TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Gênio Indomavel

Por:   •  8/10/2016  •  Seminário  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  1.182 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

AURISTELA BRASIL

DAIANE COELHO

DAYANE ARAUJO

FRANCIELE CREPALDE

LEIDIANE GOMES

THAYSA SILVA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR: FILME “GENIO INDOMAVEL”.

                                                   IPATINGA/MG

2016

DE ACORDO COM O FILME GÊNIO INDOMÁVEL, ATUAÇÕES DO PSICÓLOGO QUE PODEM SER RELACIONADOS COM OS CONCEITOS APRESENTADOS.

     O psicólogo clinico atua na área específica de saúde, procedendo ao exame de pessoas que apresentam problemas intra e interpessoais, de comportamento familiar ou social ou distúrbios, e ao respectivo diagnóstico e terapêutica, empregando enfoque preventivo ou curativo e técnicas psicológicas adequadas e cada caso, a fim de contribuir para a possibilidade de o indivíduo elaborar sua inserção na vida comunitária. No filme “Gênio indomável”, Will (Matt Damon) possui um raciocínio lógico fantástico, é realmente um gênio, no entanto é uma pessoa sem inteligência emocional, vazio, não sabe como lidar com seus sentimentos, e só consegue lidar melhor com isso quando o terapeuta Sean (Robin Williams) começa a identificar seus problemas interpessoais, compreendendo os fatores emocionais que levam Will agir de forma tão defensiva com isso Sean passa a utilizar técnicas psicoterápicas adaptadas a fim de propiciar a elaboração das questões concernentes à sua inserção social, para prevenir o agravamento de fatores emocionais que comprometem o bem estar.

PROBLEMAS APRESENTADOS PELO “GÊNIO INDOMÁVEL”, PERSONAGEM PRINCIPAL DO FILME.

Dificuldades financeiras, emocionais e comportamentos anti-sociais.

DEMANDA/NECESSIDADE PARA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM OUTRAS ÁREAS, ALÉM DA CLÍNICA, NA REALIDADE APRESENTADA PELO FILME.

     A maior necessidade exposta no filme é a área clínica, mas talvez o psicólogo pudesse participar dos planejamentos e na realização de atividades culturais, terapêuticas e lazer com o objetivo de propiciar a reinserção social da clientela egressa de instituições


CORRELACIONANDO COM O FILME “GÊNIO INDOMÁVEL”.

ADOLESCÊNCIA E VULNERABILIDADE DE DESENVOLVIMENTO

                                                                                                                      Por Auristela Brasil.

     As dificuldades que o personagem tinha para se relacionar com os outros, sobre o olhar de que Will, mesmo com os problemas que ele tinha poderia ter grande desenvolvimento. A questão do lugar onde vivia fez com que ele criasse uma barreira entre si e as pessoas com quem convivia, achando sempre  que ia ser deixado ou abandonado. Will passou fatores que comprometeram no seu desenvolvimento, que  levaram a ter atitudes que não condiziam  com o potencial elevado que ele tinha. Ele se sentia forçado a fazer o que não queria, e tinha um  grande medo  de mudanças. 

DESENVOLVIMENTO FÍSICO NA ADOLESCÊNCIA

                                                                                                                     Por Leidiane Gomes.

      O filme nos traz uma amostra da inconstância do jovem nesta fase da vida, sendo características dessa idade, no entanto Will é um gênio muito problemático, é superdotado mesmo estando em condições nada favoráveis, onde existem pressões sociais e financeiras. O artigo trás uma influência neste momento da vida, como o conhecimento de suas qualidades, defeitos e ideais e inspirações vão modular a autoconfiança do adolescente que assumirá comportamentos mais introvertidos ou expansivos, reforçados ou não pelo grupo.
Ou até mesmo a insatisfação e formação da auto-imagem negativa geram dificuldades relacionais. Orientações baseadas em diálogos e valorização das particularidades de cada um podem favorecer a formação da auto-imagem positivas que contribua para uma vida emocional e social saudável, respeitando as diferenças individuais que facilitam o enfrentamento da transição da adolescência no processo de formação de identidade.

 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA ADOLESCÊNCIA

                                                                                                                      Por Leidiane Gomes

     O ponto que constitui o tema central do filme é que genialidade lógica não equivale à inteligência emocional.  Will é extremamente inteligente, possui um raciocínio lógico fantástico, é realmente um gênio, no entanto, é uma pessoa sem inteligência emocional. A dificuldade de falar sobre seus sentimentos faz com que ele utilize sua grande capacidade de análise, observação e compreensão para tentar descobrir as sensações de outras pessoas a partir de suas atitudes, gestos e objetos. Trata-se de uma técnica de defesa (atacar primeiro para não ser atacado), pois consegue abalá-las emocionalmente, atacando seus pontos fracos, e com isso impede que os outros o ataquem e que eventualmente, falem sobre seus sentimentos, o personagem também possui dificuldades em se relacionar com o mundo real, pois sempre imaginam coisas negativas no futuro.

     De acordo com Piaget, o pensamento formal caracteriza-se como sendo essencialmente hipotético dedutivo, e essa dedução consiste em ligar suposições e delas deduzir suas conseqüências necessárias; Em vez de introduzir apenas um inicio de necessidade no real, realiza sínteses entre o possível e o necessário. Ele torna possível ao adolescente conceituar seu próprio pensamento e o de outras pessoas, mas, embora possa conhecer os pensamentos não consegue diferenciar os objetos para os quais são dirigidos esses pensamentos dos objetos que são foco de sua própria preocupação. Will gosta de ter a sensação de controle, prever o que vai acontecer. Contudo isso não se aplica aos sentimentos, é muito difícil saber a reação de alguém diante de uma determinada situação. Logo, com medo de se frustrar, caso as coisas não aconteçam do jeito que imagina, prefere não vivê-las, chegando ao ponto de terminar seu relacionamento amoroso para não descobrir as imperfeições da parceira ou para não correr o risco do abando. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com