TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme 12 Homens e Uma Sentença

Por:   •  23/5/2020  •  Resenha  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP 

Curso de Psicologia 

 

 

 

 

 

PROCESSOS GRUPAIS:

 REFLEXÕES SOBRE O FILME ‘’DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA’’

                                Lucas Vieira Leão – RA: D39760-5

 

 

 

Goiânia 

Abril de 2020

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP 

Curso de Psicologia 

 

 

 

 

 

PROCESSOS GRUPAIS:

 REFLEXÕES SOBRE O FILME ‘’DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA’’

                                Lucas Vieira Leão – RA: D39760-5

Trabalho apresentado à disciplina Processos Grupais, para obtenção de nota na referida disciplina do curso de Psicologia, sob orientação da professora Simone Leão, da Universidade Paulista, Campus Flamboyant/Goiânia.

        

Goiânia 

Abril de 2020

Introdução

            Doze Homens e uma sentença é um filme estadunidense de 1957, do gênero drama, dirigido por Sidney Lumet com roteiro de Reginald Rose, baseado em seu especial de TV. Toda a trama gira em torno de um jovem de 18 anos que foi acusado de ter matado o próprio pai a facadas, doze jurados foram convocados para decidir a sentença, onze deles estão convictos que o jovem é culpado, porém, um dos jurados, o sr. Davis, levantou dúvidas a respeito da autoria do crime, a partir daí os jurados começam a repensar a sentença.

Desenvolvimento

            A maioria dos jurados responsáveis pela sentença do jovem, a partir dos testemunhos e dos fatos apresentados sobre crime, concordavam que o jovem era responsável pelo assassinato do pai. Alguns apresentaram até comportamentos autoritários, agindo de maneira irredutível com os jurados que dessem o menor sinal que discordavam do que estava a princípio estabelecido ali. O conceito de espaço vital psicológico de Kurt Lewin (1890-1947), diz que a totalidade dos fatos é que determinam o comportamento de um indivíduo em um certo momento.  O que poderia explicar naquele momento o posicionamento da maioria dos jurados. Também foi evidenciado em diversos momentos do filme, na dinâmica do grupo de jurados, momentos de tensões, repulsas, atrações, trocas, comunicações, pressões e coerções.

            O jurado Sr. Davis, foi o primeiro a se mostrar contrário a decisão de condenar o jovem, por achar que as provas eram questionáveis e que ainda existiam dúvidas quanto a culpa do réu. Por este motivo, o Sr. Davis foi bastante atacado por uma liderança autoritária (Kurt Lewin, 1890-1947) que prevalência no grupo e resistiam em mudar seus posicionamentos, em alguns momentos deixaram transparecer seus conteúdos morais, preconceitos e o desinteresse em estar ali participando do julgamento, como em partes que disseram: ‘’criança que vive em favela não vale nada’’ ou que precisavam ir embora logo para assistir ao jogo.

            Para Kurt Lewin (1890-1947), a mudança social implica em uma modificação do campo dinâmico no qual o grupo se encontra. Podemos perceber neste ponto, os fenômenos em relação à mudança social, quando o grupo não sente nenhum desejo ou vontade em mudar, evoluir. Tendo seus comportamentos determinados e condicionados por preconceitos. Também pudemos perceber a mudança social estabelecida pelos indivíduos não-conformistas do grupo, que encontraram resistências dos membros conformistas, que tentam contrariar s tentativas de mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com