TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  10/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.735 Palavras (15 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 15

IMES CATANDUVA

CURSO DE PSICOLOGIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO  

(Básico -  I ou II - ou

Específico - Ênfase Instituição Comunidade e Saúde ou Processos Clínicos e Módulo)

CATANDUVA

2018

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 Unidade concedente

Nome da instituição: EMEF Arnaldo Zancaner

Endereço completo: Rua Verador Guido Broglia, 685

Cidade: Catanduva / SP                                CEP: 15810-155

Telefone/Fax: (17) 35239407

E-mail: arnaldo.secretaria@catanduva.sp.gov.br

Nome do(a) responsável pelo estágio: Mara Rosana Pedrinho

 

1.2. Estagiário

Nome: Fabricio Prieto dos Santos                RA: 201531039

Turma: Psicologia       Ano de Curso: 2018

1.3. Supervisor:

Nome: Mara Rosana Pedrinho

RG: 16.522.041 - SSP/SP

CRP: 06/32223-6

2. INTRODUÇÃO

        Realizar o estagio proporciona uma visão ampla de todo o funcionamento da instituição escolar com um olhar diferente do que estamos acostumados a realizar, qual o contexto da atuação do psicólogo escolar, onde este pode elaborar intervenções para a melhora da interação aluno-aluno, aluno-professor, professor-professor e professor-direção, não visando apenas a área psicoeducativa mas também a área psicossocial.

A ideia e o que é ensinado nas faculdades de psicologia é a psicologia medica, determinista, voltada para a área clinica, que só faz diagnosticar e identificar crianças “problema” com suas dificuldade de comportamento, emocionais e seus transtornos, assim como orientar os pais e professores sobre como se deve orientar os alunos com padrões fora do “normal”. Com este modelo no presente contesto devemos pensar formas de atuar de formas diferente para contribuir para melhorar a educação e as relações aluno-professor-pais. Assim como identificar as interações e as diferentes subjetividades presente na instituição escolar para podermos ajudar no processo educativo compreendendo a unicidade na diversidade desta instituição.  

Nosso primeiro contado com uma instituição escolar pra realização do estagio na área escolar, que foi realizado com a vivencia em diversas salas de aula, tínhamos a liberdade de entrar a participar de qualquer aula em qualquer período. Nossa ideia de educação escolar foi inicialmente desfeita, quando pensávamos e um lugar (sala de aula) como um lugar onde existia um mínimo de interesse e ordem e a ideia de inclusão dos alunos que precisavam de atenção e supervisão, o que encontramos foi exatamente o oposto, a inclusão não existe ficando todos os alunos laudados num canto da sala sentados em uma fila única, com isto foi percebido que a ideia de inclusão acaba indo por um caminhos de segregação e uma maior exclusão e exposição da crianças laudadas. Fica o psicólogo escolar com a missão de criar novos saberes para poder se fazer a sonhada inclusão destas crianças.

JUSTIFICATIVA

b) Como aspirantes a psicólogos necessitamos passar por uma gama variada de instituições, para nos aprimorar, como psicólogo estando inseridos em diversas instituições, como no caso da escola, estar em contado com alunos, direção e professores, assim como plano de ensino e a vivencia com os diversos funcionários, podendo vivenciar as diferentes subjetividades, com isto ampliando o nosso conhecimento.

3. OBJETIVOS

3. 1 Objetivo Geral 

Unir a teoria com a pratica que os aspirantes a psicólogos podem vivenciar na na instituçao escolar.

3. 2 Objetivos Específicos

  1. Aplicar as técnicas de observação da psicologia
  2. Ter contato com a instituição escolar.
  3. Vivenciar as relações entre os alunos e professores, pais e professores, alunos – funcionários, alunos e direção e suas reciprocas interações.
  4. Observar a realidade do ensino médio no Brasil, assim assimilando a realidade neste tipo de instituição.
  5. Aplicar uma dinâmica de grupo com uma sala de aula, possibilitando a intervenção grupal.

4. DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

4.1 Total de horas

32,50 HORAS

4.2 Descrição do estágio

14/04/2018

Chegamos as 14:30 fomos para secretaria para desenrolar os papeis e termos.

Nos dirigimos a sala dos professores e fomos muito bem recebido pelos professores que estavam no horário de intervalo das suas salas. Já expressaram um desejo de agradecimento por estarmos lá como psicológicos e comentaram que precisariam de mais uns 10, já relataram os problemas com uma determinada sala e seus alunos problemas.

Nos dirigimos a tal sala problema e assim que chegamos acompanhados de 2 professora a sala estava uma estrema desordem com alunos indisciplinados fazendo o que queriam. As nossas acompanhantes começaram a dar um sermão dos bem dados para os alunos de uma forma ate agressiva e rude, um método antigo de repressão e punição. Pelo relatado os alunos não cuidam dos seus materiais e arrancam as folhas dos cadernos, não fazem nada do pedido em sala de aula e em classe (existe exceções).

Após todo sermão onde nos pusemos em defensiva por ser o primeiro contato com a situação da escola e com esta sala.

Logo teve um intervalo e nos dirigimos a sala dos professores novamente, para mais uma conversa sobre os meninos mais exaltados e o ocorrido com a professora deles que teria sido agredida com um soco na barriga estado gravida.

Após o intervalo sentamos ao lado dos dois garotos mais problemáticos de indisciplina e tentamos motiva-los para fazer o que era indicado pela professora, um deles não teve problema em executar os exercícios de matemática e não reclamou, o outro garoto não conseguia copiar o que estava escrito na lousa e não tem a mínima noção do que seja matemática, não conseguindo executar al menos uma conta de subtração, também tem muita dificuldade de escrever, copiando com muita dificuldade, não durou 10 minutos já largou o que estava fazendo para começar a desenhar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (253.1 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com