TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO TRABALHAR COM MULTIPROFISSIONAIS E SER FAVORAVEL NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Por:   •  1/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.722 Palavras (23 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 23

                          Universidade Paulista

COMO TRABALHAR COM MULTIPROFFISONAIS E SER FAVORAVEL NO ENSINO-APRENDIZAGEM

São Paulo

2018

Universidade Paulista

COMO TRABALHAR COM MULTIPROFFISONAIS E SER FAVORAVEL NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Atividade Pratica Supervisionada – APS apresentado ao Curso Superior de Psicologia da Universidade Paulista, como requisito para a avaliação da disciplina PSICOLOGIA ESCOLAR para a obtenção e atribuição de nota. Prof. Orientador Mª.

São Paulo

2018

PROSPECTO

Tema: Como trabalhar com multiprofissionais e ser favorável no ensino-aprendizagem.

Objetivo Geral: Verificar a importância da dinâmica multiprofissional e disciplinar na construção do ensino-aprendizagem nas instituições escolares.

Objetivo Específico: Identificar como essa relação de equipe afeta os profissionais inseridos nesse contexto e as táticas utilizadas para obter um melhor resultado de ensino-aprendizagem.

Hipótese: A equipe multiprofissional é capaz de fornecer um ambiente escolar mais favorável para o ensino-aprendizagem.

Justificativa: Como produção cientifica tem como o objetivo apropriar-se da realidade para melhor analisa-la e, posteriormente produzir transformações, a discussão sobre equipes multiprofissionais no ambiente escolar, além do aspecto prático relevante, reveste-se de importância para o meio acadêmico. O motivo da escolha do tema se deu pelo fato de não existirem muitos estudos na área sobre esse assunto e queremos contribuir para a produção científica.

Método: Pesquisa de campo.

Sujeitos: 6 profissionais de uma unidade escolar.

Instrumentos: Questionário com 8 perguntas fechadas e 1 aberta, assim outro questionário com 5 perguntas abertas.

Procedimentos para coleta de dados: Entrevista quantitativa (gráficos) e entrevista qualitativa (transcrição).

Ressalvas éticas: Regido por termo de consentimento.

SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO        6

2. O QUE É UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL        7

2.1 Equipe multiprofissional na área escolar        7

3.  IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NESSA CONCEPÇÃO        10

4 GRÁFICOS E ANALISE          14

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        25

7. ANEXOS        27

RESUMO

        O objetivo deste estudo é verificar a importância da dinâmica multiprofissional e disciplinar na construção do ensino-aprendizagem nas instituições escolares, bem como identificar como isso afeta os profissionais inseridos nesse contexto. A metodologia utilizada para atingir o proposito foi uma pesquisa de campo, composta por 6 profissionais de uma unidade escolar particular do ensino fundamental e médio na zona leste de São Paulo. Buscou-se neste estudo confirmar o quanto uma equipe multidisciplinar afeta a vida escolar dos indivíduos. Através dos resultados percebemos que a pesquisa tem pontos positivos em relação à hipótese levantada, mas também há pontos de divergência em relação à revisão bibliográfica. Desta forma, conclui-se com a pesquisa que a dinâmica de uma equipe profissional é importante para o desenvolvimento escolar dos discentes, mas que encontra dificuldades de se colocar em pratica tudo aquilo encontrado na literatura.

 

Palavras-chave: Equipe Multiprofissional. Multidisciplinar. Psicologia Escolar. Ensino-aprendizagem.

  1. INTRODUÇÃO

        O presente estudo pretende verificar a importância da dinâmica multiprofissional e disciplinar na construção do ensino-aprendizagem nas instituições escolares, bem como identificar como isso afeta os profissionais inseridos nesse contexto. O motivo da escolha deste tema se deu devido ao grupo crer que uma relação ensino-aprendizagem observada sob diversos olhares teóricos possa gerar um maior beneficio para os estudantes, além de acreditar que a pesquisa será de grande relevância acadêmica.

Atualmente as escolas tem tido dificuldades no processo de ensino-aprendizagem e vem obtendo resultados insatisfatórios. Devido a este fator trata-se o trabalho em cima de o quão importante é a tarefa de uma equipe multiprofissional dentro do ambiente escolar, e qual seria o papel de um psicólogo juntamente com outros profissionais dentro da área pedagógica.

O trabalho tem como objeto de estudo 4 profissionais sendo eles professores e psicólogo de um colégio particular situado no bairro do Tatuapé, na zona leste de São Paulo.

Os profissionais foram orientados a responderem um questionário, com perguntas de grande relevância e esclarecedoras para compreendermos melhor o trabalho desta equipe. A coordenadora e a psicóloga, além de responderem o questionário, foram entrevistadas, pois o grupo queria entender melhor a importância dessas duas profissionais no contexto escolar e como elas trabalhavam perante as dificuldades encontradas naquela escola.

        Conhecer melhor o psicólogo no ambiente escolar foi também uma das partes na qual o grupo teve um olhar mais cuidadoso, pois mesmos que grandes tabus tenham sido quebrados, ainda hoje há uma rejeição em relação ao trabalho do profissional desta área.

        O trabalho se divide da seguinte forma: Capitulo 1 foca-se em explicar o que é uma equipe multiprofissional e como ela atua. No Capitulo 2, visa a importância da psicologia no ambiente escolar e como o ´psicólogo se encaixa no contexto de uma equipe multidisciplinar. A seguir demostra-se os resultados da pesquisa, tanto do questionário, através dos gráficos e sua devida analise, como as entrevistas transcritas. Finaliza-se o estudo com as considerações finais dos autores.

  1. O QUE É UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

Uma equipe multiprofissional consiste em um grupo pessoas selecionadas de acordo com sua especialidade em uma determinada área, a equipe trabalha de forma mútua a fim de alcançar um mesmo objetivo. Existem diferentes tipos de equipes em variadas áreas e cada uma com metas a serem realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (365.1 Kb)   docx (171.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com