TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACILITADOR MINDFULNESS NO CONTEXTO EDUCATIVO

Por:   •  10/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.840 Palavras (12 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 12

                     

FACILITADOR MINDFULNESS NO CONTEXTO EDUCATIVO

ESCOLA TRANSPESSOAL

ALUNA: GEANE SUZAMAR NOVAES

DATA 29 DE AGOSTO DE 2021

1.    INSPIRAÇÃO:

 

   “Sucesso é quando a capacidade encontra a oportunidade”.

  É nesse contexto que me sinto incluída, quando penso em Mindfulness, pois antes mesmo de conhecer Mindfulness, eu já trabalhava com crianças de sete a quatorze anos, em uma instituição como psicóloga, e praticava uma terapia grupal ao qual tinha um objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas crianças, a qual eu adaptava o que aprendi em terapia de grupos para adultos para as crianças, e essa adaptação era algo novo, ao qual eu sabia o que eu sabia o que estava fazendo porém não  tinha uma orientação específica. Muitas das técnicas utilizadas já eram de Mindfulness, porém eu não sabia.

       Ao trocar ideia com uma amiga psicóloga e dizer como eu estava procedendo, ela me disse; “ Mas isso é Mindfulness! “, e então ela me apresentou o Mindfulness, e tudo passou a fazer sentido, além de me beneficiar muito com meu processo de aprimoramento em Mindfulness, pois é certo que ocorre modificações preciosas em quem o estuda.

       Dessa forma, pretendo com esse projeto, presentear outras amigas psicólogas, com um breve conhecimento em Mindfulness, para que se em algum momento se encontrarem em situação parecida com a minha, saibam onde recorre, ou se se sentirem a necessidade de voltarem a atenção para si mesmas em melhorarem sua forma de estar no mundo, que se aprofundem no conhecimento de Mindfulness, pois vale a pena.

 

2. CORPO TEÓRICO:

            Baseada nos estudos da Escola Transpessoal de Lisboa, foi muito significante aprender a origem do Mindfulness.

             A cultura ocidental por ser diferente da cultura oriental, não abordava o estudo e a prática de tomada de consciência da atenção, assim como é abordada no budismo, o qual o interesse foi dedicado a conhecer o funcionamento da mente, com o objetivo de reduzir o sofrimento e promover a calma e o equilíbrio. Um monge budista chamado Jon kabat-Zin ,chegou a França em 1972 como refugiado da guerra do Vietname, estando na França Thich Nhat deu sequência em suas práticas de mindfuness, fundando a comunidade budista Plum Village, foi o impulsionador do mindfuness no ocidente, em Bordéus tendo como contribuidores muitos outros monges exilados do Tibet. Dessa forma se iniciou o Mindfuness no ocidente, e se difundiu de forma de se manter presente até os dias de hoje. Essa prática apoia-se em sete pilares; ausência de julgamento, paciência, a mente de principiante, o desenvolvimento da confiança, não ação, aceitação e o soltar o que é prejudicial. 

 A meditação é uma prática formal, estruturada, ritualística, a respiração e a atitude, tendo o seu tempo de duração pré-determinado. Já o mindfuness é a prática informal, quotidiana, o ato de prestar atenção a cada momento.

        A prática de mindfluness regular, em crianças, adolescentes e adultos, pode promover, saúde emocional e bem-estar para o enfrentamento da vida, é uma possibilidade de crescerem com mais auto controle emocional e capacidade de enfrentamento a situações adversas. Tendo como recurso a transformação adquirida através das práticas.

        

3. VISÃO E OBJETIVOS: 

      O objetivo desse projeto, é divulgar o que é, e qual o propósito da pratica de Mindfulness e quais possiblidades de mudanças interiores vivenciadas, visando apresentar ao público alvo os benefícios de conhecer e praticar Mindfulness, as possibilidades de se beneficiarem com o aprendizado, levando qualidade de vida e bem-estar aos assistidos.

        Levando ao público a ter contato com algumas práticas, de forma a vivencia-las e senti-las, com intuito de dar fundamentação as palavras ditas durante a narrativa da palestra.

        Iniciei com a respiração freio, percorrendo o caminho entre a teoria e a pratica, falei brevemente do que me levou ao Mindfulness, a introdução teórica, o propósito dos ensinamentos, posteriormente introduzi a técnica do stop, e relatei as transformações obtidas por mim com essa pratica assim como outras, como por exemplo a minha transformação ao praticar a atenção a respiração, de como foi possível me sentir confiante ao voltar a atenção para a respiração, e de como essa técnica me situa em momentos em que parecem que estou deslocada do contexto da situação, voltar a atenção para a respiração é uma pratica muito intensa embora pareça simples é complexa, pois o seu efeito é transformador.

       Foi uma palestra em formato de depoimento, muito genuína e inspiradora, onde foi narrado sobre a neuroplasticidade e a modificação ocorrida em mim no processo de estudos do Mindfulness.

             Finalizei com o scaner corporal, solicitando que fechassem os olhos e em seguida iniciei a fala sobre a trajetória do scaner , iniciando dos pés e indo até a cabeça,  citando-o como uma técnica muito eficaz que ajuda a avaliar pontos de tensão e revitalizar o corpo e também os sentimentos, e posteriormente a respiração freio, deixando bem em evidência que essa é uma técnica que pode ser recorrida em qualquer momento do dia e muito eficaz principalmente para se centrar, voltando a atenção para si, e consequentemente se tornando consciente do momento vivido.

       Dessa forma o público teve uma experiência rica e completa, embora em um pequeno espaço de tempo.

        Esse formato foi perfeito para uma lembrança marcante de uma introdução ao assunto de Mindfulness, e o objetivo era exatamente esse, oferecer algo novo aos participantes, pois raramente existem eventos onde você aprende e ao mesmo tempo cuida de seu bem estar, tendo a experiência como se fosse uma deliciosa fatia de bolo a se saborear durante o evento e perceber que realmente valeu a pena estar ali naquele momento.

       

4. METODOLOGIA:

     O projeto realizado foi uma palestra realizada para psicólogos, realizada virtualmente através de vídeo conferencia.

     A divulgação foi feita através de um convite pessoal através de um aplicativo de mensagens, onde estava descrito, tema, foi proposto duas datas para serem escolhidas pelas participantes, tendo elas optado por uma data especifica, todas estando em comum acordo, no conteúdo do convite também cotinha o horário da palestra, assim como tempo de duração, esse convite foi encaminhado com uma semana de antecedência, e no mesmo foi solicitado a confirmação da presença na palestra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com