TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Construindo Indisciplina Escolar Versão Final

Por:   •  16/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.059 Palavras (9 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP – CHÁCARA SANTO ANTÔNIO II

CURSO DE PSICOLOGIA[pic 1]

                         

SÃO PAULO – SP

2022

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP – CHÁCARA SANTO ANTÔNIO II

CURSO DE PSICOLOGIA

     

                                 

                                 Período Noturno – 6° Semestre – Turma: PS6Q07

 INDISCIPLINA ESCOLAR

 

 

Trabalho elaborado com o requisito parcial para avaliação da disciplina Psicologia Escolar do Curso de Psicologia

sob orientação do Professor Luciano de Macedo

Palavras-chave: Indisciplina Escolar, Violência, Família, Escola.

2022

SUMÁRIO

1.0– INTRODUÇÃO        4

1.1 - APRESENTAÇÃO        5

1.2 – LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO        5

1.3 - OBJETIVO GERAL        6

1.4 - HIPÓTESES        6

1.5 – JUSTIFICATIVA        6

2.0 – MÉTODOS        7

2.1 - SUJEITOS        7

2.3 – APARATOS DE PESQUISA        7

2.4 – PROCEDIMENTOS PARA COLETAS DE DADOS        7

2.5 - RESSALVAS E ÉTICAS        8

2.6 - ANÁLISE DE DADOS        8

2. 7 – ENTREVISTA        8

3.0 – CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

4.0 - BIBLIOGRAFIA        10

5.0 - ANEXOS        11

5.1 – ANEXOS        12

1.0– INTRODUÇÃO

A indisciplina é conhecida e tratada como o contrário a disciplina, que um comportamento inadequado, rebeldia, desacato e até mesmo considerado falta de educação.

O papel da escola passa a ser mais significativo ainda, uma vez que lida com um saber que muitas vezes precisa ser repensado, reavaliado e reestruturado sendo uma questão de analisar quais fatores ocorrem na vida do indivíduo dentro da sua família e dentro da sala de aula.

Uma das questões mais discutidas na vida escolar é a indisciplina, que causa muita controvérsia e dificilmente se chega a uma conclusão. Um dos passos importantes a serem traçados é a realização de uma análise na raiz do problema, pois, é a partir daí que se conhecem os motivos que levam os indivíduos a comportar de forma indisciplinada.

Antes de julgarmos os comportamentos de alguns indivíduos é necessário verificar a realidade da escola, da família, do social e psico entre outros. As indisciplinas muitas vezes, e uma forma de mostrar sua existência ao mundo.

Em diversos casos o sujeito tem a intenção de apenas ser ouvido, então para muitos alunos indisciplinados a rebeldia é uma forma de expressão.

Muitas escolas não oferecem espaços adequados para a prática de esportes, atividades ao ar livre e para brincadeiras, o espaço escolar fica limitado somente a sala de aula e como as crianças e adolescentes detêm de muita energia, a falta de locais para “descarregar” essa energia conduz a atitudes de indisciplina.

Outro aspecto de grande relevância é a família, problemas de diversas ordens podem acarretar a disciplina escolar, havendo possibilidades de alunos conviverem em lares desestruturados onde os pais não produzem um ambiente de respeito e que são transferem o que passam em casa para o ambiente escolar.

Além disso, problemas psicológicos e sociais atingem diretamente o rendimento escolar, mais precisamente no fenômeno da indisciplina que se tornou, nos últimos anos, um dos principais problemas da educação no Brasil.

A indisciplina cresce constantemente, produto de uma sociedade na qual os valores humanos tais como respeito, amor, compreensão, fraternidade, valorização da família entre outros foram ignorados. A indisciplina escolar é um desafio para os alunos, escola e família, pois prejudica o aprendizado próprio e atrapalha aos demais, construindo as relações sociais.

Existem pontos importantes para entender as causas e consequências dessa situação como por exemplo, a realidade que a escola apresenta aos seus estudantes, o ambiente familiar, a forma como os indivíduos lidam com suas emoções, o contexto social em que estão inseridos. O que mais acreditamos estarem relacionados ao contexto escolar são a falta de interesse nas aulas, a dificuldade de dosar as ações contra a indisciplina e a violência gerada por violência sofrida.

1.1 - APRESENTAÇÃO

Este trabalho é resultado das atividades oferecidas pelos cursos de Pesquisa em Psicologia Escolar do programa de Graduação em Psicologia da universidade Paulista - UNIP. Seu objetivo é compreender os eventos e processos psicológicos decorrentes das relações sociais centradas nos problemas escolares. Aumentar os recursos para a implementação de princípios e estratégias de intervenção defronte aos problemas escolares a partir de perspectivas críticas dos conteúdos escolares. O grupo decidiu trabalhar com alunos e professores de uma instituição particular de ensino chamada Colégio São Francisco de Assis. Temos trabalhado questões relacionadas com a indisciplina dos alunos no contexto escolar e a relação com o aprendizado

1.2 – LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

O objetivo básico do papel do psicólogo escolar é “ajudar a aumentar a qualidade e a eficiência do processo educacional através dos conhecimentos psicológicos” e a indisciplina no contexto escolar relaciona-se ao não cumprimento de regras postas pela escola como imprescindíveis ao seu funcionamento. E, evidentemente, a disciplina está se referindo às regras que os adultos, responsáveis pela escola, impõem aos alunos, crendo ser essencial a sua obediência a fim de garantir um eficiente aprendizado. Assim, "para cada escola e para cada professor esse princípio será traduzido de diferentes modos" (Bock, Furtado & Teixeira, 2008, p. 275).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (442.7 Kb)   docx (608.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com