TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLUXOGRAMA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

Por:   •  17/6/2019  •  Artigo  •  3.145 Palavras (13 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 13

FLUXOGRAMA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

Bruna Candea Bernado

Elaine Karoline Pinheiro

Larissa Batista do Nascimento

Lavinía Helen Verrissímo

Maria do Socorro Maia

Maria Samara Santos

Raquel do Nascimento Borges

Professora orientadora: Soraia Pereira Jorge de Sousa

 RESUMO

           O presente trabalho tem como finalidade analisar a serventia do fluxograma dentro do procedimento de recrutamento e seleção de pessoas. Onde esse método é definido como um processo organizacional que reúne pessoas que estão no mercado de trabalho para participar do sistema de seleção de uma empresa, tendo por objetivo atrair um número razoável à organização de profissionais necessários para a futura ocupação da vaga ou cargo. É de grande serventia para a organização a implantação de um processo de recrutamento e seleção pois dessa forma estarão contratando pessoas adequadas e precisas para realizar as tarefas pertencentes à função. Um método que facilite o percurso da contratação é claramente bem-vindo, tendo em vista que a quantidade de candidatos costuma ser numerosa, uma metodologia como o fluxograma ajuda a atingir de forma eficiente os resultados traçados de acordo com o esperado. O fluxograma se encaixa perfeitamente como ferramenta para o recrutador, de modo que o objetivo do fluxograma é criar ou melhorar métodos de trabalho, aperfeiçoar o andamento das atividades, padronizar, fazer o ordenamento dos processos e resolver problemas.

Palavras-chave: Recursos humanos; método; fluxograma.

1 INTRODUÇÃO

Sabendo que as organizações hoje se baseiam em tripés e valores onde o indivíduo na maioria das vezes ou o capital humano interno está em evidência, devido aos novos modelos de relações dentro das organizações, entendemos que o processo de recrutamento e seleção é um método extremamente importante para obter pessoas de qualidade e valor aos resultados, bem como reter os talentos já existentes dentro da organização.

Neste processo conseguimos identificar que não se trata somente sobre selecionar pessoas, mas também fazer um filtro de cada perfil, analisando as suas habilidades, verificando se são condizentes com a vaga oferecida, pois fazendo dessa maneira é possível evitar reivindicações judiciais, civis ou trabalhistas que podem ocorrer através de uma má formalização, falta de clareza ou organização durante o procedimento.

A condução do processo de recrutamento e seleção é a base para despertar nos candidatos o interesse maior voltado para a empresa, sua missão, visão e valores. Fazendo com que assim o candidato se sinta motivado em querer fazer parte dessa organização, pois ele possivelmente vai se identificar e se adequar às características da empresa, além de trazer lucratividade para a empresa o mesmo irá colaborar com melhor qualidade de vida física e emocional alcançando o foco da organização que irá integrar.

Diante desse contexto surge a seguinte problemática:

O fluxograma pode ser usado como ferramenta para facilitar e organizar o processo de recrutamento e seleção?

Para atender tal indagação apresenta-se o seguinte objetivo: analisar o fluxograma como ferramenta percussora no recrutamento e seleção.

Para tal, delineia-se os objetivos específicos:

(a) conhecer o fluxograma e sua utilização; (b) a aplicabilidade do fluxograma no processo de recrutamento e seleção;

Ferramentas que ajudem o profissional a obter um retorno de qualidade, com agilidade e precisão são indispensáveis, principalmente quando o assunto é escolher entre muitas opções. É preciso filtrar e analisar bem antes de qualquer decisão, pois as consequências serão colhidas ao longo do caminho.

Fluxo do processo de recrutamento e seleção

(a) conhecendo o fluxograma e sua utilidade

O fluxograma foi iniciado por Frank Gilberth em 1921 durante uma apresentação sua realizada na ASME* aos seus colegas, foi intitulado de “Process Charts” ou gráfico de processos, depois de ter se apresentado a ferramenta passou a fazer parte do currículo do curso de engenharia Industrial.

O fluxograma é uma técnica de mapeamento com o objetivo de identificar as etapas da produção, sua sequência e tempos, onde é apresentado em forma de gráficos e amostras para que o gestor possa identificar os pontos cruciais, onde utiliza de representação gráfica com utilização de figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras. Dessa maneira torna a compreensão e sua aplicabilidade mais rápida e fácil.

(b) aplicabilidade do fluxograma no processo de recrutamento e seleção.

Como dito anteriormente esta ferramenta facilita a visão do contratador, logo abaixo temos a figura 1, um exemplo simplificado entre tantos outros modos de se construir um fluxograma para recrutamento e seleção. Neste exemplo podemos pontuar desde o ponto inicial que é identificar o setor que está precisando de pessoas para acrescentar na equipe, seguindo na parte do recebimento de currículos, partindo assim para analise, incluindo competências e premissas pedidas na divulgação da vaga. Após concluída essa etapa, temos a aplicação de testes e entrevistas, passando por essas aplicações são entregues as guias de exames admissionais. Estando a situação do candidato com 100% de aprovação, finalizamos sua contratação com a entrega de documentos.

[pic 1]

figura 1

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 CONCEITOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

O recrutamento busca candidatos com habilidade, conhecimentos e experiências que supram as expectativas da empresa. A seleção identifica os candidatos mais adequados para o preenchimento da vaga, a seleção é feita de forma justa para encontrar o perfil certo, é realizado através de entrevistas, teste e dinâmicas.

Apesar de parecer relativamente nova o RH surgiu o inicio do XX, esse profissional era apenas mais um funcionário do departamento de pessoas, mas hoje com o avanço da tecnologia o mercado tornasse muito mais competitivo e criterioso, para suprir essa necessidade de mercado o profissional de RH tornou se quase que obrigatório nas organizações, passando a atuar no campo estratégico. Hoje os diretores fazem mais e mais investimentos em seu pessoal, afirmam que o motivo do sucesso de suas empresas são as pessoas. Aplica o recrutamento e seleção faz dessas empresas em diferencial no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (310.4 Kb)   docx (263.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com