TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Psicológicos Básicos

Por:   •  23/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Curso de Psicologia

Jéssica Cristina Ribeiro dos Santos – RA: B7090E-6

“Memória”

        

GOIÂNIA

Agosto/2020

Jéssica Cristina Ribeiro dos Santos – RA: B7090E-6

“Memória”

Trabalho apresentado à disciplina Processos Psicológicos Básicos, para aquisição da nota de APS, na referida disciplina do curso de Psicologia, sob orientação do professor Leonardo Guimarães, da Universidade Paulista, Campus Flamboyant/Goiânia.

GOIÂNIA

Agosto/ 2020

Introdução

O foco deste trabalho é aperfeiçoar os conhecimentos em relação a memória. A memória é um dos aspectos mais importantes relacionados a nossa existência visto que a mesma determina quem somos e quem seremos. O agrupamento de memorias de cada indivíduo influencia fortemente em sua personalidade, por este motivo somos seres únicos mesmo que vivenciamos a mesma lembrança que outra pessoa a forma com a qual armazenamos esta memoria se dá de forma diferente.

Segundo os autores Baddeley, Anderson e Eysenck (2011), a memória é complexa e cheia de múltiplas codificações que permitem o armazenamento de informações e esses mesmos codificadores são os responsáveis pela recuperação de informações as quais se haviam perdido.

 A memória é um dos processos psicológicos básicos, que são as caracterizadas pelas funções mentais, além da memória temos outras funções como sensação, a percepção, linguagem, aprendizagem e outros. Todos esses processos são adquiridos pelo indivíduo através de suas vivências e experiências no dia a dia.

A memória pode ser compreendida como um conjunto de elementos que permite conservar informações através do tempo. Considera-se um dos processos psicológicos mais influente, pois é a partir dele que acumulamos nossas experiências, construindo o que somos e o que seremos.

A memória

A memória exprime a capacidade de conservar a informação dentro de um conjunto de elementos que reservam estas informações, de maneira que a mesma possa ser acessada. A memória é dividida em três estágios diferentes, que são a codificação, armazenamento ou retenção e recuperação ou recordação. Caso haja um mal funcionamento desses estágios haverá o esquecimento.

Na codificação os dados sensoriais são transformados em uma representação mental, no armazenamento ou retenção a pessoa retém a informação codificada na memória, na recuperação ou recordação a pessoa usa a informação que foi armazenada na memória.

“No processo de codificação, ocorre a formação de um código na memória. Trata-se de um processo ativo, que requer atenção seletiva” (Weiten, 2002). “No processo de armazenagem, a informação é mantida na memória. Há diferentes teorias sobre como esse processo ocorre. O modelo mais conhecido postula que existem três tipos de armazenagens na memória: memória sensorial, de curto prazo e de longo prazo” (Weiten, 2002; Sternberg, 2008).

De acordo com o autor Pavão (2008), são diversas as pesquisas sobre memória e dentre os pesquisadores o William James (1842 – 1910), destaca a ideia de que a psicologia cientifica tem várias concepções de memória que ainda nos dias de hoje são atuais. Nos dias atuais os estudos sobre a memória atraem diversos pesquisadores, por diversos aspectos e dentre estes aspectos se destaca a aprendizagem escolar.

A memória humana é um sistema cognitivo complexo, que se expressa em diferentes trajetos, enviando a memória humana em várias "repartições", que são memória de curto prazo, memória de longo prazo, memória anterógrada e retrógrada, memória declarativa e não-declarativa, memória episódica, memória semântica.

A memória de curto prazo nada mais é que a capacidade de relembrar informações no momento e após sua exibição. Esse tipo de memória é limitado, após um determinado tempo ela é esquecida.

“Este tipo de memória é utilizado quando é preciso conservar informações por um período de tempo breve (Dibo, 2004), mantendo-as de uma forma altamente acessível, de fácil e hábil evocação” (Vieira e Koenig, 2002).

A memória de longo prazo diz respeito a capacidade de relembrar informações em um maior espaço de tempo e em capacidade extremamente grande, o que permite a mesma reter informações por tempo indeterminado, sem necessidade de reforço.

A memória anterógrada é a capacidade que o indivíduo tem de armazenar informações novas a partir de um momento especifico já a memória retrógrada é a capacidade de o indivíduo se lembrar de acontecimentos que ocorreram antes de um momento específico no tempo.

        A memória recente e remota são duas subdivisões da memória retrógrada. A memória recente são as informações adquiridas em pouco tempo, como as memórias de dias ou semanas e a memória remota são as informações adquiridas há meses ou anos.

A memória declarativa e o adquirimento de experiências e informações sobre eventos é a memória diretamente alcançável a consciência, podendo ser assim “declarada". A memória não-declarativa são as várias formas de memória não diretamente alcançáveis pela consciência.

“Este tipo de memória de longa duração, ou longo prazo, refere-se à lembrança consciente de experiências prévias, que requer evocação intencional da informação armazenada”. (Graf e Schacter, 1985; Schacter, 1987, apud Abreu, 2000).

A memória episódica é um subtipo da memória declarativa, esse tipo de memória diz respeito a memória de um determinado local e momento.

“A memória episódica é também afetada no envelhecimento patológico, principalmente nas demências”. (Dibo, 2004).

A memória semântica é um segundo tipo de memória declarativa, que diz respeito ao conhecimento geral de fatos ou informações que não estão ligados a um contexto específico. É aplicada a novos contextos, esta memória não está relacionada no tempo ou espaço, é um conhecimento livre de contexto. A memória semântica é aprendida pela repetição.

A memória não é só o armazenamento de conhecimento, mas também uma impulsionadora da imaginação, interpretação, entre outros, nos quais colaboram para que seja recordado pelo indivíduo. A memória é a habilidade que o ser humano tem de conservar e relembrar mentalmente, vivências, fatos, sensações e pensamentos experimentados em determinado tempo, o armazenamento de habilidades aprendida ou de informação e em situações do dia a dia, os adultos e os idosos, podem ter algumas dificuldades de recuperação de memória, em especial os idosos devido as consequências do envelhecimento, a diminuição da  memória tem também outras influencias como genética, fatores ambientais, vivências, caráter e personalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com