TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Estratégias para Estimular a Linguagem de Uma Criança

Por:   •  8/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Beatriz Paula Souza Ferreira    Matricula: P2112226

Estudo de caso: Estratégias para estimular a linguagem de uma criança.

Lucas tem oito anos, estuda na escola Caminho do Saber e está no primeiro ano do Ens. Fundamental 1 e é um aluno repetente.

Lucas foi diagnosticado com dislexia no ano anterior devido alguns comportamentos apresentados em sala de aula, como, dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita, fraco desenvolvimento da coordenação motora, fraco conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras), dificuldade com quebra-cabeças, desatenção e dispersão;

Com essas informações acima já iniciei alguns trabalhos com Lucas para que possamos melhorar os resultados em sua aprendizagem.

No caso dos disléxicos, devemos planejar meios pelos quais iremos promover a aprendizagem do aluno. A melhor maneira de se trabalhar com um disléxico é explorando a aprendizagem multissensorial com o lúdico, ou seja, utilizando outros canais que não sejam a visão.

Propicio situações em que ele precise expressar-se, como contar seu final de semana, falar do seu animal de estimação e etc.
Uso palavras simples e frases curtas. Falando sempre corretamente, sem usar diminutivos.
Proponho brincadeiras de imitação, abusando das onomatopeias. Ex: como o telefone toca? Como é um miado de gato? Imitem um avião. E atividades que trabalhem com os órgãos da fala: estale os lábios, vibrem a língua.
Exploro muito a música. Apresento variados tipos de sons, solicitando que descubra do que se trata. Ex: liquidificador, vendaval, janelas quebrando, campainha tocando.
Ofereço instruções que envolvam conceitos de esquema corporal, orientação espacial. Ex: pegue o quadrado amarelo; coloquem o bloco vermelho embaixo do azul, separe três pecinhas.
Trabalho rimas e aliteração através de jogos. Ex: que palavra combina com pão? Que palavras começam com o mesmo som que gato?

Junto ao meu trabalho conto também com a interação dos pais e escola para um melhor resultado pedagógico para o aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com