TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS

Por:   •  20/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

Amanda Paz de Lima. RA: n11076-7

Fabiano Carvalho Costa Monteiro de Lima. RA: n765gf0

Nassif Vinicius Chaluppe B. Oliveira. RA: d053ag0

Victor Ed ler Martins. RA: c924237

Tuani Pereira de Oliveira Ruas. RA: n977eb9

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS

Emoção

SÃO PAULO

Novembro 2016

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

Amanda Paz de Lima. RA: n11076-7

Fabiano Carvalho Costa Monteiro de Lima. RA: n765gf0

Nassif Vinicius Chaluppe B. Oliveira. RA: d053ag0

Victor Ed ler Martins. RA: c924237

Tuani Pereira de Oliveira Ruas. RA: n977eb9

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS

Emoção

             Orientadora: Vanda Lúcia Vitoriano.

SÃO PAULO

Novembro 2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..............................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO..................................................................................05

3. TERMOS DE CONSENTIMENTO ……………...............…….................06 a 8

4. CONCLUSÃO ……...……………............................……………....................09

1. INTRODUÇÃO

As emoções estão presentes a todo o momento, sendo elas positivas ou as mais amplas negativas. A subjetividade é característica da emoção, que pode ser diferente em cada pessoa, inclusive se a causa for a mesma.

Temos três teorias principais: a primeira, teorizada por William James e Carl Lange, conhecida como “James Lang”, consiste primeiramente em uma reação fisiológicaseguida por uma emoção. Já a teoria de “Cannon Bard”, composta por Walter Cannon e Phillip Bard, compreende que primeiro sentimos a emoção, como medo, raiva ou felicidade e depois temo uma resposta fisiológica. E por último, temos a teoria de Stanley Schachter, é que independente do evento estimulante, se é pensado e associado a algo conhecido, podendo causar diferentes reações de emoção a cada indivíduo.

Na realização do trabalho, utilizamos um vídeo que possui o intuito de causar satisfação no espectador. A exibição consiste em uma espécie de “massinha” de areia, considerada terapêutica, sendo cortada e amassada.

2. DESENVOLVIMENTO

O trabalho foi realizado com cinco entrevistados, citaremos aqui as diferentes reações deles e associaremos as três teorias da emoção e onde cada um se encaixou melhor em cada teoria.

A primeira entrevistada, foi uma jovem de 18 anos que ao assistir o vídeo, apresentou primeiramente aspectos fisiológicos, como morder os lábios e fazer expressões faciais. Logo após, vem a cognição do conhecimento de prazer e satisfação ao ver a massinha mesmo nunca tendo uma e a emoção ocorre logo após a massinha ser cortada, se relacionando com a teoria de James Lange, que apresenta de início uma ação fisiológica e logo após a emoção de satisfação, mas ao mesmo tempo apresenta aspectos da teoria de Stanley Schachter,onde ela associa e interpreta a massinha a algo como gostoso e prazeroso.

A segunda entrevistada trata-se de uma senhora de 50 anos, a qual obtivemos

Diversas variações de emoções. A principio uma reação de

estraheza, logo após de surpresa, onde aparentava nunca ter visto tal coisa, logo em seguida associou a algo que conhecia como sorvete aparentando aspectos de cognição e por final, se mostrou agoniada ao ver certa parte do vídeo, demonstrando aspectos fisiológicos.A emoção ocorre quando é realizada a associação de algo conhecido como o sorvete, e o sentimento de desejo, descrevendo ficar com água na boca. Ao final da exibição, a massinha é cortada com uma tesoura, gerando arrepios e agonia na entrevistada. O primeiro aspecto apresentado foi de associação e em seguida, as reações fisiológicas.

O terceiro entrevistado é um senhor de 64 anos, o mesmo não se identificou com o vídeo e não apresentou emoções. O vídeo não causou o efeito esperado de satisfação, mas ao mesmo tempo, não causou nenhuma emoção ruim no entrevistado, ele permaneceu neutro durante e após a exibição.

3. TERMOS DE CONSENTIMENTO

  1. Dados sobre atividades a serem realizadas.

As atividades têm como objetivo possibilitar que o aluno identifique características dos processos perceptivos de memória e emocionais.

Para cada tópico, será realizada uma atividade diferente. Antes de executá-las, os alunos as descreverão para os colaboradores, que poderão, ou não consentir em participar.

As atividades a serem realizadas não são avaliações psicológicas, portanto, não haverá resultados ou laudos decorrentes destas.

  1. Dos alunos que realizarão as observações e entrevistas.

Participarão das visitas e realizarão as observações, entrevistas e atividades propotas alunos que cursam a disciplina Processos Psicológicos Básicos, ministrada nos 1º e 2º semestres de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP.

  1. Garantia do Participante

As pessoas que participarem das atividades não serão identificadas, sob hipótese alguma, prezando pelo sigilo das informações dos participantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (137.5 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com