TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME MODIGLIANI PAIXÃO PELA VIDA

Por:   •  2/9/2021  •  Resenha  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  1.019 Visualizações

Página 1 de 5

UNIUBE – UNIVERSIDADE DE UBERABA

ATIVIDADE: RESENHA DO FILME MODIGLIANI PAIXÃO PELA VIDA

UBERABA – MG

2018

Em Paris no ano de 1919, Modigliani conhece Jeanne, em um encontro do artista com várias pessoas da cidade. Na cidade vários artistas se encontram frequentemente e entre eles está Pablo Picasso e Modigliani. Modi, como chamado pelos amigos, é bastante brincalhão, mas também é bastante explosivo fazendo com que perca muitas oportunidades em sua vida.

Ao sair com Jeanne, a mesma engravida, porém, como artista Modigliani não tem uma situação financeira boa e sendo Judeu, o pai de Jeanne não admite que a filha vá viver com o pintor e também não gosta da neta, por a mesma ser “ilegítima”. Jeanne faz de tudo para ajudar Modigliani, passando a ser sua principal modelo para as pinturas e conversa com pessoas que possam lhe ajudar. Em uma certa ocasião Beátrice Hastings promove uma reunião em sua casa no qual se encontra um dos maiores proprietários de galerias de Nova York e estava interessado no trabalho do pintor. No entanto quando lhe é dito que seu trabalho é interessante, Modigliani joga uma taça de vinho em um deles e vai embora.

Sem dinheiro Modi diz que não tem condições de criar Jeanne e a filha. Então Jeanne conversa com o Empresário de Modigliani para falar com Pablo Picasso para que Modi possa colocar uma de suas pinturas em sua exposição. Jeanne insistente, conversa com Pablo Picasso para o mesmo aceitar, porém Picasso apenas aceita se puder desenhar Jeanne.

Durante a exposição, Modigliani fica muito bravo ao ver sua obra ao lado da de Picasso e deixa sua obra em pedaços, saindo da exposição. Jeanne vai atrás de Modi e explica que posou para Picasso por causa dele e da filha. Os dois vão até a casa de Jeanne para Modi ver sua filha. Enquanto estavam lá o pai de Jeanne chega e se insistir em ficar com Modi, vai denunciá-la às autoridades, por não ter condições de criar a filha. Posteriormente depois o pai de Jeanne vai ao Juizado de Menores e deixa a neta para adoção. Enquanto isso, Jeanne já está grávida de mais um filho. Com o dinheiro da exposição Modigliani vai ao médico, e descobre que a tuberculose que teve quando criança não estava totalmente curada e se não a curasse totalmente teria apenas alguns meses de vida. A médica orienta largar o cigarro e a bebida se quiser continuar vivendo.

Todos os anos são realizados uma competição no Salão dos Artistas, onde o vencedor recebe um prêmio em dinheiro. Alguns pintores já haviam se inscrito e então Modigliani é incentivado a participar e após Picasso ficar sabendo se inscreve também. Então os pintores entram em uma grande fase de criação. No dia do resultado da competição Modigliani vai até ao cartório fazer um registro oficializando o seu casamento com Jeanne, lá fica o dia inteiro na espera da certidão, quando é acordado por uma senhora que pede para ele voltar na segunda feira, entretanto Modi insiste até conseguir essa certidão. Ao sair do cartório ele passa próximo a um bar e resolver beber. Nessa ocasião ele acaba mostrando para o atendente do bar a certidão, mas não especifica que seria a certidão de casamento, e sim uma comprovação que ele estaria rico. Ao perceber o horário Modi sai do bar, o atendente informa há alguns indivíduos que ali se encontrava, para ir atrás dele, estes indivíduos acreditando que seria algo de valor material, o espancam. Concomitante a isso, acontecia a competição dos Artistas, sendo Pablo Picasso expos um quadro de Modigliani, todavia, o quadro vencedor foi o de Modi, expondo o retrato de Jeanne, com os “olhos”, sendo que anteriormente ele havia dito a ela que somente pintaria ela com olhos quando conhecesse a alma dela, parte muito emocionante do filme.

Modi é levado ate sua residência todo machucado, depois chegam dois amigos e o levam para o hospital, sendo que posteriormente aparece Modi morrendo nos braços de sua amada, Jeanne. Logo em seguida aparece Jeane gravida conversando com Picasso relatando que quando ele estivesse no leito de morte iria se lembrar de Modi.

Por fim, o filme termina em uma cena trágica, em que Jeane se joga da janela e comente suicídio. Em seu velório aparece uma criança que sempre aparecia para Modi, saindo de mãos dadas com Pablo Picasso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com