TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Psicológico Básico

Por:   •  28/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

UNIESP- CENTRO UNIVERSITÁRIO

Aluna: Isis H. Gouveia Lima

Professor: Augusto Vaz

Período: P1A

ATIVIDADE

1.Quando e porque podemos considerar um ser humano inteligente?

É aquela pessoa que tem a capacidade mental e natural de aprender, compreender ou adaptar-se facilmente. Com o objetivo de  raciocinar, planejar, resolver problemas e abstrair ideias entre outros.

2. Defina:

 • Inteligência social- É a capacidade mental e natural do ser humano de compreender, interagir e influenciar positivamente as pessoas. A inteligência social tem como foco a qualidade e harmonia das relações interpessoais e é uma inteligência que se cria na relação com o mundo externo. É por meio do conhecimento e do treino que todos nós podemos fortalecer as competências ligadas à inteligência social.

 

• Inteligência emocional - É a capacidade mental e natural do ser humano com a qual as pessoas percebem e compreendem suas próprias emoções e as emoções dos outros, sendo capazes de administrar seu comportamento emocional. Através da inteligência emocional, nos podemos conhecer as próprias emoções, administrar as próprias emoções, utilizar as emoções para se motivar, reconhecer as emoções de outras pessoas e administrar relacionamentos. A ausência dela pode gerar instabilidade, insensibilidade, imprevisível, desequilíbrio e insegurança.

• Inteligência múltiplas- Percebe-se que as inteligências múltiplas compõem-se de competências interrelacionadas e que todas as pessoas possuem tais inteligências, mas em diferentes graus de desenvolvimento. A Teoria das Inteligências Múltiplas, explora a ideia de inteligências até certo ponto independentes, mas que raramente funcionam isoladas. Em muitos casos, é possível observar pessoas que combinam o desenvolvimento de dois tipos de habilidades para realizar um trabalho, como por exemplo um cirurgião.

• Inteligência multifocal-  Teoria da Inteligência Multifocal tem por objeto de investigação o funcionamento da psique, a natureza e a construção dos pensamentos, a formação dos pensadores, o papel histórico do Eu como gestor do teatro da mente e a liderança do Eu como autor da própria história.

3. Qual a ligação existente entre inteligência e competência? Explique.

 A inteligência está ligada a capacidade de aprender e adquirir conhecimento, assim desenvolver competências para se adaptar ao seu ambiente buscando novos desafios a enfrentar.

4. É possível educar a inteligência? Justifique.

Sim. A partir do momento que conseguimos administrar nossas emoções e utilizamos delas para nos motivar-mos. Em uma época que tudo converge para destruir e deturpar o valor da consciência, educar a inteligência de maneira completa torna-se fundamental para que as crianças consigam aprender a discernir entre o bem e o mal, o belo e o feio e a tomar boas decisões.

 5. Qual a importância do ambiente para a formação e o desenvolvimento da inteligência?

Cada ser humano tem todas as suas inteligências disponíveis, no entanto, algumas mais desenvolvidas que outras, isso é decorrente do ambiente e do aspecto que ela encontra-se inserida e convivendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com