TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Freud e a Educação

Por:   •  2/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 2

[Sobrenome]

Caroline Angélica Ferreira Gonçalves

Worney Britto

Psicologia noturno

25/05/2023

A educação para Freud

Freud e a educação. Para Freud a educação não diz de algo novo No processo ensino aprendizagem e sim que a Educação é impossível.

Com os estudos da histeria Freud postula a psicanálise que permeia pela educação da época 1895 onde vemos um tempo de total repressão das dimensões libidinais.

Já mais tarde para Freud o trauma, É identificado como benéfico no sentido do sujeito, a identificação do sujeito das suas vivências das suas reais capacidades do fator inconsciente e não da patologia.

Para Freud a educação da era que reprimia Pulsoes, Desejos expressões da libido cria alunos neuróticos neste sentido percebeu-se que era preciso deslocar do inconsciente para desenvolver o processo de ensino aprendizagem. Deslocar é a sublimação ou seja a passagem de algo sexual para outro não sexual.

Neste processo de aprendizagem atribuiu a psicanálise a linguagem como o marcador que aproxima o processo principalmente nas crianças. Onde o esforço da psicanálise voltasse para a reeduca ação dos alunos problemas. Hoje ainda vemos nos processos de ensino aprendizagem alunos que a realidade circundante essas características não de inclusão de incluir e sim de, Reduzir o aluno.

A transferência para Freud trata se de reedições e reduções das reações e fantasias que tornam-se conscientes mas com características de substituição a transferência na educação trata da relação através dos afetos inconscientes do aluno para o professor o inconsciente é de difícil acesso Aliado a natureza das defesas ou seja repetições resistências compulsões Aqui os afetos inconscientes do aluno torna a educação impossível.

Então para Freud, o conhecimento depende dessa transferência a relação entre professor e aluno onde o papel do professor é não impor e sim o reconhecimento de suas limitações Presentes principalmente por serem construções das relações com os primeiros objetos de sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com