TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DO TRABALHO

Por:   •  22/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  4.566 Palavras (19 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 19

Gabriela Sorato Gonçalves

Paulo Ricardo Domiciano de Souza

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO BÁSICO III SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Santa Fé do Sul-SP

2022

Gabriela Sorato Gonçalves

Paulo Ricardo Domiciano de Souza

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO BÁSICO III SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Relato de Experiência do Estágio Básico Supervisionado, como pré-requisito necessário para a conclusão da disciplina de Estágio Básico Supervisionado em Psicologia Organizacional e do Trabalho, do Curso de Psicologia, sob a supervisão do Profº. Thiago Henrique Muniz Morilha.

Santa Fé do Sul-SP

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        5

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO        7

3.1 Psicologia Organizacional        7

3.2 Cultura Organizacional        8

3.3 Clima Organizacional        9

3.4 Satisfação no Trabalho        10

3.5 Relato de Experiência        11

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        18

ANEXOS        19

1INTRODUÇÃO

O termo Psicologia Organizacional e do Trabalho, empregado desde a década de 90, tem por objetivo contemplar a atual diversidade da área, de modo a propor a existência de dois grandes eixos de fenômenos que envolvem aspectos psicossociais: as organizações, enquanto ferramenta social formadora de coletivos humanos e o trabalho, enquanto atividade básica do ser humano reprodutora de sua própria existência e da sociedade (Bastos, 2003).                       Diversos estudos neste campo de psicologia organizacional e do trabalho evidenciaram a importância do suporte social para atenuar os efeitos de eventos estressores sobre a saúde e reduzir o risco de doenças (Mcdowell e Newell,). A psicologia organizacional contribui para que a empresa consiga adotar uma gestão estratégia, visando sempre a promoção do bem-estar e da qualidade de vida interna do trabalhador.

O setor que o psicólogo organizacional atua é no Departamento de Recursos Humanos (RH), a atuação do Psicólogo Organizacional fica muitas vezes restrita ao recrutamento e seleção e quando se expande é reflexo do esforço pessoal e busca de profissionalização de cada profissional. É de fundamental importância a atuação do Psicólogo Organizacional, pois promove a melhoria da qualidade de vida dos membros organizacionais, pois o psicólogo intervém sobre o fenômeno e processos relativos ao mundo do trabalho, contribuindo assim para melhorias do bem estar profissional e desenvolvimento dentro desse processo. Como afirma Mendonça (14), exercer apenas admissões, pagamentos, demissões e registros de caráter legal foi uma fase pioneira, tais atividades expandiram-se para funções mais amplas, inclusive, desenvolvimento e pesquisa. Schein (18) descreve como, de um contato inicial apenas com o processo de seleção, o psicólogo foi se envolvendo com outros problemas organizacionais que culminaram no trato da pesquisa na organização como um todo.

O Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Santa Fé do Sul é uma atividade curricular obrigatória em todos os perfis de formação do curso e tem por finalidade assegurar a consolidação e articulação das competências estabelecidas para cada perfil, bem como a inserção do aluno ao campo de trabalho, permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais.

O presente estágio se enquadra no estágio supervisionado básico, onde o aluno será orientado a realizar observação do comportamento humano nas organizações de trabalho. Especificamente este estágio será realizado enfatizando a Psicologia Organizacional e do Trabalho e tem por objetivo o estudo das relações humanas no ambiente organizacional, as relações interpessoais no ambiente de trabalho, a motivação, o clima organizacional, a cultura organizacional, a satisfação dos trabalhadores, e a própria relação com o trabalho.

O Estágio Curricular do Curso de Psicologia propõe-se a ampliar a vivência dos estudantes, oportunizando lhes o desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos durante o curso. Abre perspectivas de experiências nas diversas modalidades de atuação do psicólogo. Para isso, o estudante tem a oportunidade de participar de atividades que integram diferentes profissionais e de atuar em diferentes instituições junto à comunidade de forma a abranger desde as ações que visam à prevenção até as que visam ao restabelecimento dos casos que são objeto de intervenção psicológica.

O Estágio Básico Supervisionado em Psicologia Organizacional e do Trabalho apresenta como carga horária 40 horas semestrais, sendo 20 horas de supervisões do estágio que ocorriam todas as quintas feiras, no Campus II do Unifunec sala 13, das 17:00 horas às 19:00 horas direcionadas pelo professor supervisor de estágio Thiago Henrique Muniz Morilha, que possui registro no CRP n°108.999/06 e experiência profissional na área. Durante as supervisões foram realizados debates com os temas nas áreas de psicologia organizacional e do trabalho, voltado para as relações humanas no ambiente organizacional. Que se alinham com o que estava sendo estudado, interligando as teorias e atividades práticas.

Em termos estruturais, este relatório apresenta três capítulos. O capítulo I a introdução. O segundo retrata a caracterização da instituição de estágio – Supermercado Guirão neste sentido, de forma a compreender o seu funcionamento e conhecer as suas características, a sua evolução histórica, assim como os seus valores, missão e visão, as suas competências centrais. No terceiro capitulo resultado e discussões sobre os temas discutidos em sala em supervisões psicologia organizacional e do trabalho, cultura organizacional, clima organizacional e satisfação no trabalho.

O objetivo desse estágio é identificar e analisar fatores dos processos de gestão que afetem particularmente a motivação, a satisfação e o bem-estar individual e coletivo nas organizações. Conhecer o processo de coleta de dados organizacionais para realizar diagnóstico psicossocial da organização, que fundamentem estratégias de gestão e tomada de decisão organizacional.

2 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Nome da instituição: Supermercado Guirão

Razão Social: Supermercado Guirão LTDA

Endereço: Av. conselheiro Antônio Prado, 815, Santa Fé do Sul-SP

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (835.6 Kb)   docx (616.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com