TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud Alem da Alma

Por:   •  13/5/2016  •  Resenha  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL

CURSO: ENFERMAGEM

DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM

PROFESSORA: MARIA AURELINA MACHADO DE OLIVEIRA

FRANCISCO DE ASSIS VIANA DOS SANTOS

FREUD ALÉM DA ALMA

FLORIANO-PI

2016

FREUD ALÉM DA ALMA

O filme inicia se inicia no local onde Freud realizava sua residência medica, como primeira cena que retrata uma visão da psicologia é a de uma paciente, a qual é identificada com os sintomas de histeria, a qual avia sido examinada por Freud. Freud é duramente criticado por seu professor o qual diz que a senhora que esta no leito apresenta apenas uma insinuação, e que todos os sintomas que Freud descreveu não passavam de uma historia sem fundamentos.

Com o fim da sua residência, Freud ganha uma bolsa de estudos em Paris onde tem aulas com o medico Jean Charcot, que ensina a pratica da hipnose para tratar as pessoas que se apresentam com histeria. O medico Charcot, demostra que a histeria é causada por uma grande emoção (susto), que o paciente tenha passado, e que a pesar do fato perturbador ter ocorrido há muito tempo ele permanece guardado na memoria de quem o sofreu, como se fosse uma lembrança recente, e quando os pacientes estão sobre o efeito da hipnose eles se esquecem de sua moléstia, porem quando o efeito da hipnose termina eles permanecem com o quadro de histeria.

Com essa descoberta Freud começa a questionar sobre a existência de outra dimensão humana, dimensão essa desconhecida que ele da o nome de inconsciente, qual guarda os fatos ocorridos, ou os que foram reprimidos.

Após o fim dessa bolsa de estudo, Freud volta a Viena onde apresenta seu artigo, no qual ele fala da descoberta da possível causa da histeria, e como tal síndrome poderia ser tratada. Porém a sociedade medica da época, despreza sua teoria, e a critica falando que hipnose não é uma pratica medica, e que seu estudo não passa de uma fraude. Porém o medico e cientista, renomado da época, Josef Breuer (BOCK, 2009), entenreça-se pela sua teoria, e diz ser um pesquisador dessa área, que até então era desprezada pelos médicos da época, que mais tarde recebe o nome de psicologia.

Freud embora as críticas sofridas, continua suas investigações na unidade hospitalar a qual se formou, porém sofre bastante perseguição por parte do diretor da unidade de saúde, o qual foi também seu professor no período de residência. Tal perseguição faz com que Freud perca o emprego, pois ele realizava praticas de hipnose, e a mesma era proibida na unidade hospitalar.

Em tal situação Freud é convidado por Breuer, para participa de um projeto no qual ele estava trabalhando, projeto esse que procurava encontrar uma maneira de trata ou descobrir qual a causa da histeria, na época chamada de doença de mulher. Inicialmente eles fazem uso de práticas das hipnóticas, e com tal pratica descobrem que após o paciente que sofre de histeria, compartilhar o fato ou situação perturbadora o mesmo livra-se, não em um passe de magica, dos sintomas a qual sofria.

Com essa observação, utilizando praticas hipnóticas, Freud e Breuer descobrem que a resistência e a repressão dos sentimentos e/ou desejos, são as causadoras da histeria. E para trata tal síndrome era preciso apenas que o paciente compartilha-se tal sentimento ou deseja reprimindo no inocente.

Tal teoria é explicada por Breuer da seguinte forma, “as emoções, sentimentos e desejos, são como a fumaça em um corredor com a porta fechada, com o passar do tempo, a fumaça sem lugar para sai, preenche todo o cômodo...” compreende-se com tal justificativa que, com o passar do tempo os sentimentos que em algum monto foram reprimido chega um ponto que precisa ser liberado, pois toma conta do nosso inconsciente. Breuer explica que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com