TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Desenvolvimento: Teorias da Aprendizagem

Por:   •  13/11/2015  •  Resenha  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Bárbara Oliveira de Souza – RA: C7072F-0

                                               Flávia Almeida Silva – RA: C45614-4

Priscila Pereira Amaro – RA: C64084-0

Robson Alves dos Santos – RA: C62AJC-5

Yasmin Ramos Torres – RA: C7030G-8

Psicologia do Desenvolvimento: Teorias da Aprendizagem

[pic 1]

São Paulo

2015

INTRODUÇÃO

       No relatório veremos as três abordagens do aprendizado: tradicional que é a mais utilizada atualmente, onde o aluno é “instruído” pelo professor para viver em sociedade, todos alienados de acordo com o programa normalmente fornecido pelo governo; comportamental onde o aluno tem um reforço positivo ou negativo de acordo com o seu desenvolvimento; e humanista onde o aluno desenvolve primeiramente os seus princípios e absorve seus conhecimentos de acordo com a sua necessidade e vontade.

      Faremos à junção da teoria com a “pratica” dada no livro (Pinóquio as Avessas) a estória passada no livro é de Felipe, uma criança cheia de questionamentos referente ao mundo, sua paixão por pássaros faz com que tenha sonhos e desperta sua vontade em aprender, porém a forma como seus pais e professores o instruem faz com que o mesmo não consiga seguir o seu próprio caminho como desejado a sua vontade de conhecimento referente ao que gosta é deixada para trás.

     

        “Lembre-se do meu nome e você será feliz.” (ALVES, 2005, pág.45).

Abordagem Tradicional

Nesta abordagem é utilizado um método na qual o professor age sobre o aluno, com uma relação de hierarquia e com a intenção de instruir o aluno, pois acreditava-se que a escola deveria formar o sujeito moralmente. Nela a compreensão dos alunos não é vista como algo importante, seriam somente receptores passivos, tendo como objetivo transmitir o conteúdo programático.

Com base nessas informações, é possível observar que no livro “Pinoquio as Avessas” a ênfase é dada na referida abordagem. A escola que o personagem Felipe frequenta possui todas as características de uma educação na qual os professores seguem a abordagem tradicional.

No decorrer da história vão aparecendo algumas situações que ocasionam a inferioridade e a manipulação dos alunos.

Em um determinado momento da narrativa, Felipe sente a necessidade de questionar a professora a respeito de uma ave, pois ele tinha curiosidade pelo assunto. Nesse momento a professora chama sua atenção, dizendo que ele deveria pensar no que se deve aprender, e que isso não esta dentro do programa:

 

     “A escola é para você aprender aquilo que deve aprender... Os nomes dos pássaros não estão no programa de português... Temos que pensar e falar sobre aquilo que o programa manda.”              Página - 29/30.

Felipe não entendia o porquê de tanta censura. Perguntava-se o motivo de os pássaros, os quais ele tanto admirava, não estarem no programa. Ele queria estudar coisas que o despertava interesse.

Conforme a trama se desenrola, de tanto seus pais frisarem a idéia de que ele deveria tirar boas notas para assim passar de ano, ser o melhor na prova do vestibular e entrar no mercado de trabalho, o garoto vai abandonando sua grande paixão.

     “É preciso aprender porque é preciso passar no vestibular... Que na escola os conhecimentos não valem por serem úteis. Valem porque vão cair na prova.”  Página – 35/36.

Felipe cresce e se torna um especialista em frangos de corte. Mas não era feliz por completo. Ele tinha sonhos estranhos: em um deles viu crianças entrando em uma esteira, todas diferentes umas das outras, mas saíram de lá todas iguais, como máquinas.

Isso reflete em uma critica à abordagem tradicional, pois nela os alunos se sentem pressionados ao ponto de não ter a liberdade de questionar, tirar suas dúvidas, assim focando somente em suas notas, sem se preocupar em aprender de verdade, só obtinham o conhecimento pela metade e que interessa a sociedade.

Abordagem Comportamental

Na abordagem comportamental o método utilizado é o de reforço positivo ou negativo, no qual os alunos têm maior liberdade em fazer perguntas, e os professores possuem mais flexibilidade que na tradicional.

Nesta abordagem o ensino deve ser planejado, os professores podem escolher o modo como aplicam a matéria, os mesmos têm por finalidade desenvolver as competências dos alunos a partir de seus objetivos. A educação deve transmitir conhecimentos, não importando o reforço (positivo/negativo) que os professores usam para alcançar o objetivo de aprendizagem estipulado pelo governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com