TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Transtornos Alimentares

Por:   •  12/8/2021  •  Resenha  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Transtornos Alimentares

A cada ano milhões de pessoas desenvolvem graves transtornos do comportamento alimentar, colocando, nesse processo, sua saúde e em muitos casos, suas vidas em risco. Cerca de 90% desses casos são de adolescentes e mulheres jovens, maioria explicada, pela busca por padrões de beleza e estética socialmente impostos, pela moda, mídia, mundo fitness, que, muitas vezes, refletem um padrão de beleza irrealista e destrutivo, já que reforçam, a todo momento, que beleza, sucesso, autoestima e felicidade estão condicionados a um contorno magro e perfeito. É claro que os fatores de risco não são somente os descritos acima, somam-se a eles fatores como os da personalidade, genéticos, ambientais, metabólicos e psicológicos.

Mas então o que seria um transtorno alimentar?

Os transtornos alimentares são condições graves relacionadas a comportamentos alimentares persistentes que afetam negativamente sua saúde, suas emoções e sua capacidade de funcionar em áreas importantes da vida.

Classificação

Nesses contexto, estão classificados os casos de transtornos restritivos, ou seja, que de alguma forma buscam reduzir a ingestão ou absorção dos alimentos com intuito da perda ou manutenção do peso, sendo a anorexia nervosa e bulimia nervosa, os transtornos restritivos mais comuns. Existem ainda, nessa classificação, o distúrbio de ruminação e transtorno de ingestão alimentar evitativa/restritiva, porém, com características diferentes dos citados anteriormente, já que não existe, nesses casos, intuito de perda ou manutenção de peso proposital.  

No outro lado desse prisma, temos o que é chamado de o transtorno compulsivo, que tem como característica básica o consumo de alimentos de forma descontrolada e em grande quantidade, mesmo que já se esteja saciado e não haja necessidade de alimentar-se.

O fato é que, seja qual for o aspecto do transtorno, todos representam grande risco à saúde física e mental, já que no caso dos restritivos existe a possibilidade de prejuízo à saúde, desnutrição e até morte, nos casos mais graves e, no caso dos compulsivos, o risco de desenvolvimento da obesidade e suas complicações, sem contar as implicações psicológicas oriundas dessas condições, o que, por si só, representam grande sofrimento ao indivíduo acometido por tal psicopatologia.

Acompanhe os próximos posts, pois neles falaremos mais especificamente de cada um dos transtornos alimentares, suas características, diagnóstico e tratamento.

E lembre-se... Mens Sana in Corpore Sano!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com