TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Psicológicos Básicos

Por:   •  14/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

Gênero

  1. Defina Gênero:

Classificação pessoal e social das pessoas como homens ou mulheres. Orienta papéis e expressões de gênero. Independe do sexo.

  1. Faça um quadro comparativo diferenciando: Identidade de gênero, Expressão de gênero, Sexo Biológico e Orientação sexual. No qual apresente a definição de cada uma e suas variações.

[pic 1]

Identidade de gênero: Gênero com o qual uma pessoa se identifica, que pode ou não concordar com o gênero que lhe foi atribuído quando de seu nascimento. Diferente da sexualidade da pessoa. Identidade de gênero e orientação sexual são dimensões diferentes e que não se confundem. Pessoas transexuais podem ser heterossexuais, lésbicas, gays ou bissexuais, tanto quanto as pessoas cisgênero.

Expressão de gênero: Forma como a pessoa se apresenta, sua aparência e seu comportamento, de acordo com expectativas sociais de aparência e comportamento de um determinado gênero. Depende da cultura em que a pessoa vive.  (Feminino, andrógina e masculino).

Sexo biológico: Classificação biológica das pessoas como machos ou fêmeas, baseada em características orgânicas como cromossomos, níveis hormonais, órgãos reprodutivos e genitais. A categoria sexo não se configura como uma dualidade simples e fixa entre indivíduos deste e daquele sexo, mas como um contínuo complexo de características sexuais. (mulher, intersex e homem).

Orientação sexual: Atração afetivossexual por alguém. Vivência interna relativa à sexualidade. Diferente do senso pessoal de pertencer a algum gênero. (Heterossexual, bissexual e homossexual).

  1. Defina:
  1. Cisgênero: pessoas que se identificam com o gênero que lhes foi determinado quando de seu nascimento.
  2. Transgênero: grupo diversificado de pessoas que não se identificam, em graus diferentes, com comportamentos e/ou papéis esperados do gênero que lhes foi determinado quando de seu nascimento.
  3. Travesti: pessoas que vivenciam papéis de gênero feminino, mas não se reconhecem como homens ou como mulheres, mas como membros de um terceiro gênero ou de um não-gênero.

Drag queen: Artistas que fazem uso de feminilidade estereotipada e exacerbada em apresentações, são homens fantasiados como mulheres. No mesmo sentido, mulheres caracterizadas de forma caricata como homens, para fins artísticos e de entretenimento, são chamadas de drag kings. São transformistas, vivenciam a inversão do gênero como diversão, entretenimento e espetáculo, não como identidade.

Homossexualidade

  1. Heterossexualidade: Pessoas que se atrai afetivo-sexualmente por pessoas de gênero diferente daquele com o qual se identifica.
  2. Bissexualidade: Pessoa que se atrai afetivo-sexualmente por pessoas de qualquer gênero.
  3. Hermafrodita: Pessoa cujo corpo varia do padrão de masculino ou feminino culturalmente estabelecido, no que se refere a configurações dos cromossomos, localização dos órgãos genitais (testículos que não desceram, pênis demasiado pequeno ou clitóris muito grande, final da uretra deslocado da ponta do pênis, vagina ausente), coexistência de tecidos testiculares e de ovários. A intersexualidade se refere a um conjunto amplo de variações dos corpos tidos como masculinos e femininos, que engloba, conforme a denominação médica, hermafroditas verdadeiros e pseudo-hermafroditas.
  4. Andrógeno: pessoa que não se enquadra em nenhuma identidade ou expressão de gênero.

  1. Explique o que é papel de gênero e qual sua ligação biológica e social.

Modo de agir em determinadas situações conforme o gênero atribuído, ensinado às pessoas desde o nascimento. Construção de diferenças entre homens e mulheres. É de cunho social, e não biológico. Biologicamente, o sexos de uma pessoa é determinado pelo tamanho de suas células, como o espermatozoide (pequeno) e os óvulos (grande), não definindo o comportamento de masculinidade ou feminilidade das pessoas. Os comportamentos são “regrados” pela sociedade, mas especificamente da cultura em que o individuo esta inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (352.3 Kb)   docx (237 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com