TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Além dos Números

Por:   •  3/11/2021  •  Resenha  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação Psicológica III

Nome: Mariane Heloísa Silva Bento

A partir da leitura do texto "Além dos números há uma pessoa: sobre a utilização clínica de testes", faça o destaque de quatro pontos que considere relevante sobre o texto. A partir desse destaque você elaborará uma argumentação defendendo seu destaque (o porquê determinado ponto pode ser considerado relevante). O ponto e sua respectiva argumentação devem ter pelo menos 100 palavras.

Resenha do texto

  • Sobre o processo de avaliação da personalidade, a avaliação psicológica é um processo de resposta de questões, onde o paciente em alguns testes responde a questões com finalidade de obter resultados e informações de si próprio, por isso eu argumento que é um recurso muito usado e seguro. A avaliação psicológica não é um processo mecânico, ela implica na tomada de decisão e no juízo clínico, entretanto, esse processo deve ser feito em etapas e por alguns testes antes de chegar a um resultado. O processo de avaliação da personalidade é um subprocesso dentro do processo de avaliação psicológica, pois não faz sentido fragmentar os processos na prática.
  • Sobre os diferentes tipos de métodos em avaliação da personalidade, pode-se distinguir os métodos informais (observação e a entrevista), dos métodos formais (escalas de avaliação, os inventários e questionários e os métodos projetivos). Todos esses métodos são importantes para se fazer uma boa avaliação da personalidade, por exemplo as entrevistas podem se unir com os de outros métodos. Tudo pode ser relatado como um processo conjunto. Existem vantagens com a utilização desses processos, pois existe uma riqueza da informação que permitem obter.
  • Quando no artigo se fala sobre a complementaridade dos diferentes tipos de métodos, podemos perceber assim como é dito que não há métodos melhores e métodos piores, mas sim que existem métodos com vantagens, mas sempre com limitações. Isso pode acontecer ao aplicar qualquer, teste, entrevista e outros métodos. Os “diferentes métodos proporcionam informação qualitativamente diferente, ainda que falemos de um mesmo construto”, é relacionado que quando aplicamos métodos diferentes ainda conseguimos proporcionar informações diferentes e nem sempre as mesmas.
  • “A avaliação da personalidade é uma tarefa exigente, mas fascinante, quando olhamos, quando sabemos e podemos olhar para além dos números” isso é impressionante porque conseguimos reconhecer a pessoa além dos resultados dela, mas sim toda sua personalidade. Existe um fascínio na arte da avaliação, pois é uma arte e não apenas uma ciência, nos ensina sobre o melhor ou pior de nós, o nosso autoconhecimento. Ao olhar além dos números também podemos ver a pessoa e que muitas vezes aqueles resultados tenham outros motivos, talvez o momento em que a pessoa esteja vivenciando e com a avaliação pode-se procurar algum atendimento específico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com