TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação Entre o Filme "Gênio indomável" e um Caso Clínico

Por:   •  20/5/2020  •  Resenha  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

Alunas:

Júlia Péres Desuó - RA: 331832412169

Iasmin Kauane da Silva - RA: 32838412169

Giully Maciel de Souza Moreira - RA: 145643112169

Curso: Psicologia - 5S

1) Will tem uma história de vida difícil, pois era um menino orfão que passou por diversos lares adotivos, onde foi maltratado e sofreu muitos abusos (agressões físicas e psicológicas). Esses fatores fizeram com que ele se tornasse um jovem problemático, muito nervoso e com medo de se relacionar e se vincular com as pessoas. Ele também tem problemas com discplina e não consegue se interessar profissionalmente por nada.

Will criou várias auto-regras, por exemplo: ele usa ironia e deboche para não precisar mostrar seus verdadeiros sentimentos (é possível observar isso pelo modo que ele trata o professor e o terapeuta no começo do filme) e ele também afasta todas as pessoas pois tem medo de ser abandonado por elas (observa-se isso na relação dele com Skylar).

Após trabalhar na terapia com Sean, Will consegue se desprender de suas auto-regras e fica sensível ás contingências (podemos observar isso no final do filme, quando ele decide abandonar sua zona de conforto e sua vida monotona e ir atrás de Skylar na Califórnia).

2) Sonia é uma senhora já idosa e muito religiosa. Devido ao modo que foi criada na infância e a sua religião (evangélica) ela criou diversas auto-regras das quais não consegue se desvincular, ficando assim insensível as contingências. Podemos observar isso pois ela tem um medo exagerado da opinião alheia, então pensa que não pode ter um neto homossexual pois as pessoas iriam falar a respeito disso. Pensa também que não pode ouvir músicas que não sejam da igreja e tem muito medo de ser criticada na aula de dança.

Os fatos mostrados acima deixam claro que Sonia criou estas auto-regras devido a sua educação religiosa e isto a impede de hoje estar sensível a contingências e limite-se as regras já impostas que foram internalizadas por ela, mesmo que sinta-se culpada por nem sempre acreditar mais nelas.

3) Tanto Will quanto Sonia seriam pacientes extremamente desafiadores, porém pelo o que foi observado no filme, Will seria um pouco mais maleável pois após o tratamento ele conseguiu se desvincular de suas auto-regras, tornando-se sensível as contigências.

Para o tratamente de Will, seria usado questionamentos reflexivos, com a intenção de desafiá-lo, sem pressioná-lo para ser possível condicionar seu comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com