TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  7/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.971 Palavras (20 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 20

IMES CATANDUVA

CURSO DE PSICOLOGIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO  

Estágio Específico - Processos Clínicos Módulo II

CATANDUVA

2019

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 Unidade concedente

Nome: Fundação Padre Albino - Mantenedora dos Hospitais Padre Albino e Emílio Carlos

Endereço completo: Rua dos Estudantes, 225. Bairro: Parque Iracema

Cidade: Catanduva / SP                                CEP: 15809-144

Telefone/Fax: (17) 3311-3201

Nome da responsável pelo estágio: Daniela Jacomin

1.2. Estagiário

Nome: Fabricio Prieto dos Santos             RA: 201531039

Turma: 2015             Ano de Curso: 5º Ano

1.3. Supervisora

Nome: Loiane Letícia dos Santos

CRP: 06/124485

2. INTRODUÇÃO

 

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), o psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar atua em instituições de saúde realizando atividades como: atendimento psicoterapêutico; grupos psicoterapêuticos; grupos de psicoprofilaxia; atendimentos em ambulatório e unidade de terapia intensiva; pronto atendimento; enfermarias em geral; psicomotricidade no contexto hospitalar; avaliação diagnóstica; psicodiagnóstico; consultoria e interconsultoria (CASTRO; BORNHOLDT, 2004).

Segundo Cunha, Cremasco e Gradvohl (2016), a psicologia hospitalar, embora tenha se originado da psicologia clínica, tem diferenças na sua atuação.

O modo de atuação do psicólogo no hospital é com os pacientes internados e suas famílias, exercendo seu papel diretamente com o doente e com a vivência do adoecimento, tanto nos aspectos pessoais do indivíduo como nos da família do enfermo. Ainda é preciso se considerar que tal atuação deve compreender também os membros da equipe que necessitarem de apoio em relação à compreensão da internação, doença ou adoecimento e óbito (CUNHA; CREMASCO; GRADVOHL, 2016, p. 35).

O atendimento dentro do hospital também se distingue a forma de atendimento clínico convencional em relação a tempo de atendimento, setting terapêutico e frequência, sendo a atuação necessariamente mais flexível, identificando as dificuldades propostas pelo paciente e focando no que é mais importante naquele momento (CUNHA; CREMASCO; GRADVOHL, 2016).

O trabalho dos estagiários de Psicologia foi realizado no Hospital Emílio Carlos, tendo início no dia 12 de março de 2019.

O Hospital Emílio Carlos atende 19 municípios da região de Catanduva. Foi inaugurado na década de 60, inicialmente atendimento de tuberculose. Quando a doença passou a ser tratada ambulatorialmente e o número de pacientes internados diminuiu, a unidade hospitalar chegou a encerrar suas atividades, sendo reativada em 05 de abril de 1983, quando passou a ser administrado pela Fundação Padre Albino.

Com atendimento ambulatorial em diferentes especialidades desde sua reativação, teve implantados os setores de internação destinados ao Sistema Único de Saúde – SUS - no ano de 1986. Atende, segundo dados divulgados pela própria instituição, cerca de 35mil atendimentos ambulatoriais/mês.

Atualmente o hospital conta com 143 leitos de internação, sendo 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva - UTI e 10 leitos para moléstias infectocontagiosas (MI), sendo 2 deles de Hospital Dia e 8 para internação em MI. Possui 4 salas cirúrgicas, onde são realizadas 185 cirurgias por mês. (HOSPITAL EMILIO CARLOS, 2019).

O Hospital tornou-se referência para Catanduva e região, pois dispõe de ambulatórios com 38 consultórios, distribuídos nas áreas de: Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Clínica Pediátrica, Psiquiatria, Dermatologia, Moléstias Infecciosas, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Gastrocirurgia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica Geral, Clínica Vascular, Cirurgia Torácica, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Aconselhamento Genético, Infectologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Obstetrícia, Oncologia, Pneumologia Geral, Reumatologia, Urologia e Geriatria (HOSPITAL EMILIO CARLOS, 2019).

O hospital “tem como missão promover assistência à saúde de forma humanizada, com ênfase na média complexidade, desenvolvendo o ensino e a pesquisa com sustentabilidade” e como visão “ser reconhecido como um dos melhores complexos hospitalares pela excelência na assistência, ensino e pesquisa, como uma gestão autossustentável” (HOSPITAL EMILIO CARLOS, 2019).

3. OBJETIVOS

3. 1 Objetivo Geral 

        Habilitar o aluno a trabalhar em equipes multidisciplinares de assistência à saúde.

3. 2 Objetivos Específicos

        - Assegurar o contato do aluno com situações e contextos de forma que conhecimentos e habilidades se concretizem em ações profissionais e éticas;        

            - Possibilitar ao aluno o desenvolvimento e o exercício de habilidades e atitudes específicas nas áreas da saúde e prevenção;

        - Possibilitar a vivência de situações de escuta em instituição hospitalar;

        - Favorecer a interlocução e o trabalho integrado com profissionais de outras áreas no sentido de um atendimento integrado à população assistida nos Hospitais Gerais.

4. DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

4.1 Total de horas cumpridas: 30

        O estágio conta com carga horária obrigatória de 30 horas no local e de supervisão, relativos a orientações para prática clínica, relatórios parciais e final.

4.2 Descrição do estágio

1º dia - 12/03/2019: Fomos recebidos pela psicóloga do hospital Emilio Carlos que nos fez uma breve explanação sobre as dependências do hospital, nos indicou as principais áreas e dependências do mesmo.

Nos foi relatado sobre o número de psicólogos no hospital e suas tarefas que por sinal são bem pulverizadas pelos setores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (167.7 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com