TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Epidemiológicos

Por:   •  13/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

Glossário:

Fundamentos Epistemológicos:

  1. Psique: Alma, espirito, mente / na psicologia: psiquismo
  2. Epistemologia: Reflexão geral em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano, esp. nas relações que se estabelecem entre o sujeito indagativo e o objeto inerte, as duas polaridades tradicionais do processo cognitivo; teoria do conhecimento.
  3. Empirismo: Doutrina segundo a qual todo conhecimento provém unicamente da experiência, limitando-se ao que pode ser captado do mundo externo, pelos sentidos, ou do mundo subjetivo, pela introspecção, sendo ger. descartadas as verdades reveladas e transcendentes do misticismo, ou apriorísticas e inatas do racionalismo.
  4. Nativismo: Autoafirmação, revivescência, conservação, propagação das culturas dos povos ditos primitivos ou tribais, contra a aculturação.
  5. Renascimento: Renascimento ou Renascença é o nome dado ao movimento de reforma artística, literária e científica que teve origem no século XIV na Itália e se espalhou para o resto da Europa, estando em vigor até o século XVI.
  6. Elementista: Elementais é todo e qualquer espírito que se crê existir na natureza. ... Também são conhecidos como personagens fictícios, que representam seres da natureza e que seriam capazes de controlar os elementos e os representar.
  7. Otimista: Pessoa que busca enxergar tudo pelo lado bom; quem não desiste diante de grandes problemas ou adversidades
  8. Mecanismo: Combinação de peças para fazer funcionar, pôr em movimento um aparelho, um engenho; maquinismo.
  9. Funcionalismo: Classe dos funcionários públicos.
  10. Iluminismo: Movimento intelectual do seculo XVIII, caracterizado pela centralidade da ciência e da racionalidade crítica no questionamento filosófico, o que implica recusa a todas as formas de dogmatismo, esp. o das doutrinas políticas e religiosas tradicionais; Filosofia das Luzes, Ilustração, Esclarecimento, Século das Luzes
  11. Behaviorismo: Teoria e método de investigação psicológica que procura examinar do modo mais objetivo o comportamento humano e dos animais, com ênfase nos fatos objetivos (estímulos e reações), sem fazer recurso à introspecção.
  12. Reflexos: Que resulta de reflexão; refletido.
  13. Mensuração: Ato ou efeito de medir ou mensurar
  14. Gestalt: Teoria que considera os fenômenos psicológicos como totalidades organizadas, indivisíveis, articuladas, isto é, como configurações.
  15. Psicanalise: Método terapêutico criado por S. Freud, empregado em casos de neurose e psicose, que consiste fundamentalmente na interpretação, por um psicanalista, dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de um indivíduo, com base nas associações livres e na transferência.
  16. Personalidade: Qualidade ou condição de ser uma pessoa.
  17. Método metodologia: Ramo da lógica que se ocupa dos métodos das diferentes ciências.
  18. Sinapse: Local de contato entre neurônios, onde ocorre a transmissão de impulsos nervosos de uma célula para outra.
  19. Escolasticismo: Qualidade do que é escolástico.
  20. Suastica: símbolo religioso em forma de cruz cujas hastes têm as extremidades recurvas ou angulares (com a forma da letra grega maiúscula gama ) e que, entre brâmanes e budistas, representava a felicidade, a boa sorte, a saudação ou a salvação; cruz gamada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com