TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Psicologia Organizacional e do Trabalho

Por:   •  29/6/2017  •  Exam  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

Pós Graduação Lato Sensu –PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL- MODULO II

Avaliação

Tema: Fundamentos da Psicologia Organizacional e do Trabalho

Respostas:

1) A politica organizacional é mais ativa (ocorre com maior frequência) nos níveis mais altos das organizações. Ocorre na condição da colocação dos interesses pessoais de alguém acima dos interesses da organização. Esse elemento de usar o poder para promover os interesses próprios de alguém distingue a politica organizacional das utilizações do poder aprovadas e aceitas pelas organizações. A atividade politica é provável ocorrer nessa ambiguidade – O administrador pode usar as seguintes técnicas para lidar com a politica organizacional:

• Esclarecer as expectativas do trabalho;

• Abrir o processo de comunicação;

• Seja um bom modelo de comportamento;

• Não ignore os participantes do jogo.

2) No treinamento em diversidade os administradores concentram-se em como recrutar e contratar uma força de trabalho mais diversificada, o treinamento focará em como integrar os novos empregados na força de trabalho existente e como despertar a consciência dos atuais empregados em relação aos benefícios da maior diversidade. O treinamento passa por etapas, onde, a primeira exige a consciência crescente de que as diferenças existem. A segunda concentra-se em como essas diferenças influenciam o trabalho em conjunto para que a tarefa se já realizada. A terceira foca em como essas diferenças podem ser empregadas para aumentar a produtividade sem tratar as pessoas injustamente.

3) A eficiência de um grupo pode ser melhorada quando há mais feedback do desempenho preciso e oportuno, incentivo e motivação para esforço coletivo, dividir responsabilidades pelos resultados globais, ter um objetivo em comum, proporcionar uma boa comunicação grupal, obter uma liderança coesa aumentando a expectativa de sucesso e chegada ao resultado desejado.

4) Concordo, porque a coesão envolve as forças totais que agem em seus membros, para permanecer no grupo, tornando assim, os membros mais motivados, produtivos, satisfeitos, autoconfiantes e com melhor comunicação, aumentando assim, a produtividade do grupo.

5) Observações, entrevistas, questionários, técnica do incidente critico e diários dos encarregados do cargo.

6) A qualidade e validade das entrevistas dependem muito do planejamento feito pelo entrevistador. Onde ele cria uma situação onde as respostas do informante sejam fidedignas e válidas. A situação em que é realizada a entrevista contribui muito para o seu sucesso, o entrevistador deve transmitir, acima de tudo, confiança ao informante. O entrevistador tem que colocar em sua entrevista direções que meçam o que ele realmente propõe a medir tornando-a mais valida e confiabilizada as necessidades da mesma.

7) Um centro de avaliação é definido como uma técnica multimétodos, multitrações e até mesmo multimídia. É uma série de exercícios individuais e em grupo dos quais vários candidatos participam enquanto estão sendo observados por diversos julgadores especialmente treinados. São projetados para proporcionar uma visão dos indivíduos executando trabalhos com comportamento critico. Os candidatos são solicitados a preencher uma série de testes e exercícios de avaliação e a comparecer a sessões de feedback, é empregado um amplo conjunto de métodos, que inclui várias entrevistas, exemplo de trabalho e simulações e muitos tipos de testes escritos de capacidade e atitudes. Podem ser avaliados grupos de aproximadamente 12 indivíduos, as atividades individuais e em grupo são avaliadas. Geralmente a equipe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com