TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Freud Além da Alma

Por:   •  17/1/2024  •  Dissertação  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Freud Além da Alma

Thalita de Oliveira Leme

Introdução a Psicanálise I e II


Freud Além da Alma é um filme um tanto curioso que reflete a vida e as ideias de Freud. O filme, dirigido por John Huston e estrelado por Montgomery Clift no papel de Freud, na minha visão mostra os momentos mais marcantes da carreira e da evolução do pensamento de Freud. E, ao assistir ao filme, algumas coisas se destacam, e me chamam a atenção permitindo uma reflexão sobre a psicanálise e a vida de Freud.

O filme começa mostrando Freud como um médico neuro, que trabalha em um hospital psiquiátrico e começa a observar casos de histeria. Essas observações são um ponto de partida para sua jornada na compreensão da mente humana. Ele fica intrigado com a aparente falta de causas físicas para os sintomas das pacientes histéricas.

Então Jean-Martin Charcot, um médico que também era neurologista, é representado como influência dos inícios das ideias de Freud. Charcot utilizava da hipnose como uma terapia ou técnica terapêutica, o que a meu ver instiga Freud a se aprofundar ainda mais no papel do
inconsciente na formação desses sintomas.

Acompanhando o colega médico Dr. Breuer em suas observações clínicas que também colabora em pesquisas sobre a histeria, o filme mostra Freud gradualmente desenvolvendo

uma noção do inconsciente como um “reservatório” de pensamentos, desejos, sentimentos ou memórias reprimidas, comparando a uma célula de defesa do corpo, nessa comparação ele começa a perceber que muitos sintomas e comportamentos são influenciados por forças ocultas no interior da mente, algo como uma célula que defende o corpo de uma infecção, então ele questiona “E se a mente possui mecanismos de defesa para lidar com traumas e memórias que talvez não consigamos suportar/carregar?".

E então ele dá continuidade na análise do caso de sua principal paciente Cecily, que apresenta um quadro de cegueira histérica e paralisia das pernas. Freud então inicia a análise de Cecily com a técnica da hipnose, e assim na prática começa a entender que existiam mais meios de investigar esses traumas, como a escuta do consciente, quando ele interage com ela e tenta entender seus pensamentos, sentimentos e comportamentos conscientes. e não só a escuta por meio da hipnose, então foi aí que Freud desenvolveu o conceito da interpretação de sonhos. Freud começa a reconhecer que os sonhos são parte do inconsciente e que podem ser analisados para desvendar os conflitos e desejos reprimidos de uma pessoa. O filme mostra de uma forma ilustrativa a importância da análise de sonhos na prática do Freud.

O filme também mostra a maneira como Freud desenvolve sua teoria da sexualidade infantil e a libido que é como uma energia vital que impulsiona nossos desejos e motivações no dia a dia. Ele teve dificuldade em ser aceito quando falou que a nossa sexualidade é importante na maneira como nos tornamos quem somos. Conforme Freud criava suas teorias, o filme mostra que ele enfrentou muitos problemas tanto no trabalho quanto em sua vida pessoal. Seus colegas médicos não aceitaram bem suas ideias e isso criou problemas para ele. Além disso, suas ideias também afetaram seu relacionamento com sua esposa, Martha Bernays, o que foram motivos para Freud desanimar no meio desse processo, porém, ele continuou, porque a sede de entender a psique mental era maior.

Freud Além da Alma usa ideias da psicanálise de Freud para contar como suas teorias foram evoluídas ao longo do tempo. O filme simplifica e dramatiza, mas ainda nos mostra de forma interessante como as ideias psicanalíticas afetaram a vida e carreira de Freud.




Contudo concluo que grande parte do filme nos mostra a correlação dos assuntos aprendidos em aula da seguinte forma:

O consciente conforme já dito anteriormente é tratado por Freud analisando pacientes conscientes durante sessões de tratamento. Ele interage com eles e tenta entender seus pensamentos, sentimentos e comportamentos conscientes.

No meu ponto de vista o pré-consciente é evidenciado quando Freud explora pensamentos e memórias que estão entre o consciente e o inconsciente. A interpretação dos sonhos, por exemplo, pode revelar elementos dessas áreas da mente.

O inconsciente é central no filme, já que a psicanálise de Freud busca acessar e compreender os pensamentos e desejos reprimidos que residem nessa parte da mente.

O filme sem mencionar também nos mostra sobre as pulsões, que são instintos internos que motivam ou desmotivam o comportamento humano.

Freud analisa a sexualidade e desejos reprimidos em seus pacientes como parte desse conceito. A sexualidade também é um tema central no filme e afeta os sintomas e a psicologia dos pacientes de maneira significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (198.6 Kb)   docx (134.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com