TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSTORNO ALIMENTARES

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.203 Palavras (9 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 9

     [pic 1]

Psicologia – 6 º Período

TRANSTORNOS ALIMENTARES

                                                

ALUNA: Marize Gomes Gouvêa Almeida

                                                                                                                                                     Muriaé

      2014

                                                    

 ALUNA: Marize Gomes Gouvêa Almeida

                                                                                     

                                                                 

                                                                       

                                                                               

TRANSTORNO ALIMENTARES

                                           

                                           

Muriaé

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO _________________________________________________ 4

1. TRANSTORNO ALIMENTAR DURANTE A INFANCIA________________5

2. TRANSTORNOS NA ADOLESCENCIA E NA FASE ADULTA __________6

2.1. BULIMIA NERVOSA (BN)______________________________________6

2.2. ANOREXIA NERVOSA (AN)  ___________________________________7

2.3 O TRANSTORNO DE COMPULSÃO ALIMENTAR PERIÓDICA (TCAP) _8

CONSIDERAÇÕES FINAIS ________________________________________8

REFERÊNCIAS ________________________________________________10


INTRODUÇÃO

Os transtornos alimentares, ou TA, é um termo usado para distinguir determinados distúrbios ligados à má alimentação e aos reflexos negativos quanto à saúde física e psicológica do indivíduo. Existem vários tipos, que se iniciam desde a infância, adolescência e até na maturidade e são diagnosticados desde o século XIX e muito discutidos pelos profissionais de saúde de todo o mundo.

A Organização Mundial de Saúde qualifica os transtornos alimentares como uma patologia que deve ser discutida com demasiada preocupação e cuidado pelos profissionais, sendo um problema mundial, onde um tratamento eficaz quanto à prevenção deve ser ostensivo, junto ao acompanhamento familiar, social e psicológico das pessoas que sofrem destes distúrbios.

Diante as divisões acima citadas, os transtornos que têm início durante a infância, geralmente não estão atrelados a nenhum motivo quanto à estética ou preocupação com o peso, mas sim, com relação a distúrbios hereditários ou retardos psicológicos, que precisam ser tratados a fim de evitar qualquer tipo de dano à saúde física e desenvolvimento da criança. Já durante a adolescência e fase adulta, existem os transtornos mais preocupantes, como a bulimia e a anorexia, estes causados principalmente pelo doentio culto ao corpo perfeito, baixa autoestima, depressão entre outros.

O presente trabalho tem como foco, distinguir cada uma das fazes destes transtornos, seus diagnósticos, tratamentos e deixando clara a importância deste assunto com relação à saúde dos indivíduos que padecem fisicamente, psicologicamente e socialmente deste problema.

1. TRANSTORNO ALIMENTAR DURANTE A INFANCIA

Os transtornos alimentares que ocorrem durante a infância são divididos em três tipos, cada um ocorrendo uma fase da infância. (OMS. CID-10. 2008. Acessado em 2004).

O chamado transtorno alimentar na primeira infância, tem início antes dos 4 à 6 de idade, onde ocorre uma complicação na alimentação saudável fazendo com que a criança perca peso e não se desenvolva da forma correta. Com isso, o tratamento adequado deve ser psicossocial juntamente a um nutricionista, onde a criança e a família devem ser acompanhadas e instruídas para uma recuperação efetiva. (OMS. CID-10. 2008. Acessado em 2004).

Os outros dois são o Transtorno de Ruminação e o Pica. O primeiro é diagnosticado quando o paciente apresenta o hábito de engolir e regurgitar os alimentos, remastigando-os e ingerindo novamente, podendo levar uma perda significativa de peso, desnutrição, desidratação e até a morte. E por ultimo e não menos importante, o Pica, que ocorre quando o paciente começa a se alimentar de alimentos inadequados por longos períodos de tempo. Dentre estes alimentos, podemos ressaltar o consumo de fezes, alimentos crus, cabelo, unhas, terra, metais, papéis, pequenos objetos plásticos e até materiais de limpeza, o que acarretará uma intoxicação grave, obstrução intestinal e até mesmo o óbito em casos mais extremos. O Pica também ocorre, mas de forma diferente em gestantes. Logo a intervenção médica e psicológica deve ser imediata em ambos os casos. (OMS. CID-10. 2008. Acessado em 2004).

2. TRANSTORNOS NA ADOLESCENCIA E NA FASE ADULTA

No final da infância, adolescência e fase adulta, é muito comum ocorrerem três formas de transtornos alimentares, sendo eles a Bulimia Nervosa, a Anorexia Nervosa, que são erroneamente tidas como uma mesma patologia pela sociedade, pois ambos têm alguns aspectos em comum ou possam ocorrer os dois casos em alguns pacientes, e o transtorno da compulsão alimentar periódica. (Associação Americana de Psiquiatria, DSM-IV, 1994).

2.1. BULIMIA NERVOSA (BN)

A Bulimia Nervosa ou BN ocorre em com grande frequência na adolescência e na fase adulta, em pessoas que buscam por meios não seguros controlar ou manter o peso e a boa forma física. Existem dois tipos de BN, o Purgativo, onde neste caso, o paciente consome grandes porções de calorias por refeição de uma forma compulsiva e logo após sente-se culpado por tal e usa de métodos como o vômito induzido, usando objetos ou mesmo os dedos no começo, que com passar do tempo se torna automático e sem qualquer estimulo, dispensando estes materiais. Usam-se também diuréticos e laxantes sem qualquer orientação médica. Este tipo é o mais nocivo à saúde do paciente, que pode ter sérias complicações no esôfago, intestino, fora os danos psicológico gerado pela culpa da falta de regras alimentares, como depressão e ansiedade por exemplo. No segundo tipo, o não purgativo, o paciente usa de métodos menos nocivos, como o grande aumento no período entre uma refeição e outra, jejuns de mais de oito horas e exercícios físicos desregrados. (Associação Americana de Psiquiatria, DSM-IV, 1994).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com