TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Castigo ou Qualidade de Vida

Por:   •  27/8/2018  •  Artigo  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

PSICOLOGIA

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

ALUNOS

JESSICA SOUZA SANTOS                 RA 8409804803

SARINALINE GAUTÉRIO                RA 8410165351

CASTIGO OU QUALIDADE DE VIDA

PROF.ª   NÁDIA ZOE UARTHE

RIO GRANDE

2016

CRÍTICA

Castigo ou qualidade de vida, fala das queixas negativas pelo trabalho. Desde a antiguidade e até nos dias atuais o trabalho é uma questão de status social, todos nós almejamos um bom trabalho onde seremos prestigiados e valorizados mas infelizmente nem sempre é isso que acontece.

Ainda nos dias atuais a exploração, a escravidão de forma não direta, ainda existe, muitas pessoas pelo meio social, pela falta de oportunidade, ficam à mercê de lugares onde a exploração e falta de respeito com o ser humano existe.

Dados de uma Associação de Psicologia dos Estados Unidos, publicados no artigo da revista Quartz revelam que 75% dos trabalhadores americanos consideram seus chefes a maior razão de estresse de trabalho. Contudo, 59% dessas pessoas não largariam seu emprego mesmo infelizes. Dados mostram que as pessoas arrumam uma maneira de se conformar com seus empregos, por motivos de necessidade pois acabam sendo mais favorecidas economicamente e por isso acabam se tornado escravas dos seus trabalhos e também do sistema pois o avanço tecnológico faz com que essas pessoas queiram cada dia mais adquirir novas máquinas.

Ambos, acabam enfraquecendo a saúde mental e física, fazendo sua produtividade profissional e felicidade caírem gradativamente, o autor Moscovici evidencia que vários aspectos sociais são importantes para assegurar e manter a saúde, como cuidar alimentação, fazer atividade física, ter boas amizades em seu local de trabalho. A obra de The hidden diemension, de Edward Hall fala sobre o que o ambiente organizacional traduz e trouxe grande interesse para estudos psicológicos. Trabalhar em um ambiente agradável faz grande diferença na vida das pessoas, O autor Moscovi também fala quando o trabalho é fonte de prazer e satisfação, fala quando perdemos o emprego, ou até mesmo por motivo de doenças ou férias, ficamos afastados do trabalho e sentimos falta, é como se fosse parte de nós, do nosso cotidiano. Por exemplo ele cita a sonhada aposentadoria, que na verdade não é como idealizamos pois trabalhar da dignidade ao ser humano, nos torna membro ativo.

Freud já dizia que para termos uma vida equilibrada, resumia estar bem no amor e trabalho, ou seja quando a gente faz algo pra alguém e recebemos algo positivo em troca os sentimentos funcionam de maneira harmônica, é uma troca. A empresa no entanto deve ter como responsabilidade o bem estar do seu funcionário e sua qualidade de vida. O ambiente de trabalho o ambiente psicossocial reconhecimento, tratamento e estímulos assim tendo como retorno mais lucro mais produtividade e qualidade de vida no trabalho.

Concluímos a partir desse estudo, que existe inúmeros fatores que contribuem para que o trabalho acabe interferido na vida pessoal do trabalhador, assim prejudicando ou melhorando sua qualidade de vida.

Sabemos que o trabalho não somente é necessário mas essencial para nossa sobrevivência e também para nos manter ativos em um mundo tão capitalista, assim sabemos que é de suma importância o trabalho na vida do ser humano até mesmo para uma inclusão a sociedade. Não devemos esquecer que o trabalho também é importante para nosso desenvolvimento pessoal, como diz aquele velho ditado, ‘’ O TRABALHO ENOBRECE O HOMEM’ ’.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com