TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Desenvolvimento: Teorias da Aprendizagem

Por:   •  13/11/2015  •  Resenha  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Bárbara Oliveira de Souza – RA: C7072F-0

                                               Flávia Almeida Silva – RA: C45614-4

Priscila Pereira Amaro – RA: C64084-0

Robson Alves dos Santos – RA: C62AJC-5

Yasmin Ramos Torres – RA: C7030G-8

Psicologia do Desenvolvimento: Teorias da Aprendizagem

[pic 1]

São Paulo

2015

INTRODUÇÃO

       No relatório veremos as três abordagens do aprendizado: tradicional que é a mais utilizada atualmente, onde o aluno é “instruído” pelo professor para viver em sociedade, todos alienados de acordo com o programa normalmente fornecido pelo governo; comportamental onde o aluno tem um reforço positivo ou negativo de acordo com o seu desenvolvimento; e humanista onde o aluno desenvolve primeiramente os seus princípios e absorve seus conhecimentos de acordo com a sua necessidade e vontade.

      Faremos à junção da teoria com a “pratica” dada no livro (Pinóquio as Avessas) a estória passada no livro é de Felipe, uma criança cheia de questionamentos referente ao mundo, sua paixão por pássaros faz com que tenha sonhos e desperta sua vontade em aprender, porém a forma como seus pais e professores o instruem faz com que o mesmo não consiga seguir o seu próprio caminho como desejado a sua vontade de conhecimento referente ao que gosta é deixada para trás.

     

        “Lembre-se do meu nome e você será feliz.” (ALVES, 2005, pág.45).

Abordagem Tradicional

Nesta abordagem é utilizado um método na qual o professor age sobre o aluno, com uma relação de hierarquia e com a intenção de instruir o aluno, pois acreditava-se que a escola deveria formar o sujeito moralmente. Nela a compreensão dos alunos não é vista como algo importante, seriam somente receptores passivos, tendo como objetivo transmitir o conteúdo programático.

Com base nessas informações, é possível observar que no livro “Pinoquio as Avessas” a ênfase é dada na referida abordagem. A escola que o personagem Felipe frequenta possui todas as características de uma educação na qual os professores seguem a abordagem tradicional.

No decorrer da história vão aparecendo algumas situações que ocasionam a inferioridade e a manipulação dos alunos.

Em um determinado momento da narrativa, Felipe sente a necessidade de questionar a professora a respeito de uma ave, pois ele tinha curiosidade pelo assunto. Nesse momento a professora chama sua atenção, dizendo que ele deveria pensar no que se deve aprender, e que isso não esta dentro do programa:

 

     “A escola é para você aprender aquilo que deve aprender... Os nomes dos pássaros não estão no programa de português... Temos que pensar e falar sobre aquilo que o programa manda.”              Página - 29/30.

Felipe não entendia o porquê de tanta censura. Perguntava-se o motivo de os pássaros, os quais ele tanto admirava, não estarem no programa. Ele queria estudar coisas que o despertava interesse.

Conforme a trama se desenrola, de tanto seus pais frisarem a idéia de que ele deveria tirar boas notas para assim passar de ano, ser o melhor na prova do vestibular e entrar no mercado de trabalho, o garoto vai abandonando sua grande paixão.

     “É preciso aprender porque é preciso passar no vestibular... Que na escola os conhecimentos não valem por serem úteis. Valem porque vão cair na prova.”  Página – 35/36.

Felipe cresce e se torna um especialista em frangos de corte. Mas não era feliz por completo. Ele tinha sonhos estranhos: em um deles viu crianças entrando em uma esteira, todas diferentes umas das outras, mas saíram de lá todas iguais, como máquinas.

Isso reflete em uma critica à abordagem tradicional, pois nela os alunos se sentem pressionados ao ponto de não ter a liberdade de questionar, tirar suas dúvidas, assim focando somente em suas notas, sem se preocupar em aprender de verdade, só obtinham o conhecimento pela metade e que interessa a sociedade.

Abordagem Comportamental

Na abordagem comportamental o método utilizado é o de reforço positivo ou negativo, no qual os alunos têm maior liberdade em fazer perguntas, e os professores possuem mais flexibilidade que na tradicional.

Nesta abordagem o ensino deve ser planejado, os professores podem escolher o modo como aplicam a matéria, os mesmos têm por finalidade desenvolver as competências dos alunos a partir de seus objetivos. A educação deve transmitir conhecimentos, não importando o reforço (positivo/negativo) que os professores usam para alcançar o objetivo de aprendizagem estipulado pelo governo.

“Na formatura você receberá um diploma. Diploma é um papel grande, bonito, em que se encontra escrito o nome da sua profissão. É o diploma que diz o que você é...“       Página - 21

O aluno deve ser condicionado a aprender o que a sociedade acha que é necessário para sua manutenção. Em sua escola, Felipe teve seu comportamento moldado através de reforços para se tornar em um “profissional de alguma coisa”, tendo como referência o diploma.

Felipe aprendeu que teria de se atentar ao assunto proposto pela escola, caso isso não ocorresse ele receberia um reforço negativo, no caso, suas notas baixas.

Nota-se que desde o principio Felipe sonhava com sua liberdade, mas já em seu primeiro dia de aula se depara com uma situação “estranhoza”, pois chegando na escola ele viu varias crianças brincando livremente, mas assim que a campainha toca todas correm para um determinado local e formam filas, para que possam seguir pra sala de aula e é nesse momento que começa a trajetória decepcionante de Felipe. Segundo a abordagem comportamental a hipótese de que o homem não é livre é absolutamente necessária.

No livro “Pinóquio às avessas” os pais de Felipe diziam frases repetitivas a respeito do conhecimento que a escola transmite para o aluno. Eles falavam que só se torna menino de verdade se for à escola, pois se ficar burro lhe cresceriam orelhas de burro e um rabo.

    “É preciso ir à escola para não ficar burro, para ser gente de verdade.”     Página - 11.

Na abordagem comportamental os professores mudam seu modo de transmitir a matéria, podendo assim usar reforços diferentes para cada aluno para que haja a compreensão de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com