TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Freud Além da Alma

Por:   •  26/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Cambury

Aluno : Marcos Vinicius Lopes Silva  PS04M1

Profª Carolina Martins

Freud Além da Alma

Em uma época de tratamentos médicos convencionais e agressivos, onde pacientes, em sua maioria mulheres e que eram taxadas como atrizes em busca de atenção, Freud enxergava a histeria com outro olhar, parte para Paris, onde Charcot conduzia experiências para o tratamento de histeria com o uso de hipnose. Freud então começa a defender a existência de um campo na mente humana, onde pensamentos desconhecidos são armazenados e influenciam o modo como o ser humano age durante a vida, nascia assim a teoria do inconsciente. O inconsciente seria o deposito de emoções, pensamentos e memórias reprimidas, e que mesmo desconhecidas trazem reações físicas influenciando o comportamento humano. Através da hipnose há a possibilidade de acessar memórias escondidas e assim se descobrir como e onde os sintomas da histeria começaram. Empregando a técnica de associação livre de palavras, a busca por significados ocultos e a conexão de fatos, símbolos e palavras, o encorajamento a buscar cada detalhe, por mais absurdo e vergonhoso que seja, mas que analisados e unidos mostrariam sentido e a compreensão do desconhecido. Freud logo associa experiencias infantis sexuais e reprimidas à raiz da neurose e histeria. Experiencias reais ou desejos sexuais reprimidos seriam a causa dos males, o desejo sexual aflorava e suas pacientes associavam sua presença masculina e de prestigio a de sua figura paterna, e assim demostravam desejo a ele.

        Em 1896 com a morte de seu pai, Freud atormentado por sentimentos dolorosos e confusos decide aplicar em si mesmo a técnica de análise, iniciava assim uma viagem consciente a seu próprio inconsciente, nasce então a teoria de que todas as crianças nutrem um amor e ódio por seus pais, fato que o próprio Freud vive em sua infância e que estaria relacionado aos conflitos recorrentes com as lembranças paternas. Há a suposição de que ele havia sofrido abuso pelo pai, trazendo assim conflitos internos que se refletiam externamente, porém mais tarde esclarecido de que na verdade, disputara ele a atenção da mãe com o pai,  fato esse denominado “Complexo de Édipo”, que consiste na teoria de que a mãe seria o nosso primeiro amor e o pai o nosso primeiro inimigo entre os 3 e 5 anos de idade, então se instala  um ciúme do filho para a figura masculina paterna disputando a atenção da mãe. A teoria do Complexo de Édipo trouxe conflitos, suposições, mas também trouxeram a clareza de que a sexualidade se inicia naturalmente na infância, ideia essa que não foi bem aceita na Conselho de Neurologia de Viena. O enfretamento de Freud aos seus conflitos mais internos trouxeram contribuições que mudaram o modo como o homem compreendia e classificava a mente, em uma  época onde se acreditava que o homem era senhor de suas vontades a descoberta do inconsciente veio para mostrar o contrário, agimos e somos influenciados pelo poder de uma teia de conexões ainda que desconhecidas, são verídicas e podem ser acessadas pelo poder da análise.

Faculdade Cambury

Aluno : Marcos Vinicius Lopes Silva  PS04M1

Profª Carolina Martins

Ponto de Mutação

O debate entre diferentes mentes, nos permite acompanhar suas visões únicas de mundo e como suas visões dos campos da história e da ciência estão interligadas, a visão de cada personagem enriquece a visão do outro. As conexões de pensamento nos permitem compreender que não devemos ver as pessoas e o mundo, independente uns dos outros, tudo está interligado e uma interfere em outra. Pode-se questionar a visão mecanicista, percebendo que ela pode não ser tão favorável as empresas, que focam apenas no serviço, prejudicando ambiente organizacional, e em contrapartida observar se a visão holística é realmente favorável tanto aos trabalhadores quanto as organizações, observando que tudo é interligado, assim como também as pessoas e seus problemas e necessidades, que não é apenas a "parte" ou "fragmento" que devem ser solucionados, mas que a solução deve se partir do pensamento de um "todo".

 O filme nos mostra que o mundo necessita de uma nova forma de visão, uma visão integrativa, um novo sistema que pense em práticas pensadas a longo prazo, e nos faz refletir o significado das coisas, buscar evolução, aguçar a visão crítica, buscar compreender que o mundo é uma conexão de tudo.  Entrando no campo da medicina, não seria melhor se buscassem as causas dos problemas mais a fundo, ao invés de buscar somente uma solução imediata que logo se materializaria em outra região? Assim deve-se caminhar a Psicologia, não tratar somente os sintomas, mas as causas dos males, o que causou? Por que causou? Se prevenirmos aqui, como um todo, pouparemos dos males mais adiante.

Faculdade Cambury

Aluno : Marcos Vinicius Lopes Silva  PS04M1

Profª Carolina Martins

Noções Básicas de Psicanálise – Os Impulsos

Impulsos são forças instintivas que dizem respeito a funções psíquicas e com a percepção, na literatura psicanalítica também são denominados como instintos, instinto no senso comum é o que usamos para nomear os impulsos predeterminados das outras classes animais. O instinto é uma capacidade imediata de agir a estímulos, pode se dizer que é uma reação do inconsciente, o impulso no ser humano é mediada pelo “ego”, o ego é uma parte da mente que busca o equilíbrio dos impulsos, trabalhando tanto no consciente quanto no inconsciente. O impulso no homem é um constituinte psíquico, determinado geneticamente e em ação, produz um estado de excitação psíquica ou tensão, há então a busca pela cessação da excitação através da gratificação. Freud presumiu que existe uma energia psíquica que constitui uma parte dos impulsos, ou que deriva deles, essa energia canalizada se chama “catexia”, quanto maior a catexia, mais importante é o objeto ao qual a energia canalizada. Freud em sua primeira formulação dividiu os impulsos em sexual e de autoconservação, durante anos as manifestações instintivas foram representadas como parte, ou derivadas do impulso sexual, o estudo do sadismo e masoquismo, conduziu Freud a revisar suas teorias, em 1920 Freud formula a teoria dos impulsos, teoria essa onde ele explicara os aspectos instintivos mentais  e presumindo a existência de dois impulsos, o impulso sexual e o agressivo. A teoria dos impulsos sugere que em todas as infestações instintivas pode-se observar ambos os impulsos, sexual e agressivo, e que eles se encontram mesclados, não necessariamente em iguais quantidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com