TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Psicológicos

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.738 Palavras (11 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Transtornos Psicológicos

Curso: Psicologia

Disciplina: Processos Psicológicos

Professor(a): Lauro

                           Nome: Cassius Marcelus Oliveira da Silva    RA: 6826494331

                           Nome: Fernando José Mendes Martins          RA: 665939395452

                           Nome: Max Warley Ferreira Silva                 RA: 6655381967

                           Nome: Nathalia Lídia Goes dos Santos          RA: 6821357302

                           Nome: Sandro dos Santos Silva                     RA: 6814008839

                           Nome: Thais da Silva Ferreira                        RA: 5800144274

                                               São José dos Campos  ___ de ______________      _____

Sumário

  1. Introdução..........................................................................................................  1
  2. Relatório/Filme................................................................................................... 2
  3. Relátório/Filme....................................................................................................3
  4. Relatório/Transtorno..........................................................................................4
  5. Relatorio/Transtorno..........................................................................................5
  6. Relatorio/Transtorno..........................................................................................6
  7. Conclusão..........................................................................................................   7
  8. Referências.......................................................................................................    8

Introdução

O presente trabalho se resume na importância para a identificação de aspectos discutidos na teoria com exemplos do nosso cotidiano que ilustrem os conceitos estudados e seja capaz de relaciona-los. No presente desafio, foi utilizado como exemplo, um filme “Uma Mente Brilhante”, onde será descrito todos os comportamentos emitidos pelo personagem, identificando o transtorno psicológico que o personagem possui.

Organizar os dados e informações obtidos tirados do filme, resultando em um relatório cientifico que apresenta os principais critérios diagnósticos de um determinado transtorno psicológico e que relacione este critério com os exemplos ilustrativo.

1

Relatório do Filme

O filme “Uma Mente Brilhante” narra a história de John Nash que é um estudante solitário na universidade e busca por sua ideia original, por isso não frequenta as aulas, Nash acredita que as aulas fazem perde a criatividade.

Os casos de alucinação de Nash, são narradas no filme quase o tempo todo, para uma melhor identificação das alucinações foram citados apenas trechos do filme para o melhor entendimento dos fatos ocorrido na vida de John Nash. Se feita uma relação de suas alucinações ao seu perfil é possível notar no filme que a maioria delas são características que Jon não tem, ou não desenvolveu ao longo de sua vida, criando então uma segunda visão daquilo que talvez ele quisesse ser ou desenvolver em sua personalidade.

Quando está em seu quarto, surge seu primeiro delírio e alucinação com pessoas, seu nome é Charles é importante analisar Charles como alguém que não tem nenhuma característica que possa compartilhar com Nash, são elas um cara que gosta de beber, doido, agitado, que não se preocupa com nada e principalmente sociável. Aspectos de John Nash que não foram desenvolvidos, e para isso ele surge, essa é a função de Charles. Integrar essas habilidades em relação ao social, e até a sentir prazer pelas coisas.

Outro alucinação que surge com exemplos de personalidade de Nash, é o irmão William quando John Nash vai para o pentágono decifrar um código ele tem uma alucinação visual, e que depois que ele sai do pentágono ela ainda continua. A função desse delírio pode ser pela questão de Nash sentir útil com sua inteligência, William vem como um mentor, como um guia para Nash no sentido de mostrar para ele até onde ele é capaz e fortalecer sua razão.

Charles tinha uma sobrinha que aparece para John Nash algum tempo depois, pode-se analisar essa criança como a emoção ou sentimento que não foi desenvolvido por Nash, pois sempre era frio com as pessoas ao seu redor, não demonstrava afeto algum, a qualquer pessoa, por ser um matemático sua lógica e razão, são bem desenvolvidos em contrapartida sua emoção não é muito elaborada.

Nash então encontra a mulher que futuramente seria sua esposa, na sala de aula, mesmo com seu perfil antissocial ela gostou de Jon, e decidiram se casar, quando John sai do casamento ele vê

2

o William olhando para ele, podemos supor a emoção que John estava sentindo naquele momento,                                                                                                                                                      

 e o aparecimento dele para a apresentação do sentimento sentido naquele momento por John.

John imaginava que seu trabalho era ler revistas e encontrar códigos, não passava de mais um delírio que ele tinha, mas acabou fugindo do controle quando John a fase aguda de sua esquizofrenia aumenta seu delírio e foge de uma palestra que estava ministrando. E logo é medicado no hospital psiquiátrico e é nesse espaço que Jon tem a consciência que aquilo que viveu não foi real, e passa por uma série de tratamento de choques.

Logo após ele volta pra casa, fica apático e alienado, não consegue fazer nada socialmente, e por isso acaba deixando de tomar os remédios e novamente surge sua paranoia de ser espião. Sua mulher descobre uma casinha que tinham no fundo de sua casa muitos recortes e revistas grifadas e percebe que John não está tomando os remédios corretamente, e quando ela volta em sua casa, John deixa a banheira enchendo de água com a criança dentro. Sua esposa decide ligar para o psiquiatra e John tentando defender ela de seu delírio acaba empurrando. Mesmo assim ela decide ficar e diz a John que ela não é um delírio. Depois desse momento com sua esposa John se integra a consciência do que é real e o é imaginário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com