TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional e do Trabalho

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.498 Palavras (22 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 22

UNIFEV

Luiza Moreira Martinez

Rayane da Silva Pereira Dias

TRABALHO DE PSICOLOGIA E PROFISSÃO

Psicologia Organizacional e do Trabalho

Prof. Adriana S. de Oliveira Botelho

VOTUPORANGA, ABRIL, 2018

APRESENTAÇÃO

Temos como objetivo nesta pesquisa apresentar sobre a relevância da Psicologia Organizacional e do Trabalho para a sociedade, mostrando qual o papel deste profissional e sua atuação, fazendo um breve levantamento histórico para conceituar e descrever etapas e fases do desenvolvimento da POT até sua atualidade, com intuito de proporcionar um conhecimento abrangente e direto sobre a área.

Palavras-chave: Psicologia Organizacional e do Trabalho, Atuação Profissional, Sociedade, Desenvolvimento, Atualidade.

 

Psicologia Organizacional e do Trabalho

Origem

A Psicologia Organizacional e do Trabalho é um campo bastante vasto inserido no território da Psicologia, sua origem foi por volta do final do século XIX seguindo pelo século XX. Expandiu-se com mais intensidade na Revolução Industrial, passou a ter uma maior organização no trabalho, agrupamento de pessoas que tinham uma carga horária exata e o trabalho manual foi substituído pelas máquinas.

O desenvolvimento internacional da POT teve sua origem após um estudo específico laboratorial sobre fadiga, porém o marco principiante mais reconhecido foi feito pelo psicólogo Hugo Münsterberg que demarcou as três principais preocupações do período da Psicologia industrial (1924-1970) que eram:

  • O melhor homem possível para o trabalho (tratando da seleção de trabalhadores);
  • O melhor trabalho possível(discutindo os fatores que afetam a eficiência do trabalhador);
  • O melhor efeito possível(analisando as técnicas de venda, publicidade e marketing).

Ou seja, esse período focalizou a produção e os lucros. Foi utilizado métodos quantitativos da psicologia (Psicometria) para ser realizado a seleção e a colocação pessoal.

Após a Psicologia Industrial foi imposta a segunda fase denominada Psicologia Organizacional (1970-1990), foi caracterizada por utilizar estudos sobre liderança com intuito de desenvolver suas equipes fazendo dinâmicas em grupo, assim promovendo a organização e qualidade de vida no trabalho.

 Por fim, na ultima fase (1990-atualmente) com o aumento do desejo de ter uma vida pessoal e profissional equilibrada, estar de acordo com a ética, justiça e segurança, houve um grande interesse de inúmeros profissionais por questões referentes à saúde e bem estar do trabalhador, assim tornando os profissionais mais qualificados,  recebendo o nome de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

A premissa mundial da POT fez com que o Brasil se posicionasse precisamente ganhando destaque no marco inicial desta área. Consequentemente houve uma relação maior entre o homem e seu ambiente de trabalho, trazendo grandes mudanças nas estruturas e transformando as formas de produção existentes na sociedade da época. Este período foi caracterizado em fases importantes que acarretaram seu desenvolvimento.

Conceito

"A POT caracteriza-se pelo estudo do fator humano na organização e compreende a criação de condições organizacionais e de trabalho que auxiliem na elaboração de um clima propício para que os colaboradores possam atingir suas metas de trabalho e de desenvolvimento pessoal. Para isto, o psicólogo organizacional deve compreender o homem como um ser social que está em constante interação com o meio e que sofre influências desse meio. Dessa forma, ele deve pensar em estratégias que articulem a satisfação das necessidades da organização com a satisfação das necessidades e da qualidade de vida dos colaboradores."

Contudo devemos conceituar a POT como um órgão que deve auxiliar e suprir as necessidades organizacionais da empresa, valorizando seus funcionários, enxergando-os como seres sociais e individuais que tem grande importância na estrutura de uma corporação, e tendo consciência de que são seres com valores e princípios,  propícios a erros e acertos, mas acima de tudo estão em busca de mudanças constantes para se adequar ao seu local de trabalho. Consequentemente a POT também analisa o ambiente de trabalho modificando o necessário para torná-lo eficiente e seguro, trazendo benefícios lucrativos e satisfatórios.

É viável analisar que a POT se difere internamente em métodos de estudo porém se relacionam, ela é separada em Psicologia Organizacional, que se dá um foco maior às necessidades das organizações e à Psicologia do Trabalho que tem como seu principal objetivo o indivíduo e suas relações sociais com o ambiente de trabalho, é importante lembrar que uma complementa a outra, pois sem organizações não haverá individuos e sem indivíduos não existira organizações.

Dificilmente é encontrado profissionais que exercem apenas a atuação Organizacional ou do Trabalho, geralmente, os psicólogos atuam em ambas, pelo fato de elas se interligarem e uma ser a complementação da outra, portanto esse campo foi denominado Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Abordagens

''Apesar de possuírem um objeto comum – o trabalho – é difícil dizer que exista uma unidade entre as abordagens da chamada Psicologia Organizacional e do Trabalho – POT (BENDASSOLLI; SOBOLL, 2011a). Afinal, as inúmeras perspectivas que norteiam o pensamento do psicólogo sobre o mundo do trabalho apresentam algumas divergências relevantes (LEÃO, 2012).''

Existem alguns métodos que caracterizam a prática do psicólogo organizacional e do Trabalho, apesar disto ambos funcionam de forma sincrônica, esses métodos são classificados em etapas.

 O processo de Recrutamento e Seleção consiste em técnicas que vão atrair um conjunto de pessoas que se interessam pelos cargos disponibilizados em uma determinada empresa. Logo após, haverá a seleção dos indivíduos que apresentam uma qualificação e competência para tal área divulgada. Para a seleção, é necessário que seja observado os aspectos físicos e psicológicos onde é avaliado variáveis objetivas e subjetivas para que ocorra uma seleção eficaz.

Na etapa de Treinamento e Desenvolvimento são realizadas atividades programadas a partir do levantamento de necessidades da organização, que irão expor as habilidades, conhecimentos, atitudes e comportamentos de cada individuo presente, para que haja a identificação de um profissional qualificado para a empresa. O treinamento irá estabelecer testes para que ocorra a avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (183.7 Kb)   docx (313.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com