TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMULÁRIO DE PROJETO DE TRABALHO

Por:   •  26/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.416 Palavras (18 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS

CURSO DE PSICOLOGIA

Ailton Assis dos Santos

Guilhermy Joseph Evaristo

FORMULÁRIO DE PROJETO DE TRABALHO

1. TÍTULO DO PROJETO DE TRABALHO: Racismo na Internet – Um Estudo Bibliográfico Sobre o Racismo Virtual.

2. ÁREA DE CONHECIMENTO (Conforme CNPq - por extenso)

2.1 Sub-área de conhecimento (Conforme CNPq - por extenso): 7.07.05.00-3 Psicologia Social

2.2 Grupo de Pesquisa e respectiva linha: 7.07.05.02-0 Processos Grupais e de Comunicação

3. RESUMO

O presente projeto tem como finalidade analisar os casos de racismo na Internet; para tal, foi necessário recorrer a alguns autores como Gilberto Freire, Erving Goffman, Michael Foucault entre outros autores contemporâneos, para compreensão da formação da cultura e das etnias dentro do Brasil colonial, fazendo uma ponte entre o passado e o respectivo entendimento do presente, investigando como se processa o crescente fenômeno do racismo na Internet. Para alguns grupos ou indivíduos, a Internet tem sido um território sem lei, esses grupos tem disseminado o ódio racial e discriminação contra o negro na mídia.

Com base nos estudos para alguns grupos ou indivíduos a internet tem sido um território sem lei, esses grupos têm disseminado o ódio racial e discriminação contra o negro na mídia, a desigualdade social esta intrínseca nas redes sociais e se tornam até mesmo mais impuníveis devido as dificuldades em se localizar os Autores e demais dificuldades investigativas, se faz necessário não só evoluir o combate ao crime cibernético e sim combater seus estigmas sociais na vida cotidiana pois os mesmos se reproduzem no meio virtual.

Palavras-chaves: Racismo. Internet. Crime Virtual.

4. INTRODUÇÃO

É observável que o racismo e o preconceito são crimes em democracias global. No Brasil a Lei nº. 7.716, de 05 de janeiro de 1989, denominada de Lei CAÓ, do deputado e ativista do movimento negro Carlos Alberto de Oliveira, prevê a pena de dois a cinco anos de prisão a pessoas que façam discriminação de raça, cor ou religião, ou impeçam pessoas habilitadas a assumir cargos em instituições pública ou privadas, mas mesmo ainda tendo leis tão claras no âmbito da constituição brasileira, mesmo assim ainda é considerável o crime de racismo no Brasil. (BRASIL, 1989).

Assim considerando, mesmo diante dessa lei, a mesma não impede sujeitos ou até mesmo grupos de indivíduos a sentirem raiva, a ponto de discriminarem pessoas que vivem num mesmo país. Dessa forma, a pergunta que não quer calar é: “De onde vem esse sentimento de exclusão e de ódio a uma camada da sociedade que veste exteriormente as peles, negras, morenas, mulatas, pardas e tantas outras”?

O racismo e o preconceito são fenômenos universal, sendo que preconceito se diferencia de racismo, segundo Allport (1954) citado por Lima e Vala (2004, p. 403), se define esse termo “preconceito como uma antipatia generalizada que pode ser sentida ou expressa sobre um grupo ou a um indivíduo porque ele apoia esse grupo”.

O racismo se caracteriza de uma classificação, exclusão e discriminação, contra um sujeito ou a todo o grupo social que esse pertence, isso é definido por alguma marca física real ou imaginária, a qual sofre uma interpretação em termos culturais internos que define os padrões de comportamentos desse grupo, um exemplo disso é a cor da pele sendo negra, uma marca física que fica exposta no exterior do indivíduo que a possui.

Ainda segundo Jones (1972) citado por Lima e Vala (2004, p. 403), a diferença entre racismo e preconceito “é que o racismo não predomina somente a nível individual, mas também a nível de instituições e de cultura”.

Definido as diferenças que abrange esses termos, se irá agora revisar por meio de pesquisa bibliográfica, como os negros sofriam com o racismo desde o período colonial do Brasil, até os tempos atuais com enfoque nos crimes de racismo virtual nos tempos contemporâneos, baseando-se na leitura bibliográfica (livros, noticias, Internet) se refletindo sobre o conteúdo abordado, por tal meio se verificará como os negros continuam sofrendo com a discriminação.

5. PROBLEMA

Diante da pergunta problema que se busca evidenciar, observa-se a seguinte questão: “Como e porque o racismo afro-brasileiro vem ocorrendo na Internet, e quais suas implicações na sociedade”?

           5. PROBLEMAS DA PESQUISA:

Como e porque o racismo afro-brasileiro vem ocorrendo na internet, e quais suas implicações na sociedade.

6.1 OBJETIVO GERAL

Investigar casos do uso da internet e redes de comunicação utilizados de forma ilícita para ferir, injuriar racialmente e discriminar o individuo negro.  

6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar e examinar o fenômeno das condutas delituosas realizadas pela internet.

Apresentar por meio de pesquisa bibliográfica o desenvolvimento do racismo para com negros desde a época escravocrata até os tempos contemporâneos, e sua  repercussão na internet.

7. JUSTIFICATIVA

Com o crescimento demasiado da utilização da Internet e das redes sociais, a mesma ainda não está ao alcance de todos. A classe popular ainda apresenta muita dificuldade para aderir esse meio, o que é insatisfatório pois essa tecnologia é capaz de ampliar as relações e o contato da população com outros indivíduos e grupos.

Para tal, o estudo sobre o racismo se faz necessário buscando-se analisar a mídia por meio da Internet, para melhor compreensão desse fenômeno do racismo, pois milhares de pessoas ao redor do mundo vêm se expressando e compartilhando seus pensamentos e idéias; entretanto essa livre expressão vem forjada com comentários depreciativos e maliciosos, para tal, sites como Safernet vem constantemente recebendo denúncias de casos de racismo e ciberbullying, em 2015 já foram registrados diversos atendimentos, sendo 265 casos de ciberbullying, e 235 casos de crimes de ódio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (215 Kb)   docx (88.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com