TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Psicológicos Básicos

Por:   •  27/10/2023  •  Resenha  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 5

Curso de Psicologia – Faculdade Anhanguera

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos

Professora: Cristiane Neiva

E-mail: cristianeneiva.consultoria@gmail.com

Aluna: Scheila Nascimento

Turma Ano: 2021.2

Atividade: Resenha do Filme: Pais e Filhas (2015) - Gabriele Muccino

Data: 10/05/2023

Inicialmente, o filme se passou em Nova York, 1989, e conta a história de Jake Davis, um escritor famoso, ganhador do Prêmio Pulitzer, que sofreu um acidente de carro com sua esposa, Patrícia, e sua filha, Katie. Neste acidente, sua esposa veio a falecer, sua filha teve ferimentos leves e ele ficou gravemente ferido devido a um trauma craniano que lhe deixou sequelas. O filme começou com Katie triste e pensativa, diante da foto de sua mãe, deitada no sofá juntamente com seu pai, que estava com um olhar vago e reflexivo, recordando de um momento em que os três estavam brincando e se divertindo neste mesmo ambiente da casa. E logo em seguida, aparece a cena do acidente, em que eles estavam no carro voltando de um evento, e Patrícia discutiu com Jake na presença de Katie, sobre uma situação ocorrida, que a deixou muito irritada e relembrou uma traição dele ocorrida há sete anos atrás. Neste momento da discussão, aparece um caminhão na estrada e ele perde o controle do carro, colidindo com o veículo.

Devido as sequelas do trauma físico e psicológico por causa do acidente e da perda da esposa, Jake começou a sentir tremores que levavam a convulsões, sendo diagnosticado por um psiquiatra, com transtorno bipolar, que poderia evoluir para surtos psicóticos, caso ele não se tratasse. Foi, então, recomendado a internação em um hospital psiquiátrico por um tempo, para ele melhorar e poder continuar cuidando da sua filha. No período da sua internação, que durou sete meses, Katie ficou com os tios, Elizabeth, irmã de sua falecida mãe e William, um importante advogado. Os dois acabam se apegando a ela, e tentam adotá-la. Principalmente, porque a tia não aceitava o fato da menina ser criada pelo pai, que ela julgava culpado pela morte da irmã. Jake não aceitou a proposta, e continuou lutando para se recuperar do esgotamento mental e físico, e da falta de dinheiro, tentando, com muito amor, criar sozinho a filha de apenas 5 (cinco) anos de idade.

Ao passar do tempo, sua saúde mental continuava desequilibrada gerando novamente tremores e convulsões, que interferiram diretamente nos seus pensamentos criativos. Numa tentativa de esconder os sintomas para todos, seus problemas de saúde e financeiros começaram a se agravar, e os tios de Katie, continuavam pressionando para conseguir a guarda da menina para eles, pois acreditavam terem melhores condições financeiras e familiares a oferecer a sobrinha.

Apesar dos acontecimentos desanimadores, Jake continuava lutando para construir com a filha lembranças memoráveis, na qual tem uma ideia de escrever um livro sobre a Katie. E num desses momentos mágicos entre pai e filha, ao som de uma música envolvente, “They Long to Be (Close to You), eles falam sobre o novo livro e Katie sugere que seja sobre eles dois. E então, ele começa a escrever o livro “Pais e Filhas”.

No decorrer dessa situação, ocorreu o lançamento do livro que ele escreveu durante o internamento, mas as críticas foram bastante negativas, contribuindo para fragilizar ainda mais sua autoconfiança e sua imagem perante o público, e consequentemente para sua falência financeira. Numa tentativa desesperada de resolver seus problemas financeiros para continuar com a guarda da filha, Jake focou unicamente em escrever o novo livro o mais rápido possível, perdendo totalmente a noção do tempo, ao ponto de negligenciar no autocuidado e com sua filha. Mas, nesse meio tempo ele tenta recompensá-la em pequenos detalhes importantes para a vida emocional da criança, como ensiná-la a andar de bicicleta, festejar o aniversário, levá-la ao museu, fazê-la se sentir feliz e segura, para minimizar o sofrimento pela falta da mãe, chegando até a prometer que ele viveria por muitos anos.

Diante dessa situação, ele conseguiu terminar o livro em três meses, tarefa que ele normalmente conseguiria em anos, preocupando bastante sua editora, por aparentar exaustão física e mental. E infelizmente, em consequência do seu estado de saúde precário, após essa jornada exaustiva para entregar o livro e resolver os seus problemas, em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com