TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia organizacional e do trabalho

Por:   •  21/10/2015  •  Resenha  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO DE PSICOLOGIA

Resenha Crítica: Pessoas_ O Desafio e a Solução

DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

2015

Pessoas _ O Desafio e a Solução.

As mudanças ocorrem no mundo cada dia que passa com uma grande rapidez e intensidade. Mudanças sempre existiram em toda a história, mas não com a rapidez e impacto que ocorre nos dias atuais. Segundo Xavier (2006) tais mudanças afetam pessoas e organizações principalmente nos setores econômicos, financeiros, operacionais e psicossociais. É a partir destes quatro pontos segundo o autor que surgem problemas em forma de síndrome, cada ângulo deste afeta os demais e ampliam o impacto dos problemas, gerando um estado de crise.

Sendo assim como manter lucros num mundo dos mais competitivos, como ajudar colaboradores a darem conta de todas as demandas existentes? Vale ressaltar que para dar conta dos desafios as pessoas precisam de um quadro de alto desempenho, então voltamos às pessoas, pois elas são a solução (Xavier, 2006).

Xavier (2006) aponta que a organização moderna necessita de seus colaboradores em cinco aspectos estes fundamentais, que são: adesão, direção, empenho, eficiência e inovação.  Porém segundo o autor já citado a desafios para gerenciar pessoas num cenário de diversidade como os presentes nos dias atuais, esses desafios são: na composição social das equipes, nos valores, nos estilos de vida e na formação e orientação profissional.

Para Xavier (2006) tanto os problemas como as soluções se encontram nas pessoas, está nelas a grande importância do gestor e dos profissionais de RH. Segundo o autor o gestor no dia a dia com a equipe irá observar, conversar, negociar, pactuar, ouvir, enfim vai interagir para que a empresa funcione com a “competência organizada” (Xavier, 2006).

É importante observar os contextos históricos no qual a sociedade passa para assim analisar, estruturar e buscar entender e resolver os desafios nos diversos contextos da sociedade seja ela numa organização, ou em qualquer outro setor. Por muitos anos o sujeito diante da organização foi tratado de forma mecanicista, no entanto com as mudanças socioeconômicas as organizações começam a pensar sobre um novo modelo que se adegue ao contexto social atual, nesse momento inicia-se uma nova concepção de homem diante das organizações, a partir deste momento o sujeito começa a ser considerado em sua complexidade, como alguém que pensa que produz novas ideias sobre o trabalho que realizam e que é capaz de provocar mudanças e que modificam o ambiente de trabalho a partir de sua atuação. Dessa forma o modo de olhar para as pessoas interfere no modo como devem ser gerenciadas.

Com tais mudanças concordo com o autor quando o mesmo afirma que “grandes desafios requerem mentes calmas, inovadoras, esforços direcionados as soluções e empenho”, pois só pessoas são capazes de enfrentar estes desafios e ainda mais apenas pessoas são capazes de compreender, dirigir esforços, criar e recriar coisas novas de acordo com a demanda do mercado. No entanto para que pessoas sejam capazes de enfrentar estes desafios é necessário que sejam bem dirigidas, percebidas social e subjetivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com