TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Extensão Organizacional do Trabalho

Por:   •  24/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.943 Palavras (8 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PSICOLOGIA

CAMPUS JOÃO UCHÔA

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

" SABOR E SAÚDE MENTAL: PROMOVENDO O BEM-ESTAR NO TRABALHO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS E BEBIDAS"

 

ANDREA GARCEZ MACAMBIRA – 202203866834

CAROLINA PANFILI MENICUCCI – 202108779873

JOSÉ CARLOS DA SILVA – 201908245921

THAIS ALVES RODRIGUES - 201908565489

Professor Orientador: Nelson Roque Schneider

Rio de Janeiro/RJ

2024

  1. DIAGNÓSTICO E TEORIZAÇÃO

  1. Identificação das partes envolvidas e parceiros

        O presente projeto será realizado no restaurante Lilia, localizada no Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB, no Centro do Rio. O projeto terá como participantes os funcionários do local. O ponto em comum dos participantes é o trabalho na indústria de alimentos e bebidas e toda a demanda de pressão que o trabalho impõe.

  1. Problemáticas identificadas

        As entrevistas e atividades com os funcionários trouxeram essas principais problemáticas:

Altos níveis de estresse devido a ambientes de trabalho acelerados, pressão por metas e prazos apertados.

Falta de apoio psicossocial adequado para lidar com os desafios específicos enfrentados pelos trabalhadores na indústria de alimentos e bebidas.

Impacto negativo do estresse e da exaustão na qualidade de vida, produtividade e segurança no trabalho dos funcionários.

  1. Demanda sociocomunitária e justificativa acadêmica

        Na atualidade, a sociedade se apresenta cada vez mais ansiosa, estressada e conflitiva no ambiente de trabalho, familiar, bem como no convívio social de modo amplo.  Com esse trabalho, visa-se contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos trabalhadores na indústria de alimentos e bebidas, beneficiando não apenas os colaboradores, mas também suas famílias e comunidades.

Oferecer uma oportunidade para estudantes e pesquisadores de psicologia organizacional e do trabalho aplicarem seus conhecimentos na prática, colaborando com a comunidade e enriquecendo sua formação acadêmica.

1.4- Objetivos a serem alcançados

1.4.1 - Objetivo Geral:

A iniciativa propõe a integração de conhecimentos da psicologia, com foco na saúde mental dos funcionários que lidam diariamente com estresse e correria em seus ambientes de trabalho.

1.4.2 - Objetivos Específicos:

  • Redução dos níveis de estresse e exaustão entre os trabalhadores.

  • Melhoria da satisfação no trabalho e do clima organizacional.
  • Aumento da produtividade e da segurança no trabalho.
  • Promoção de Saúde Mental: Criar espaços de escuta e apoio psicológico que abordem as questões emocionais.
  • Rede de Apoio: Estimular a criação de uma rede de apoio entre os participantes, fomentando o compartilhamento de experiências e suporte mútuo.
  • Promoção de uma cultura de autocuidado e apoio psicossocial no local de trabalho.
  • Contribuição para a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis e sustentáveis.

1.5 - Referencial teórico

     

A indústria de alimentos e bebidas é um setor que desempenha um papel vital na economia global, fornecendo alimentos essenciais e produtos de consumo diário. No entanto, esse setor enfrenta desafios únicos em relação ao bem-estar dos trabalhadores, devido à natureza exigente e muitas vezes estressante do trabalho. Neste referencial teórico, exploraremos os principais conceitos e teorias da Psicologia Organizacional e do Trabalho relevantes para entender e abordar a saúde mental dos trabalhadores na indústria de alimentos e bebidas.

O livro “Psicologia da Saúde no Trabalho”, aborda diversos temas relacionados à saúde mental no ambiente de trabalho, incluindo os modelos teóricos de Karasek e Siegrist, a seguir. Ele explora como esses modelos podem ser aplicados para entender e promover o bem-estar psicológico dos trabalhadores.

Seguindo esses modelos teóricos, em “Saúde Mental e Trabalho: Uma Leitura Interdisciplinar.”, os Autores exploram como fatores como apoio social, recursos de trabalho e resiliência podem influenciar a saúde mental dos trabalhadores, tendo-se, assim, uma visão abrangente sobre a relação entre saúde mental e trabalho,  trazendo as teorias de Karasek e Siegrist:

Modelo Demanda-Controle-Suporte (Job Demands-Control-Support Model): Proposto por Karasek (1979), esse modelo destaca a interação entre demandas do trabalho, controle sobre as tarefas e apoio social no ambiente de trabalho.

No contexto da indústria de alimentos e bebidas, os trabalhadores enfrentam frequentemente altas demandas, como prazos apertados e ritmo acelerado de produção, com pouco controle sobre seu trabalho e limitado suporte social. Essa combinação pode contribuir para o estresse e a exaustão dos funcionários.

Teoria do Esforço-Retorno (Effort-Reward Imbalance Theory): Desenvolvida por Siegrist (1996), essa teoria sugere que o estresse no trabalho é resultado de um desequilíbrio entre o esforço investido no trabalho e as recompensas recebidas em troca.

Na indústria de alimentos e bebidas, os trabalhadores podem perceber um alto esforço necessário para lidar com as demandas do trabalho, como longas horas de trabalho e pressão por resultados, sem garantia de recompensas adequadas, como reconhecimento, remuneração justa ou oportunidades de crescimento profissional.

         No artigo Apoio Social e Saúde Mental no Trabalho: Uma Revisão Sistemática, publicado pela Revista Psicologia: Ciência e Profissão, os Autores trazem estudos sobre o impacto social na saúde mental dos trabalhadores. O apoio social pode atenuar os efeitos negativos do estresse ocupacional, conforme destacado pela teoria de House, entre outras abordagens:

Teoria do Apoio Social (Social Support Theory): Esta teoria destaca a importância do apoio social, tanto de colegas de trabalho quanto de supervisores, na promoção do bem-estar psicológico dos indivíduos no trabalho (House, 1981).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (222.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com