dar início a uma variedade de possibilidades de ações para gerenciar o desempenho esperado.

Segundo as perspectivas mecanicistas, o potencial do indivíduo, aliado a sua intenção de se fazer o que deve ser feito, corresponde pelo desempenho obtido. Para Bergamini e Beraldo (1988,p.36), o desempenho pode ser visto como “ação, atuação, comportamento, para traduzir capacidade no trabalho, decorrente de aptidões desenvolvidas a partir de ações de aprendizado”. A perspectiva contemporânea enfatiza que o desempenho humano pode ser entendido como uma ação explícita consequente de diversas variáveis, como cultura, clima organizacional, condições de trabalho, possibilidades individuais, competências, motivação, etc.

Souza e Souza (1998,p.130) afirmam que:

a visão expandida transforma o desempenho

obtido em fonte de informações úteis ao gerenciamento

de pessoas e equipes, constituindo-se em ponto crítico

que sustenta a tomada de decisão visando a melhoria do

desempenho e o desenvolvimento pessoal.

(Acertar este alinhamento como explicado no texto de sugestão para formato do TCC que enviei.)

Embora exista uma variedade de definições sobre o trabalho nas organizações, pode-se dizer que desempenho é uma ação intencional, guiada por uma série de potencialidades e competências, que permite que o ser humano atinja o resultado desejado. Portanto, avaliar desempenho não significa avaliar a pessoa, mas entender o nível de contribuição que o seu trabalho tem para o negócio. As organizações sempre preocupam-se em avaliar os mais diferentes desempenhos, principalmente, o desempenho humano, uma vez que as pessoas que dão vida à organização. (Qual a fonte desde a palavra “Embora” até aqui?)  Segundo CHIAVENATO (2010,p.240), “elas constituem a mola mestra da dinâmica organizacional”.  (Elas quem?)

A Avaliação de Desempenho identifica nos funcionários o que eles efetivamente entregam para a organização. Não se deve avaliar somente as competências técnicas e comportamentais, mas incluir nesse processo a complexidade de suas funções, atividades, atribuições e responsabilidades. A mensuração do resultado do trabalho das pessoas serve para identificar os níveis de performance de cada profissional e, então, estabelecer critérios justos para intervenções coerentes. Na maior parte das organizações, o gerente – gestor de pessoas – possui responsabilidade de linha pela constante avaliação do desempenho de sua equipe, assim como da comunicação dos resultados. Para isso, ele possui o apoio da equipe de RH, que fornece meios e ferramentas para que tal avaliação possa ocorrer e assim subsidiar decisões estratégicas. O RH entra neste processo com a função de staff para montagem, acompanhamento e controle do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (301.6 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com