TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud Além da Alma

Por:   •  4/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

Freud, além da alma

     O filme começa com a seguinte frase de abertura: “Desde a antiguidade, houve três grandes mudanças na ideia do homem sobre si mesmo”, sendo elas o Heliocentrismo de Copérnico, Teoria da Evolução de Darwin e a descoberta do inconsciente por Freud. Ele conta a jornada do jovem medico Sigmund Freud em sua busca pela compreensão da mente humana, sem saber que hoje seus trabalhos têm valores inestimados para a ciência e entendimento do comportamento, sendo considerado o pai da psicanalise.

     Freud foi um médico neurologista, e no começo do filme ele interna uma mulher com sintomas de histeria. A paciente possuía paralisia e cegueira, porém não havia indícios de lesões físicas para comprovar; o jovem medico foi humilhado e desmerecido por seus colegas, que acreditam numa atuação da mulher em busca de atenção. Ele não está feliz e satisfeito trabalhando no hospital, então decide ir a Paris, em busca do Dr. Charcot, um médico que estudava a mente humana e o uso de hipnoses com pessoas histéricas.

     Charcot começa sua palestra definindo o que se acreditava sobre a histeria; doença exclusiva de mulheres, infecciosa, porém sem germes, uma encarnação de demônios, e deveria ter sintomas orgânicos. O doutor apresenta dois pacientes para contraria os antigos conceitos e, mostrar sua teoria. Jeanne, uma mulher com paralisia histérica a seis anos e Servaint, um homem com tremedeira e cegueira. Ele demostra a hipnose como forma de amenizar os sintomas da histeria e afirma que ela seria causada por ideias presas a mente, como uma doença não orgânica. E nesta palestra, Freud decide se aprofundar nos estudos sobre essas ideias.

     Freud se apresenta no concelho de médicos, trazendo sua iniciação nos estudos sobre a mente e o uso da hipnose, porém, novamente, é humilhado e desmoralizado por seus colegas, por não acreditarem nos meios hipnóticos e dizer ser arte das trevas. Ele é abordado por Breuer, médico que acredita em seu potencial, ele lhe apresenta o caso de sua paciente que durante o transe hipnótico, fale frases sem ordem, Cecily. Breuer associa isso com uma casa cheia de fumaça, sem lugar por onde sair, até que ela encontra uma janelinha na despensa para escapar; esta janela seria como a válvula de escape do inconsciente, que seria ‘libertada’ e exposta através da hipnose.

     Freud e Breuer decidem fazer um acordo, para incentivo de seus estudos. E assim começa o contato do jovem psicanalista com o subconsciente de seus pacientes, usando a hipnose e a recordação de memórias. Em muitos casos, o tratamento foi eficiente e conseguiu amenizar os sintomas da histeria, mas para um paciente não houve solução. O filho de um general, havia atacado seu pai em estado histérico, e quando Freud foi investigar a motivação do jovem, agora em estado hipnótico, ele o vê acariciando um manequim num gesto romântico, vista como sua mãe. O psicanalista se assusta e decide tirar o jovem do transe, sem recordação nenhuma do que fez ou disse. A partir deste caso, ele começa a ter sonhos conturbados e decide se afastar um pouco de seus estudos.

     Após um tempo afastado, o jovem medico retorna ao seu estudo da psicologia e entrega sua teoria ao amigo, sobre o inconsciente e a sexualidade. Seu companheiro não aprova muito, porém o permite aprofundar seus estudos para que surja uma explicação.

     Devido a algumas complicações externas, Breuer passa sua paciente, Cecily, para Freud. Ela é a representação cinematográfica de várias pacientes que Sigmund teve ao longo de seus estudos. Por um momento, a paciente obteve cegueira em decorrência da histeria, e Freud se aprofunda no questionamento sobre a morte do pai da jovem, descobrindo a verdade reprimida pela jovem, o que a faz enxergar novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com