TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final de Estágio Supervisionado

Por:   •  17/8/2018  •  Resenha  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN/SP

Unidade Santo André

Curso de Psicologia (Formação de Psicólogo)

Maria Grazielle Araujo Lima

Monique Silva Telis dos Santos

Suellen de Sousa Bissoli

Relatório Final de Estágio Supervisionado

 (Básico I Psicologia Social)

 

[pic 1]

Santo André

Junho de 2018

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO         03

2 – OBJETIVOS E METAS         04

3 – PLANO DE TRABALHO / CRONOGRAMA         05

4 - RESULTADOS         06

5 - AVALIAÇÃO         07

6 – ARTICULAÇÃO TEÓRICA         08

7 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS         09

7 - ANEXOS.        10


1 - INTRODUÇÃO

       O trabalho descreve toda desenvoltura, planejada e desenvolvida referente ao estágio Psicossocial, cada hóspede se envolveu na atividade respeitando suas limitações.

Foi um trabalho que houve uma troca de valores, foi dado a oportunidade de cada hóspede falar sobre suas necessidades, angústias, traumas, conta um pouco sobre seu passado, foi trabalhado suas dificuldades de uma forma dinâmica e finalizamos nossas atividades com a certeza de um aprendizado decorrido de fatos vivenciados que é amplamente enriquecedor nos agregando conhecimento social em diversas áreas.

      A psicologia é uma ciência que se coloca a serviço do outro, assim pressupõe-se que a psicologia deve mudar algo “no espaço”, para proteger a comunidade.

Nesse contexto, nos reportamos às contribuições de Bleger (1984) que nos fala da Psicologia Institucional, Higiene Mental e Psico-Higiene, com a visão que o psicólogo deve abandonar o consultório – no sentido de ir além - e venha de encontro com o cotidiano. Para autor essa conduta trata-se de uma proposta preventiva, sendo o único caminho que conduz o psicólogo a intervir no contexto de saúde visando à melhora como um todo (prevenção, promoção, manutenção, tratamento).

2 - OBJETIVOS E METAS

          O estágio tem como objetivo principal trabalhar com a observação para que possamos aperfeiçoa-la, treinar nossa escuta e percepção, identificar as necessidades do ambiente e dos indivíduos que lá estão, baseando-se nos conhecimentos teóricos adquirido nas aulas, alinha-los com a pratica experienciada no campo de estágio Psicossocial. Partindo dessa base de observação fazer um levantamento das necessidades do local para elaborar um projeto de intervenção que venha a contribuir para melhora da instituição.

3 – PLANO DE TRABALHO / CRONOGRAMA

          Foram realizados no total nove encontros com o objetivo de observar e identificar as necessidades da instituição, planejar as intervenções e coloca-las em pratica. Consideramos que os estagiários são sujeitos participantes dentro da instituição, sendo necessário estabelecer o diálogo constante entre estes e os profissionais de saúde do local, já que ambos colaboram na produção de conhecimento e na modificação do ambiente onde estão inseridos. Assim, compreendemos que o processo de inserção dos estagiários na rotina da instituição não ocorre de forma linear. Estes entram em contato com assuntos de pouca familiaridade, sendo necessárias verdadeiras construções implicadas nos diálogos ali estabelecidos.

          Como não separamos as atividades de estágio (prática) das atividades de pesquisa, tomamos como recurso metodológico para mapeamento e compreensão do serviço. Observação: Mais do que o registro sistemático do modo de trabalhar das pessoas, este tipo de observação se inspira na pesquisa e busca compreender o cotidiano, procurando reconstruir a sua lógica. Observamos o modo como se organiza e realizam o trabalho, a relação entre os profissionais de saúde e os pacientes, além da relação entre os próprios profissionais, discussões sobre a assistência ali oferecida e atividades voltadas para a promoção e prevenção de saúde.

 

4 – RESULTADOS

Foi observado que após as os primeiros encontros em que apenas observamos, e trabalhamos a escuta percebemos que tanto os hospedes, quanto os funcionários se sentiam à vontade com nossa presença no local, o diálogo fluía com mais espontaneidade, os funcionários nos solicitavam auxilio nas atividades mais simples, alguns hospedes se recordavam mesmo que vagamente da nossa visita anterior.

 Após a intervenção que participamos com música ficou evidente a mudança de humor no ambiente, os hospedes estavam mais alegres, até os mais debilitados apresentaram mudanças de humor, nas intervenções com jogos da memória, quebra cabeça conseguimos notar características de alguns deles como competitividade, alguns também demonstram curiosidade ao achar que estão sendo avaliados, querem saber de seus resultados se se seu desempenho foi positivo ou negativo.

Chegamos à conclusão que neste estágio obtivemos ótimos resultado em relação ao que nos foi proposto em supervisão. Esse estágio nos fez reformular planos futuros e vislumbrar uma área, que no início do estágio era obscura, pois não tinha a noção de como era a atuação do psicólogo no social. Entendemos que a ansiedade faz parte do crescimento, da mudança, da experiência de fazer algo nunca antes tentado e leva ao encontro com a nossa identidade profissional e do significado disso para nossa vida.

5 – AVALIAÇÃO

               Após uma reflexão sobre as atividades propostas e os resultados obtidos, podemos confirmar a importância da supervisão e troca de experiencia com os colegas de classe, sempre o utilizando embasamento teórico como guia em todas etapas e processos do estágio, visando sempre a clareza nas informações recebidas e passadas para que não ocorra falha na comunicação entre todas as partes, estagiários, instituição e supervisão. Vale ressaltar a necessidade de se antecipar com as datas e prazos estabelecidos para o início do estágio, também a importância dos valores que tem a instituição escolhida para o trabalho, a forma de procura e aceitação das respostas negativas que irá receber, saber trabalhar sua apresentação, vocabulário e propostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com