TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Por:   •  8/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Professora: Marisa de Paula Fidelis Cardoso

Aluno: Michael Lima

  1. O filme “Tempos Modernos” retrata com muita propriedade um momento historico da Revolução Industrial. O filme de Charles Chaplin traz uma série de criticas referentes ao tratamento à  classe trabalhadora. Nesse Filme Chaplin quis uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente  tal que seja. E nada parece escapar.

 

        a) Fazendo analogia com as inicias teorias que pensaram o trabalho humano, como você analisa a cena: “O momento em que o empresário inspeciona através de uma tela de video o banheiro da fábrica”.

Resposta:

Os intervalos de descanso são descontados do salário e, até para irem ao banheiro, os operários “batem o ponto”, pois a empresa não paga pelos momentos em que os operários não estão em seus postos. Dentro do banheiro, a imagem do chefe aparece em uma grande tela mostrando sua grandeza e importância diante do pequeno  operário que não pode parar de trabalhar. Indica claramento que o operário não tem direitos definidos como direitos básicos do trabalhador. Exemplo: em seu horário de descanso, e em o local que é considerado privado (banheiro) o chefe o mandar sair para continuar com o trabalho.

  1. Destaque uma cena do filme “Tempos Modernos” em que o personagem demostra estar inadaptado às atividades inerentes do trabalho.

                   a)  Essa cena destacada pelo grupo articula-se com quê Escola da Organização do Trabalho humano e com qual teoria específica. Porquê?

O operário era submetido a uma linha de produção rotineira, sem muitas qualificações. Não havia importância ao risco no processo, qualidade de vida, alterações físicas e psicológicas do operário, no entanto, havia cada vez mais aumento da linha de produção. Essa influência pode ser constatada na primeira parte do filme que retrata a opressão vivenciada pelos operários da fábrica que são explorados e pressionados a produzirem cada vez mais, que devido a exercerem a mesma atividade, de forma repetitiva, perdem suas identidades, transformando-se em robôs compulsivos, conforme a  cena em que Chaplin fica desequilibrado e sai apertando tudo o que imagina ser uma porca/ferramenta.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (27.9 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com